terça-feira, 23 de outubro de 2012



Unidade móvel realiza exames de


hanseníase em Teresópolis, RJ


O serviço oferece três consultórios com médicos e estudantes de medicina.
Casos suspeitos serão encaminhados para o Centro de Saúde da cidade.



A "Carretinha da Saúde", uma unidade móvel que realiza exames relacionados à hanseníase está em Teresópolis, Região Serrana do Rio. O objetivo é diagnosticar possíveis casos ainda no estagio inicial da doença.
O número de pacientes na cidade está dentro da meta da Organização Mundial de Saúde, que é de um caso para cada dez mil habitantes. No entanto, a Secretaria de Saúde acredita que há casos de hanseníase em Teresópolis que ainda não foram diagnosticados.
O público alvo desta iniciativa são as pessoas que tem manchas no corpo com aspecto estranho ou regiões insensível na pele. No local estão montados três consultórios com médicos e estudantes de medicina, que fazem os testes nos pacientes. A hanseníase é causada por um bacilo que atinge a pele e os nervos e resulta na perda de sensibilidade na área das manchas.
As pessoas com suspeita da doença serão encaminhadas imediatamente para tratamento no Centro do Saúde da cidade. O tratamento é simples: dura de seis meses a um ano e é gratuito. O paciente pode continuar a rotina de vida normalmente e não precisa se afastar da família.
A 'Carretinha da Saúde' está estacionada na Praça dos Expedicionários, no bairro de São Pedro, em frente à Unidade de Saúde 24 horas. O atendimento é gratuito e vai das 9h às 16h.
Os municípios interessados em receber o serviço podem solicitar pelo telefone 0800-026-2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário