terça-feira, 22 de julho de 2014

Coleta seletiva recolhe 10 toneladas de material em Teresópolis


Coleta seletiva recolhe 10 toneladas de material por mês. (Foto: Jeferson Hermida)Catadores recolhem 10 toneladas por mês de material descartado para reciclagem (Foto: Jeferson Hermida)
Coleta seletiva recolhe 10 toneladas de material por mês (Foto: Jeferson Hermida)
Famílias comercializam o material recolhido
(Foto: Jeferson Hermida)
Teresópolis, na Região Serrana do Rio, conta com 21 ecopontos espalhados em locais estratégicos da cidade para o recolhimento de material reciclável. O programa “Coleta Seletiva Solidária” recolhe cerca de 10 toneladas de material por mês. O serviço atende 25 bairros e o trabalho beneficia 10 famílias que fazem a triagem, compactação e montagem dos fardos e revende para as empresas de reciclagem. O serviço também é feito em 15 grandes geradores, como supermercados e empresas.

A renda fica com as famílias que atuam no programa através de cooperativas, como a de Glauco Fisher Lopes. “Aqui no galpão nos sentimos seguros, em um local limpo. É daqui que tiro o sustento dos meus quatro filhos”, comentou o catador. Além do material de proteção individual, como luvas, máscaras e botas, os trabalhadores são cadastrados no Programa Operação Trabalho (POT), recebendo um salário mínimo mensal, vale-transporte e cesta básica. O material recolhido é administrado pela Associação de Catadores Serrana, que funciona em um galpão oferecido pela prefeitura.
A campanha de conscientização ambiental engloba a entrega de oléo, que é revendido para uma empresa que produz sabão. “O programa foi implantando em 2010. Desde de então, a coleta foi ampliada de 12 para 25 bairros”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, André de Mello. Segundo ele, a prefeitura deverá receber um caminhão baú do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) até o final do ano. Ele permitirá a ampliação do programa. Atualmente a coleta seletiva conta com três caminhões. Os materiais devem ser separados em lixo seco, como plástico, vidro e metal, e lixo molhado ou orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário