segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Vargem Grande, RJ, terá Núcleo Comunitário de Defesa Civil


A localidade de Vargem Grande, no 3º distrito de Teresópolis, Região Serrana do Rio, contará com um Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec). O curso preparatório vai desta segunda-feira (9) até a sexta-feira (13), exceto terça-feira (10). As aulas acontecerão às 19h, na Escola Municipal Neidy Angélica de Souza Coutinho, na Rua Manoel da Rosa Filho, s/nº, em Vargem Grande.
O objetivo é organizar e preparar a comunidade local para atuar na prevenção de acidentes. A intenção é conseguir ações rápidas após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada de órgãos oficiais de socorro. O curso é promovido pela prefeitura através da secretaria municipal de Defesa Civil. “Os Nudecs são compostos por grupos comunitários que participam de atividades de defesa civil como voluntários”, explica o secretário municipal de Defesa Civil, o coronel Roberto Silva.
Todos os moradores são convidados a participar do curso que visa preparar e conscientizar a população sobre como agir nos períodos de chuva. Os interessados precisam apenas comparecer no dia e local marcados. O curso detalha o projeto de instalação dos Nudecs e orienta os moradores a monitorar as condições climáticas através da internet. Dessa forma, eles saberão quando há previsão de chuva forte com risco de alagamentos ou deslizamentos de terra. Os voluntários aprendem ainda a confeccionar e a fazer a leitura de pluviômetros, além de receberem noções de primeiros socorros.
Além do certificado, os participantes receberão mochila, capas de chuva, lanternas e camisetas de identificação. O programa de instalação dos núcleos de Defesa Civil prevê também a entrega de rádio comunicador e/ou telefone celular aos voluntários para que mantenham contato direto com a Defesa Civil Municipal em caso de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário