quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Parque Municipal de Itaipava recebe brinquedos adaptados

Parque Municipal de Itaipava recebe brinquedos adaptados

No último domingo (6), durante o 1º Dia do Coração – Feira de Saúde e Qualidade de Vida, realizado no Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava, o local ganhou novos equipamentos que foram instalados na área infantil. Trata-se de um balanço e um carrossel adaptados para crianças com deficiência, que irão garantir a inclusão e a igualdade, onde crianças cadeirantes poderão brincar tranquilamente.
A diretora da escola Paulo Freire, Ana Lúcia Rocha dos Santos, ressaltou a inclusão das crianças no parque. “Nossos alunos vão ter lazer fora de casa. E vão estar juntos com outras crianças, cadeirantes ou não”. Jussara Lima, mãe de Ivan Tecorato Filho, de 21 anos, também elogiou a iniciativa. “Meu filho não queria mais vir ao parque. A inclusão facilitou a vida das crianças”, comemorou.
Mais de duas mil pessoas participaram do evento promovido pela prefeitura de Petrópolis e o Hospital Santa Teresa (HST), que teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde, alimentação e a prática de exercícios físicos para a prevenção de doenças.
Foram montadas 18 tendas oferecendo serviços como aferição de pressão, avaliação nutricional e apresentação de alimentos funcionais (dietslights e orgânicos). O dia também contou com muita atividade física, aulas de jump, spinning e aeroboxe, Corrida Infantil Cross Country, 2º Caminhada melhor idade e 3º Corrida Adulto.
Tendas da secretaria de Saúde também distribuíram panfletos informativos sobre DST/HIV e preservativos; a secretaria de Meio Ambiente distribuiu mais de 500 mudas de flores de canteiro e a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) compareceu com a campanha “Eu Respeito a Vida”, de conscientização sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. A secretaria de Educação montou uma pequena sala de leitura para as crianças e a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania mostrou a série de serviços sociais destinados à população.
De acordo com dados do HST, foram realizados 550 atendimentos de avaliação funcional e pressão arterial e quinhentas pessoas, entre crianças, adultos e idosos, participaram das corridas. Cerca de 100 pessoas, em médias, realizaram a programação das atividades físicas agendadas até 14 horas. Foram distribuídas 300 camisas e duas mil canetas. Durante todo o evento, além de frutas, mais de três mil copos de água foram distribuídos.
Durante o evento foi divulgado um investimento de R$ 10 milhões por parte do HST, com a compra de dois equipamentos de última geração – hemodinâmica e ressonância – para atendimentos cardiovasculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário