terça-feira, 14 de maio de 2013


Comissão de Saúde da ALERJ Faz Blitz em Magé.


Deputadas fiscalizam a rede pública de Saúde da cidade e pedem melhoras para unidades de atendimento.

 
Duas Parlamentares da Assembléia Legislativa do Rio de janeiro, (ALERJ), deputadas enfermeira Rejane de Almeida do PCdoB e Janira da Rocha do PSOL,  estiveram esta semana visitando as unidades de saúde da rede de atendimento hospitalar de Magé sob alegação de investigar denúncias enviadas a casa de leis do Estado.
 
Na chegada ao Hospital de Magé, as parlamentares, munidas da prerrogativa de suas atribuições, fiscais do Estado, conferiram as possíveis irregularidades apontadas por denúncias de alguns servidores municipais. As reclamações seriam que esses servidores estariam insatisfeitos com alojamentos de permanência e salários defasados. Recepcionadas pelo atual diretor da unidade, as deputadas foram imediatamente atendidas de suas reivindicações e visitaram unidade por unidade. Em entrevista ao Web Jornal Magé Online, (Áudio no final da matéria), parlamentares questionaram quanto as instalações, que segundo elas, são inadequadas a permanência das plantonistas enfermeira.
  
Vereadores da cidade, acompanharam toda operação feita nas unidades de saúde do município, PSF’s e Hospitais e em última análise, apesar de algumas situações fora dos padrões, o resultado foi de regularidade em muitos dos itens fiscalizados. A deputada, enfermeira Rejane, apura os fatos para que sejam corrigidas as irregularidades e espera que o poder executivo local, além de corrigir e adequar as acomodações das enfermeiras, possa garantir que os salários destes servidores, estejam compatíveis com a qualificação de cada profissional, “uma luta conquistada ao longo dos anos em que resguarda a dignidade e o bem estar desses profissionais no exercício difícil de suas atribuições.” declara a parlamentar.
  
O secretário de saúde do município, Dr. Bagueira, acompanhado pelo presidente da comissão de saúde do legislativo, vereador Carlinhos do Hospital, agradeceram as parlamentares pela atenção ao município, que passa por uma crise momentânea, devido ao grande aumento de quantitativo nos atendimentos da rede, causadas principalmente com grande número de pacientes de outros municípios, que todos os dias procuram nossas unidades para terem aqui o pronto atendimento. “Estas visitas constantes em nossas unidades, elevou em mais de 40% a demanda de atendimento em nossa rede. Estou a menos de um mês como administrador desta pasta, estamos trabalhando para melhorar todas os possíveis problemas para termos uma saúde se não totalitariamente boa, ao menos regular, nossa meta é fazer um pronto atendimento a nossa população melhor, revendo todos pontos críticos e corrigindo as deficiências. Não concordo com argumento de que a saúde esteja doente no país para agirmos em resposta a mudar esta realidade, vamos trabalhar na direção de uma saúde melhor, seja para nossos pacientes ou para nossos servidores.” Garantiu o secretário de Saúde Municipal, Dr. Bagueira.
  
Acompanhado de perto a fiscalização, os vereadores, Silmar, Geraldão e Eliane Sepúlveda, pediram as parlamentares que possam ajudar o município quanto a outros problemas que enfrenta a cidade de Magé, contra a omissão do Estado em políticas públicas que beneficiem a cidade, como por exemplo a Ponte de Raiz da Serra, que foi danificada por temporais de meses atrás e que até ao momento impede a população e estudantes de fazer o translado de um bairro para outro. É muito bom contar com a força do estado em socorro aos municípios carentes deste Estado, as visitas de parlamentares preocupados em melhorar a vida dos cidadãos é de suma importância. Estamos de braços abertos a estas iniciativas.”
Acompanhe a entrevista feita no local no momento em que as parlamentares faziam a fiscalização na unidade do Hospital Municipal de Magé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário