quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


Prefeito e vice dão exemplo para incentivar doações ao Hemocentro

Prefeito Rogério Cabral: exemplo para incentivar doações (Foto: Daniel Marcus)


O prefeito Rogério Cabral e a sua vice, Grace Arruda, foram ao Hospital Municipal Raul Sertã, na quarta-feira, 23 de janeiro, doar sangue para o Hemocentro de Nova Friburgo, sensibilizados pela necessidade de aumentar os estoques nesse período que antecede o Carnaval. Outros funcionários da Prefeitura que acompanhavam o prefeito também fizeram doações, além de um grupo com seis militares do Sanatório Naval de Nova Friburgo que se encontravam no Banco de Sangue. De acordo com o biólogo da unidade, Dione Menegussi, houve uma melhora considerável na média diária. Semana passada, as doações estavam abaixo da metade que é considerada de segurança, mas a partir de segunda-feira, 21 de janeiro, os números subiram, passando de 15 doações diárias para 25.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Dagoberto José da Silva, disse que a iniciativa do prefeito é muito importante para estimular outras pessoas, principalmente durante esse período que antecede o carnaval, além de ajudar a divulgar a dimensão que o hemocentro tem para outros municípios, já que ele é referência para 13 cidades vizinhas. “Fazer a doação é muito importante. O hemocentro é um banco de excelência. Pacientes da nossa região com doenças hematológicas são encaminhados para cá e conseguimos resolver toda a demanda”.
Durante as doações, o caso de Carolina Monteiro serviu para demonstrar a importância do hemocentro para as cidades vizinhas. Ela, que é do município do Carmo, veio ao HMRS trazendo outras pessoas para fazerem doações de sangue para a sua cunhada, Andressa Oliveira, que sofreu um acidente. Não satisfeita, ela ainda mobilizou outras pessoas de Nova Friburgo para ajudarem.
Como o caso de Gustavo Alcântara Couto Teixeira, morador da Chácara do Paraíso. Segundo disse, essa foi a primeira vez que ele doou sangue: “ foi tranquilo e incentivo outras pessoas  a doarem”.
(Com informações da Secom da PMNF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário