quarta-feira, 3 de abril de 2013


Bomtempo: grupo de trabalho vai identificar terrenos para construção de casas populares





Bomtempo, acompanhado de integrantes da equipe
 de governo, defendeu, em entrevista, a contrução de
 casas pelo programa Minha Casa,
 Minha Vida./Foto: Marco Oddone

Com o objetivo de acabar com o discurso dos governos federal e estadual de que a cidade não tem terrenos para construção popular, o prefeito Rubens Bomtempo anunciou que vai criar grupo de trabalho para identificar, listar e ver a viabilidade de terrenos para construção de casas populares. “Não podemos conviver mais com este discurso que Petrópolis não tem terreno, por isso vou criar, através de portaria, o grupo de trabalho”, afirmou o prefeito.
O anunciou aconteceu ontem, durante coletiva na sede da Prefeitura, quando afirmou que o objetivo é a construção de casas populares através do programa Minha Casa, Minha Vida. O prefeito considera importante a compra assistida, como propõem o governo do estado e a União, “mas, para mim, o ideal é a construção de casas populares, e que seja feita através do programa Minha Casa, Minha Vida”, ressaltando a importância social do projeto.
Com esta iniciativa, além de atender à demanda reprimida na cidade, o governo municipal quer garantir o atendimento futuro das 265 famílias cadastradas na Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania -Setrac, com autorização prévia para aluguel social. Este aluguel social será mantido, inicialmente, com os recursos vindos do Ministério da Integração Nacional, sendo que nesta semana devem chegar R$ 4 milhões, e o restante, num total de R$ 8 milhões, será liberado com a prestação de contas. Para agilizar a contratação dos imóveis, o secretário da Setrac, Jorge Maia Bolão, disse que foi criado um grupo de trabalho, formado por técnicos, para ajudar as famílias a achar o imóvel e negociar com proprietários para o aluguel social. “Sabemos que muitas famílias têm dificuldades de conseguir uma casa e ainda negociar, por isso este grupo estará à disposição para ajudar as pessoas, caso elas peçam ajuda”.
Entre as 265 famílias que vão receber aluguel social, algumas, como não foram para casa de parentes e amigos, e voltaram para as casas condenadas. O prefeito Rubens Bomtempo disse que a orientação do governo foi para as pessoas não voltassem para as suas casas. "Quem não tiver para onde ir, temos como alojá-las em algum local, mas para as casas condenadas ninguém deve voltar”, frisou, afirmando que nos próximos dias vai iniciar a demolição das casas atingidas pela chuva e que estão parcialmente destruídas.

Medidas de prevenção

Na área de prevenção, o governo municipal publica hoje, no Diário Oficial do Município, a lei criando a Secretaria Municipal de Prevenção e Defesa Civil, que terá à frente o tenente-coronel Rafael Simão. Além desta iniciativa, a administração municipal vai instalar dez unidades de proteção comunitária, sendo que três já têm área definida: Vila Felipe, Alto Independência e Quitandinha. O prefeito Rubens Bomtempo disse que vai implantar as agentes comunitárias de saúde e defesa civil, para que atuem nas comunidades num trabalho de orientação, trabalho que deverá ser realizado sempre em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação.
A cidade vai receber 50 pluviômetros eletrônicos, sendo que 20 serão instalados nos próximos dias, e a Secretaria de Defesa Civil vai definir os locais onde serão instalados. O prefeito disse que um será instalado no Vale do Cuiabá. Entre as medidas que o governo está tomando está a revisão do Código de Obras, que já tem 40 anos e nunca foi revisado. “Precisamos de um código moderno, adaptado à realidade do município”, frisou o prefeito Bomtempo, lembrando que medidas serão tomadas e muitas vão desagradar, “mas, serão necessárias, como aconteceu em 2002, quando não refiz a rua na Otto Reymarus. Em área de risco, como poder público, não posso criar condições para habitação. Nosso objetivo é preservar a vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário