quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Encontro vai definir roteiro de turismo para região serrana de Macaé, RJ

Aconteceu  nesta segunda-feira (11) a primeira oficina para elaboração do roteiro turístico de Macaé, no interior do Rio, com foco na região serrana da cidade, principalmente no distrito do Sana. O encontro promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e pela Prefeitura de Macaé faz parte do projeto Rio Serra Mar.
O projeto é voltado para microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais da cadeia produtiva do turismo e tem como objetivo promover a geração de novas oportunidades de trabalho e renda de forma sustentável inovadora. Para a gerente do Departamento de Turismo da Fesporur, Vania Hatab, este primeiro encontro foi uma oportunidade de discutir e compreender o potencial turístico da região serrana macaense visando criar um roteiro de uma das áreas de maior visitação do município, o distrito do Sana.
"O Sana já é destino de muitos turistas de vários lugares do Estado do Rio e até mesmo do país. Este evento visa exatamente uma discussão com pessoas envolvidas diretamente com a região para traçarmos um roteiro turístico completo daquela localidade. Além da primeira oficina, as seguintes serão com visita ao distrito, conhecimento in loco dos maiores atrativos, tudo isso buscando uma análise mais aprofundada de como trabalharmos o turismo desta região", destacou Hatab.
Segundo Silvia Carvalho, gestora do projeto Rio Serra Mar, do SEBRAE, já foi realizada uma pesquisa em empreendimentos turísticos e agências de viagens através de um questionário buscando identificar as necessidades que nortearão os trabalhos na oficina. Para Carvalho, com a chegada da Copa do Mundo e Olimpíadas no Rio de Janeiro, é necessário uma maior capacitação do setor para atender a demanda, promovendo os estabelecimentos envolvidos diretamente com a atividade turística.
"Através desse trabalho, buscamos aumentar o fluxo e a permanência de turistas nas regiões envolvidas, aumentar a competitividade e a lucratividade, diversificar a oferta turística, criar e consolidar sistemas de informações turísticas e criar roteiros integrando as regiões da serra e do mar com a Região Metropolitana, oferecendo opções diversificadas com foco no mercado. Este projeto estimulará ações, consultorias e o principal, criar um roteiro integrado entre os municípios", explicou Silvia Carvalho.
Além de Macaé, são mais nove municípios envolvidos no Projeto Rio Serra Mar, sendo: Niterói,Casimiro de AbreuCabo Frio,  Armação dos BúziosArraial do CaboRio das Ostras,PetrópolisTeresópolis e Nova Friburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário