quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Governo do Estado começa a instalar bases de fiscalização para a preservação do meio ambiente 

Quinto maior país em extensão territorial, o Brasil é também um dos mais ricos em biodiversidade. São seis biomas (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal) espalhados pelas regiões brasileiras e um problema em comum: a degradação do meio ambiente. Controlar a devastação e permitir que a vida selvagem siga seu percurso natural fica a cargo dos Agentes de Defesa Ambiental, que hoje merecem ser homenageados: dia 6 de fevereiro é dedicado a esses profissionais que têm como meta a preservação do meio ambiente.
Nos municípios do entorno do Comperj esses profissionais estão sendo cada vez mais valorizados, devido ao grande número de Áreas de Proteção Ambiental e de Reservas Ecológicas que necessitam da ajuda dos agentes. É o caso do Parque Estadual Três Picos, com sede emCachoeiras de Macacu, que foi o primeiro dos 14 municípios a receber umaUnidade de Policiamento Ambiental (UPAm). Os 25 policiais assumiram a função em janeiro e trabalham em parceria com agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para reforçar a fiscalização e combater crimes ambientais, como, por exemplo, a caça de animais silvestres. Até o final de 2013, a meta do governo é instalar UPAms em todos os parques e reservas estaduais.

Mas o Agente de Defesa Ambiental não é apenas aquele que fiscaliza os parques, é também responsável por propor atividades para a conservação e prevenção do meio ambiente por meio de vistorias, estudos técnicos e avaliação de impactos. A busca pelo cumprimento da legislação ambiental é a principal meta desses profissionais, que também são dedicados à promoção da educação e orientação do público.
Além de Cachoeiras de Macacu, os municípios de Nova FriburgoTeresópolis,GuapimirimMaricá Silva Jardim – que lidera o ranking do ICMS Verdedo Estado do Rio de Janeiro – estão entre os que mais possuem áreas de preservação e contam com a ajuda dos Fóruns Locais para a implementação das ações de proteção ambiental.
Márcia Mônaco, membro do Fórum de Guapimirim e assessora da coordenação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), acredita que o trabalho desses profissionais é fundamental para o bom funcionamento das áreas de proteção. “Todos os agentes, quer de fiscalização, quer de pesquisa, são essenciais para a manutenção do meio ambiente. Infelizmente as unidades de conservação não têm um número adequado desses profissionais e muitas vezes são os voluntários que atuam na preservação dos parques”.
Este cenário, no entanto, pode estar com os dias contados. Além da instalação das UPams, o Inea e a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) deram início, em janeiro, ao curso de formação de 220 guarda-parques, que ajudarão napreservação fiscalização de todos os Parques Estaduais, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas do Rio de Janeiro, que somam 18 unidades, além das 13 Áreas de Proteção Ambiental. O curso abrange disciplinas como prevenção e combate a incêndios florestais; busca e salvamento de pessoas perdidas ou acidentadas em áreas remotas; ecologia; primeiros socorros; animais peçonhentos e relações públicas.
“Ainda são poucos para atender um Estado com muitos parques e Unidades de Conservação, mas já é um bom começo”, completou Márcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário