quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Fogo destrói veículo no Bairro Beira-Linha


- Fiat Uno seria o mesmo atingido por incêndio no mês passado

Fiat Uno pegou fogo na Beira-Linha
e há a possibilidade de ter sido uma ação criminosa
Um automóvel Fiat Uno pegou fogo na noite desta segunda-feira na Rua Beira Rio e assustou moradores da localidade. Curiosamente, esta não seria a primeira vez que O veículo pegou fogo, pois de acordo com informações colhidas no local, este seria o mesmo Uno que teve um princípio de incêndio no dia 8 de agosto. Desta vez, ele foi totalmente destruído pelas chamas, pois não foi possível controlar as chamas, já que o proprietário não apareceu no local a tempo e os bombeiros só chegaram depois que a destruição já havia ocorrido.

Não há pistas de quem seria o responsável caso seja confirmado que houve uma ação criminosa. Essa possibilidade foi levantada porque uma lixeira próxima também estava pegando fogo, reforçando a idéia de vandalismo.
O incidente ocorreu por volta das 8 horas da noite, próximo ao posto de saúde da Beira Linha. Os moradores da localidade chegaram a acionar os bombeiros, mas eles não chegaram a tempo de evitar que o incêndio consumisse todo o veículo.
Enquanto a reportagem acompanhou a ocorrência, o dono do carro não foi ao local. De acordo com informações colhidas no local, os bombeiros demoraram a chegar porque estavam em outra ocorrência no interior no mesmo horário.


Princípio de incêndio há um mês

O carro destruído seria o mesmo que no dia 8 de agosto pegou fogo durante a madrugada na Avenida Feliciano Sodré e foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros para cuidar da situação. O dono do veículo saía da lanchonete onde trabalha com o veículo e poucos metros depois, na saída do estacionamento, percebeu um princípio de incêndio. Ele parou imediatamente o Fiat Uno, e pediu ajuda para combater as chamas que tomavam conta do motor do veículo.

De acordo com informações colhidas no local, naquele dia o veículo estava o parado todo o tempo e por isso não haveria uma relação direta com superaquecimento por uso constante. A recaiu sobre um problema na parte elétrica do Uno.
A ação rápida dos funcionários da lanchonete e de pessoas que passavam no local para conter o fogo fez com que o problema estivesse praticamente controlado quando os agentes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local.
Após o susto, o veículo ficou com a frente muito danificada, pois as chamas ficaram intensas por vários minutos. A lataria da dianteira do Uno e os pneus da frente ficaram carbonizados.


Cuidados de prevenção contra incêndios

Neste ano, nossa reportagem mostrou que outros quatro veículos que foram danificados por incêndios que começaram de forma inexplicável. Uma Brasília, uma Kombi, um Santana Quantum e um Fiat Tempra foram afetados por chamas que surgiram inesperadamente, pegando motoristas de surpresa. Em dois casos, os carros estavam estacionados e seus ocupantes estavam do lado de fora. Ninguém ficou ferido nas ocorrências, que provocaram grandes prejuízos aos donos dos automóveis. O profissional Ricardo Carvalho, da Auto Mecânica Autotec, explica que vários fatores podem provocar esses incidentes e que a manutenção periódica aliada à contratação de profissionais experientes pode evitar que isso aconteça.

Casos de incêndios envolvendo veículos podem ser evitados se forem tomados alguns cuidados, principalmente no que diz respeito à manutenção do automóvel. De acordo com o mecânico Ricardo Carvalho, gerente da Autotec, a maioria destes casos acontece por vazamentos ou problemas no sistema elétrico. “O que acontece, na maioria das vezes, são vazamentos de combustíveis no motor, vapores e problemas no sistema elétrico do carro, da ignição e velas, onde ocorre o centelhamento. Isso fica muito próximo às mangueiras de combustíveis que trabalham sobre pressão, principalmente aqueles que utilizam injeção eletrônica. Então qualquer fissura ou ressecamento em uma mangueira de combustíveis pode gerar um vazamento que em contato com a centelha, provoca o fogo”, detalha o profissional. Segundo ele, todas as mangueiras devem estar em bom estado, assim como a parte elétrica precisa estar com fios e cabos isolados. “Com o tempo, essas borrachas e isolantes perdem a vida útil e ressecam e podem provocar vazamentos e faíscas”, alerta.
De acordo com Carvalho, donos de carros precisam ser seletivos na hora de contratarem profissionais, principalmente para instalações de acessórios não originais. “Algumas pessoas gostam de colocar acessórios, como faróis de milha ou sistema de som. É importante que a pessoa procure um profissional competente desta área, que tenha um treinamento para fazer o serviço no automóvel. Há casos que chegam aqui com fios de ligação destes faróis que passam por baixo do carro e que saem direto da bateria ou da caixa de fusíveis. Qualquer esbarrão por baixo pode provocar curto-circuito e gerar problemas. Então, qualquer acessório deve ser instalado por um eletricista de autos, uma pessoa que tenha realmente uma especialização. Ele vai instalar proteções que desarmam em caso de problemas”, recomenda.




Fonte:netdiario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário