quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Apagão das operadoras de celular gera mais de R$ 1 milhão de prejuízo para o comércio

Foto :Reprodução da Internet
Pelo menos R$ 1 milhão foi o valor que o comércio deixou de vender na quarta-feira devido aos problemas no sinal da Claro, Oi e Tim. As lojas, que utilizam máquinas de cartão de crédito e débito, com chip dessas operadoras, não puderam realizar as vendas nessa modalidade causando prejuízos às lojas e constrangimento aos compradores. Os petropolitanos também reclamaram da falta de sinal, que, em alguns casos, demorou mais de 10 horas para ser restabelecido.
A fotógrafa Talyta Schmidt considera processar a operadora, já que utiliza o celular para trabalhar. “Meu chip era da Oi e mudei há quatro dias para a Claro, achando que os problemas com sinal iriam diminuir, mas já estou vendo que serão ainda maiores”, declarou ela, que utiliza o telefone o dia todo0 tanto para usar a internet, quanto para falar, e, por causa disso, perdeu alguns clientes. 
Já Carina de Oliveira, que está sem emprego formal há cinco meses, quase perdeu a oportunidade de voltar ao mercado. “Me ligaram da loja para começar ontem, mas não estavam conseguindo falar comigo. Se eu não passo para saber se realmente tinha ficado com a vaga, não estaria trabalhando”, contou ela, que vê a oportunidade de continuar como vendedora numa loja de roupas da 16 de Março. 
O maior período registrado fora do ar foi a operadora Claro, com pelo menos 10 horas sem sinal, a Oi teve instabilidade durante quase todo o dia, tendo a normalidade restabelecida por volta das 22h, já a Tim apresentou problemas a partir das 17h.
O problema com o sinal das três operadoras fez com que muitas lojas deixassem de vender e incomodou também aos compradores. “Só uso os cartões de crédito e débito e em muitas lojas que eu fui hoje não pude comprar nada”, declarou a enfermeira Rose Nunes, que mora em Araras, e  separou o dia de folga para adiantar as compras de Natal. “Agora terei que ir ao Centro outro dia, e, quanto mais próximo a data, mais complicado fica de fazer as compras”, reclamou.
Em uma das loja da rede Carmen Steffens, em Itaipava, por exemplo, o prejuízo chegou a R$ 5 mil. “Nossa loja funciona como outlet, onde os clientes compram por causa do preço, que é menor, por isso a maioria das vendas são realizadas com cartões. Uma cliente do Rio ia comprar R$ 2 mil em mercadoria, mas, por causa da falta de sinal da máquina, não conseguiu levar os produtos. Isso é um absurdo!”, relatou a gerente da marca em Petrópolis, Luciana Mello.
“É fundamental para o comércio que o sinal das operadoras estejam funcionando plenamente. Além da máquina de cartão, muitas lojas de rede usam apenas celulares para se comunicar, sem o serviço os comerciantes perdem muitas vendas, principalmente agora no fim do ano”, declarou o presidente do Sindicado do Comércio Varejista de Petrópolis, Mercelo Fiorini. 
Em contato com a operadora Claro, a empresa informou que o motivo da falha na rede foi o “rompimento do cabo fibra de óptica no início da tarde de ontem”. Questionada sobre a constante falha de sinal, a operadora não quis se pronunciar alegando que “cada caso é um caso”. 
Já a assessoria de imprensa da Oi informou que o problema foi “uma falha pontual, que afetou o funcionamento do serviço de telefonia móvel em Petrópolis”. 
A operadora Tim informou que “devido a uma falha em equipamento de transmissão, a rede apresentou instabilidade das 17h à meia noite. Tão logo identificado o problema, a empresa trabalhou para resolver a questão”. 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

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