segunda-feira, 19 de novembro de 2012



Teresópolis tem cinco fontes com água pura

Segundo análise divulgada este mês, só metade dos mananciais da cidade está própria para o consumo

Própria. Moradora pega água na Fonte São Sebastião, liberada Foto: Felipe Hanower
Própria. Moradora pega água na Fonte São Sebastião, liberadaFELIPE HANOWER
A sabedoria popular diz que a água das montanhas é a mais pura de todas, mas nem sempre é assim. Fatores como ocupação desordenada e variações climáticas têm impacto direto na qualidade da água. Em Teresópolis, análise da qualidade das fontes divulgada pela Secretaria municipal de Saúde neste mês mostra que apenas cinco dos dez mananciais da cidade estão próprios para consumo. As fontes que, segundo a análise feita pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacenn-RJ), podem ser utilizadas pela população são Judith (Alto), Brahma (Várzea), Saúde (Tijuca), São Sebastião (Pimenteiras) e Santa Ângela (Vale do Paraíso).
— Há 30 anos eu bebo essa água da Fonte Sebastião. Nunca tive nenhum problema. Ela passou por uma reforma recente e estava com um volume menor de água, o que nos assustou, mas já voltou ao normal — diz o comerciante Felipe Noronha.
A Secretaria orienta que, mesmo nas fontes com água potável, é recomendável ferver e clorar a água antes de consumi-la.
Fontes belas e poluídas
Cinco fontes de Teresópolis foram consideradas com água imprópria para o consumo, de acordo com análise recente do Laboratório Central Noel Nutels (Lacenn-RJ), que foi divulgada pela Secretaria municipal de Saúde este mês. São elas: Fontes Amélia (Alto); Taumaturgo (Taumaturgo); Praça Taumaturgo (Taumaturgo); Tijuca (Tijuca); e Fonte Santa (Fonte Santa). Mesmo com placas de aviso, moradores continuam consumindo a água desses locais.
— Tem gente que nem lê o aviso. Vê a fonte bonita e acha que pode beber a água — diz a dona de casa Andreia Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário