quarta-feira, 28 de maio de 2014

Teresópolis: Soarte comemora 31º aniversário com noite de premiação


Share 
Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e a presidente da Soarte, Edith Sidi, entregam premiação aos vencedores do Salão de Arte Jovem. (Foto: Roberto Ferreira)
Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e a presidente da Soarte, Edith Sidi, entregam premiação aos vencedores do Salão de Arte Jovem. (Foto: Roberto Ferreira)
Na última sexta-feira, 23, foi realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch a cerimônia de comemoração do aniversário de 31 anos da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis. A noite de gala foi recheada de muitas homenagens e incluiu ainda a inauguração da mostra comemorativa de aniversário e entrega de premiação do 1º Salão de Arte Jovem, promovido pela Soarte, com apoio da Secretaria de Cultura.
A solenidade foi marcada por diversas homenagens. Os artistas plásticos Alexander Robin, Sami Mattar, Carlos Veríssimo e José Ramon receberam medalhas de homenagem como fundadores da Soarte. Na mesma noite, também receberam medalhas os artistas Israel Sartini, Ernesto Mandarino e Adelino Gonçalves, pelos 10 anos de entidade, Maria Thereza Paiva (20 anos) e também a presidente Edith Sidi, pelos 25 anos de Soarte. “É uma honra pra mim, e para todos nós artistas, fazer parte desta entidade que sempre lutou pelo desenvolvimento da cultura em Teresópolis”, comentou Edith.
Ainda na ocasião, foi entregue a premiação aos vencedores do 1º Salão de Arte Jovem, e finalmente, aos vencedores da mostra comemorativa do 31º aniversário. Iniciativa inovadora da Soarte, a mostra jovem foi criada com o objetivo de incentivar o desenvolvimento e o gosto pelas artes plásticas entre os mais jovens, aproveitando a Copa do Mundo como inspiração. Os trabalhos e pinturas inscritos podem ser vistos ao lado das telas que compõem a mostra comemorativa pelo 31º aniversário da Soarte, que ficará exposta na galeria da Casa de Cultura até 21 de junho.
Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e presidente da ATl, Delmo Ferreira, com as ganhadoras da medalha de bronze da mostra comemorativa de 31 anos da Soarte. (Foto: Roberto Ferreira)
Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e presidente da ATl, Delmo Ferreira, com as ganhadoras da medalha de bronze da mostra comemorativa de 31 anos da Soarte. (Foto: Roberto Ferreira)

“Tivemos na Casa de Cultura uma noite festiva, comemorando 31 anos da Soarte, uma entidade sólida e tradicional, que merece os nossos parabéns por sua determinação, assim como os muitos artistas teresopolitanos que foram homenageados. A qualidade dos trabalhos está impressa nas paredes da Casa de Cultura e merece ser prestigiada pela população”, comenta o Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, lembrando que a mostra está aberta à visitação na Casa de Cultura, de segunda a sábado, das 10h às 18h.
Relação dos premiados:
Mostra comemorativa de 31 anos da Soarte
Medalha de ouro: Márcio de Paula, Israel Sartini, Renato Bordini, Mandarino e Maria do Carmo Mangia
Medalha de prata: Zorando Oliveira, Jane Valadão, Neuza Vasconcellos, Francesco Cittadino, Verônica Roth e Marilene Balzi
Medalha de bronze: Isaura Célem, Thereza Paiva, Zuleide Furtado, Mikail (Pedrita), Helena Amaral e Denny Rocha
1º Salão de Arte Jovem
Medalha de ouro: Maria Isabel Borelli, Miguel Parreira Seixas, Gabriela Beck, Ulisses Bem David (10-12 anos); Maria Clara Fernandes, Camila Gomes Ribeiro (13-15 anos); e Karina Oliveira dos Santos (16-18 anos)
Medalha de prata: João Gabriel Tayt-Sohn, Heloiza Custódio do Nascimento, João Victor Pinheiro de Oliveira (10-12 anos), Gabriel José da Cruz de Almeida, Mayana Ribeiro Montenario, Aline de Oliveira (13-15 anos)
Medalha de bronze: Pedro Pimentel Lage, Eric Falcão Rocha, Victor Dias Coelho Leal de Oliveira, João Gabriel Almeida Maia e Julia Mendes de Souza


F0nte: Ascom/Teresópolis
Por Geórgia Jahara

Nenhum comentário:

Postar um comentário