sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


Prefeitura demole 20 casas interditadas em área de risco no Rosário

 Teve início nesta sexta, 18, a demolição de aproximadamente 20 casas interditadas pela Defesa Civil e que se encontram na parte mais alta da comunidade do Rosário. São imóveis já desocupados e cujos moradores recebem aluguel social do poder público. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, 51 famílias do Rosário recebem aluguel social e outras 58 passarão a contar com este auxílio a partir do dia 28 de janeiro.

A iniciativa atende a recomendação da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, Núcleo Teresópolis do Ministério Público Estadual. O local é considerado área de alto risco geológico pelo DRM (Departamento de Recursos Minerais), serviço geológico do Estado do Rio de Janeiro, e está sujeito a rolamento iminente de pedras e escorregamento de terra.

“Essas casas foram identificadas através de ação prévia e os moradores retiraram os materiais que poderiam ser reaproveitados. Estamos trabalhando primeiramente na faixa mais próxima da base da serra, onde as pessoas estão mais sujeitas a serem atingidas caso venha a rolar algum material”, explicou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva.

Segundo o Coronel Roberto Silva, em alguns casos, que serão analisados por equipe técnica, os detritos da demolição não serão removidos. A idéia é que o material funcione como barreira, impedindo que as casas próximas sejam atingidas em caso de deslizamentos de terra durante chuva forte. Além disso, impedirá que o local seja ocupado novamente.

Equipes da Prefeitura promovem num grande mutirão de atendimentos, com capina em servidões, limpeza de galerias de águas pluviais e córregos; vistorias técnicas de imóveis e reavaliação de termos de interdição; embargo de novas construções irregulares para futura demolição após laudo de interdição; atualização e cadastro de famílias para aluguel social, entre outros serviços. O mutirão reúne funcionários das secretarias municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil, Obras e Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Saúde, Fiscalização de Obras Públicas e de Planejamento, bem como da Procuradoria Geral, Guarda Municipal e do Conselho Tutelar.

Outra ação é a conscientização dos moradores a respeito do descarte correto do lixo na comunidade. “O lixo não traz só problema de saúde pública. Sacos de lixo, entulho, móveis e eletrodomésticos jogados em qualquer lugar podem ser carregados numa enxurrada e entupir galerias. O lixo é um problema que tem a mesma dimensão dos deslizamentos de terra e rolamentos de pedras aqui no Rosário”.

Toda a ação foi acompanhada por Valdecir Paim Alves, presidente da Associação de Moradores do Rosário e coordenador do Núcleo Comunitário de Defesa Civil instalado na comunidade. “É uma ação boa. As casas serão demolidas, mas só as de quem tem aluguel social”.


Fotos – crédito para Jeferson Hermida.









Nenhum comentário:

Postar um comentário