sábado, 30 de agosto de 2014

BNDES aprova empréstimo de R$ 1,1 bi para o Galeão

: galeãoO Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou empréstimo-ponte no valor de R$ 1,106 bilhão para a Concessionária Aeroporto Rio de Janeiro S.A., que vai operar o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão por 25 anos. O valor representa 70% dos gastos com itens financiáveis do projeto, a serem efetuados nos 18 primeiros meses de investimentos. A concessionária estima a geração e manutenção de 600 empregos diretos ao longo da operação do aeroporto, e de 1.000 postos de trabalho indiretos. Durante o período de pico da fase de obras (dois primeiros anos da concessão), a previsão é que sejam empregados mais de 2.500 funcionários.
Até 2016, o aeroporto terá expandido as instalações de embarque e desembarque de passageiros e as vagas no estacionamento de carros em quase 100% e as posições de estacionamento de aeronaves em 130%.
A concessionária é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) controlada pela Rio de Janeiro Aeroportos S.A., com 51% das ações, e pela Infraero, com 49%. A Rio de Janeiro Aeroportos S.A. é formada por Odebrecht Transport Aeroportos S.A. e por Changi Airport Group, cada um com 50% das ações da empresa. Esta última opera o aeroporto de Cingapura, considerado o melhor do mundo por várias entidades internacionais do setor.
Até que o BNDES aprove o empréstimo de longo prazo, a concessionária contará com os recursos do empréstimo-ponte para os investimentos iniciais destinados à ampliação, manutenção e exploração do aeroporto.
Serão realizadas obras para a modernização dos terminais de passageiros e ampliação dos estacionamentos de veículos, bem como os investimentos obrigatórios do Contrato de Concessão, dentre eles o aumento da quantidade de pontes de embarque e desembarque e de posições de estacionamento de aeronaves.
Rio 247


TRE defere candidatura de Ex-prefeito de Magé por sete a zero

A candidatura a deputado estadual do ex-prefeito de Magé, Rozan Gomes, pelo PTB foi aprovada pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), mas, no site oficial da corte da segunda instância da Justiça Eleitoral fluminense, ainda permanece como “aguardando julgamento”, porque o Ministério Público Eleitoral (MPE), recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em contato hoje com o elizeupires.com, Rozan informou que está tranqüilo e que não teme que a decisão do TRE seja derrubada em Brasília.
 

Ministério da Saúde simula resposta a caso de Ebola

:
O Ministério da Saúde promoveu uma simulação de resposta a um eventual caso de ebola em um turista estrangeiro; o treinamento começou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão e será concluído no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas; segundo Secretaria de Vigilância do ministério da Saúde, os países acometidos pelo surto de ebola na África ocidental já estão fazendo uma triagem de saída em passageiros internacionais, identificando sintomas como febre e impedindo que essas pessoas deixem o local; por essa razão, segundo a pasta, o risco de transmissão no Brasil é baixo

Parque Nacional da Serra dos Órgãos já entra no clima da celebração dos seus 75 anos

TERESÓPOLIS — Os números relacionados ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) impressionam. É o único do Brasil a abrigar mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem no local). Porém, prestes a completar 75 anos ( a comemoração será no dia 30 de novembro), o espaço ainda é um ilustre desconhecido, mesmo para quem mora nos arredores. Por este motivo, a Secretaria de Cultura de Teresópolis dá início às comemorações com uma exposição na Casa da Memória Arthur Dalmasso, para mostrar um pouco da história do parque.
— Nosso maior objetivo é contar a história de Teresópolis. E o Parnaso tem um papel importante nesse contexto. Acredito que também possamos colaborar com a conscientização ecológica, principalmente por parte das crianças — afirma Regina Rebello, chefe do patrimônio histórico da Secretaria de Cultura.
Importância. O Parnaso é considerado o parque com a maior rede de trilhas do Brasil (130 quilômetros). Acima, imagens antigas do parque, em exposição - Felipe Hanower / Felipe Hanower
Na mostra, painéis ilustrados narram o decorrer dos anos, mostrando a beleza da flora e da fauna do parque. Além disso, fotografias e documentos cumprem a função de apresentar o espaço, cuja área se espalha pelos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. Considerado o parque com a maior rede de trilhas do Brasil, o Parnaso tem 130 quilômetros de atrativos de diversos graus de dificuldade.
O clima já é de festa entre os organizadores:
— Já tivemos a primeira reunião para planejar as ações comemorativas. Queremos destacar os avanços dos últimos 25 anos e o que pretendemos para quando o parque completar 100 anos. Uma boa notícia é que, este ano, já superamos o recorde de visitação. Apenas no primeiro semestre estiveram aqui 130 mil pessoas, número total do ano passado — analisa Leandro Goulart, chefe do Parnaso.
Umas das atrações que mais agradam é a trilha suspensa,com 1,3 km de extensão e 9 metros de elevação.
— Ela foi construída em 2002, e em 2010 inauguramos o seu último trecho. É um caminho entre as copas das árvores, com os sons dos pássaros e outros animais — diz Fábio Viana, coordenador de operações do parque.

Fonte:oglobo

Empresária Patrícia Borret é alvo de Investigação por Fraude de uniformes Fantasma em Magé

Vice presidente do legislativo declara ter provas de irregularidades e fraude no fornecimento de uniformes.

Leonardo 5
O vice presidente do poder legislativo de Magé, Vereador Leonardo da Vila,  na última sessão, dia 5 de agosto, declarou sua indignação ao ver a empresária Patrícia Borret, candidata a uma cadeira ao cargo de deputado Federal, pedindo votos no município. Segundo Leonardo da Vila, Patrícia foi investigada em 2008, na ‘CPI do uniforme fantasma’, presidida na ocasião pelo próprio vereador Leonardo e presa por fraude.
Ainda segundo o vereador, recentemente, o esposo procurou Leonardo e apresentou novas denúncias, dentre elas, formação de cartel, sonegação fiscal, irregularidades trabalhista e fraude. Segundo denúncias, todos os endereços da empresa são terrenos baldios.
“Esta cidadã deveria estar presa, está aqui, em Magé pedindo voto e a Justiça Eleitoral permite isso. O fato é uma afronta à sociedade. É um soco na cara dos eleitores e do povo mageense. Vamos propor uma nova CPI e convocar todas essas empresas, estamos falando de dinheiro público, verbas destinadas a crianças, a educação, estamos falando de fraude, de roubo.” Desabafou o vereador e vice presidente do Poder legislativo de Magé.

Ouvidoria participa de Ação Social na Cascata do Imbuí


A Ouvidoria da Câmara Municipal participou da “Ação Social de Proteção Comunitária”, promovida pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec-CPC), com parceria do Sistema OCB/RJ-Sescoop/RJ, Aprochácara e Câmara, na Cascata do Imbuí, no dia 24.08.
Os moradores dos bairros Campo Grande, Posse, Cascata do Imbuí e Granja Florestal e Caleme passaram a tarde de domingo aprendendo sobre ouvidoria, defesa civil, meio ambiente, entre outros.
“O evento foi válido porque permitiu levar ao conhecimento da população o serviço da Ouvidoria. As pessoas ficaram surpresas e gostaram de saber sobre mais um canal de comunicação e serviu como experimento para um pré-projeto para implantar a ouvidoria itinerante e estreitar este relacionamento entre a Câmara e o cidadão”, avaliou o ouvidor Alexandre Paim.
Além das atividades educativas, os coordenadores do Nupdec sortearam brindes, pintaram as crianças e serviram lanche. As crianças brincaram no pula-pula e com o palhaço Futrica, que mora na região. Duas bandas animaram a tarde com muito rock. A Aprochácara distribuiu mudas de ipês roxo e amarelo.Wellington Andrade, da administração da Câmara falou sobre defesa civil e meio ambiente.

Nupdec
Criado pela Defesa Civil de Teresópolis, os Nupdecs são unidades formadas por grupos comunitários que participam das atividades como voluntários. O objetivo é organizar e preparar a comunidade local para atuar na prevenção de acidentes e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.
Durante a capacitação os moradores são orientados a monitorar as condições climáticas para que percebam quando há previsão de chuva forte com risco de alagamentos ou deslizamentos de terra. O acompanhamento pode ser feito pela internet e também por mensagem via telefone celular. Neste caso, as pessoas interessadas podem se cadastrar através do blog da Defesa Civil. No blog também é possível acompanhar todas as ações de educação e de prevenção da Defesa Civil.
Primeiros socorros, risco geológico e hidrológico também são abordados no curso preparatório. No final, os moradores percorrem a região para mapear as áreas de risco e definir as rotas de fuga até os pontos de apoio na comunidade, ou seja, os lugares seguros para onde deverão se dirigir em caso de ocorrências.

Rafael Andriato vence etapa, mas Oscar Sevilla lidera o Tour do Rio

Rafael Andriato da equipe Yellow Fluo venceu a quinta etapa do Tour do Rio, entre Teresópolis e Rio das Ostras, no interior do Rio. A chegada foi disputada com os ciclistas chegando quase juntos. A largada aconteceu às 8h. Rafael fechou a quinta etapa com 4h30m34s. Em segundo lugar chegou Cristian Clavero e em terceiro Kleber Ramos da Silva. Os ciclistas deixaram Teresópolis de manhã cedo e passaram por Guapimirim em direção à rodovia RJ 116 e a Região dos Lagos.
Oscar Sevilla lidera a competição no geral individual, com 19h37m51s. Ele é seguido de perto por Gustavo Veloso e em terceiro Kleber Ramos da Silva. Foram percorridos 196.3 km entre as duas cidades. A média de velocidade do vencedor foi de 43 km.

MORTE SUSPEITA EM EDIFÍCIO GARAGEM NO CENTRO DE TERESÓPOLIS RJ

Moacir Peçanha Cruz Junior de 58 anos foi encontrado já sem vida, no terceiro andar do edifício garagem da rua Francisco Sá no centro de Teresópolis RJ, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionados por populares que passaram pelo local e avistaram o homem caído, segundo informações ele pode ter caído ou pulado do oitavo andar que ainda é garagem, a Perícia foi acionada e o corpo liberado para o IML.
Ainda segundo informações, Moacir morava com a esposa no bairro Agriões, estava aposentado e fazia tratamentos contra depressão, a esposa e amigos estiveram na 110 DP, onde prestaram esclarecimentos. Ainda segundo o que foi apurado, o homem era corretor de seguros e não podia sair só, pois já havia tentado contra a própria vida tempos atrás, hoje pela manhã, Moacir disse a esposa que iria fazer uma caminhada, após a saída, a esposa pressentiu que algo estaria para acontecer e saiu a procura do marido. Já em óbito, o telefone de Moacir não parava de chamar, a perícia encontrou o aparelho com várias chamadas perdidas... Era a esposa tentando lhe encontrar.



Fonte: Paulo Vicente




 






Motociclistas batem de frente e causam retenção em Teresópolis, RJ

Uma colisão entre dois motociclistas deixa o trânsito complicado na Barra, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, na manhã deste sábado (30). A batida frontal aconteceu por volta das 9h30 e, segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, apenas uma pessoa ficou ferida. O local, que dá acesso à Avenida Presidente Roosevelt, tem grande movimentação de veículos e o fluxo apresenta lentidão. A equipe dos bombeiros está no local para fazer o socorro.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Seleção sub-20 treina na Granja Comary

Em preparação para o Torneio Cotif, a equipe Sub-20 do Brasil realizou nesta terça-feira um treino tático em um dos campos da Granja Comary, em Teresópolis. A atividade foi acompanhada de perto pelo ex-árbitro e atual coordenador de instrução da Conmebol, Wilson Luiz Seneme.
Ao lado do também ex-árbitro Márcio Verri, Seneme exaltou o convite da comissão técnica e explicou sua função na atividade desta manhã.
- Quando se treina com a presença do árbitro, o jogador se habitua à situação do jogo. Significa trazer para o treino o realismo da partida. A comissão está de parabéns por essa iniciativa - explicou.
A preparação para o Torneio Cotif seguiu nesta terça-feira com outro treinamento no período da tarde e uma palestra ministrada por Wilson Luis Seneme após o jantar. No dia 12 de agosto, a Seleção Sub-20 faz sua estreia na competição contra o Qatar.

TSE revisa tempo de propaganda de candidatos à Presidência

alt
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revisou a estimativa de tempo que os 11 candidatos à Presidência da República terão no horário eleitoral no rádio e na televisão, que começa no dia 19 de agosto e vai até o dia 2 de agosto.
A revisão foi feita após questionamentos de partidos, apresentados em uma audiência pública. A norma não provocou alterações significativas em relação à resolução prévia, divulgada no mês passado.
Segundo os dados, a coligação Com A Força do Povo, da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), terá 11 minutos e 24 segundos. A coligação Muda Brasil, do candidato Aécio Neves (PSDB), ficou com 4 minutos e 35 segundos. Eduardo Campos (PSB), da Coligação Unidos pelo Brasil, terá 2 minutos e 3 segundos.
O  tempo restante do horário eleitoral no rádio e na TV ficou dividido entre o PSC, do Pastor Everaldo (1 minuto e 10 segundos); PV, de  Eduardo Jorge (1 minuto e 4 segundos); PSOL, da candidata Luciana Genro (51 segundos), e Levy Fidelix (PRTB), que terá 47 segundos.
Os candidatos Eymael, do PSDC, Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) terão 45 segundos para expor suas ideias.
Na sessão de hoje, o TSE também definiu a primeira ordem de exibição dos programas que os 11 candidatos à Presidência da República terão no horário eleitoral no rádio e na televisão.

Leilão do 4G renderá pelo menos R$ 8 bi ao governo

Foto: Jornal Capital Caxias_ReproduçãoPrevisto para setembro, o leilão da frequência 700 mega-hertz (MHz) para a tecnologia 4G deverá reforçar os cofres federais em pelo menos R$ 8 bilhões, disse o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, na última quarta-feira (30). Apesar de pedidos de algumas operadoras de telefonia e de emissoras de rádio e televisão para adiar a concorrência, o secretário informou que o governo não trabalha com nenhuma mudança de data. “Não está no nosso cenário o adiamento do leilão”, disse o secretário. Segundo ele, os R$ 8 bilhões estão incluídos na estimativa de arrecadação de R$ 13,4 bilhões com concessões em 2014. Augustin disse que espera contar com o sinal do leilão 4G ainda no segundo semestre. “Não alteramos, nem para cima, nem para baixo, nossa estimativa para o leilão de 4G. Estou contando com os recursos do 4G para este ano”, acrescentou.
Apesar de algumas empresas de telefonia considerarem alto o valor da primeira parcela do leilão, o secretário do Tesouro considera a estimativa compatível com os últimos leilões do setor. “Na maioria dos leilões é assim. Os vencedores desembolsam a maior parte da parcela na assinatura do contrato e depois parcelam o resto em vários anos”, explicou. Ele disse que a quantia final pode até superar a estimativa, dependendo do resultado do leilão. Como em ocasiões anteriores, o secretário negou a possibilidade de o Tesouro Nacional fazer novas transferências de recursos fiscais para reforçar a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) - fundo que subsidia as tarifas de energia. O Tesouro, recordou, desembolsará R$ 13 bilhões neste ano para a CDE, dos quais R$ 9 bilhões constavam do Orçamento Geral da União e R$ 4 bilhões foram repassados no pacote de socorro ao setor elétrico, anunciado em março.
Segundo Augustin, a única nova ajuda para o setor elétrico será o empréstimo para as concessionárias de energia, estimado em R$ 6,5 bilhões, cujos recursos virão exclusivamente do setor privado. “São operações com fonte de mercado e juros de mercado, sem a participação do Tesouro Nacional”, reiterou. De acordo com ele, como as taxas não serão subsidiadas, não haverá necessidade de o Tesouro bancar os juros da operação de crédito.
Operada por 13 bancos, a primeira operação de crédito para socorrer as empresas de energia totalizou R$ 11,2 bilhões. O empréstimo foi contratado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), associação que reúne as empresas compradoras de energia. A ajuda foi necessária para compensar as distribuidoras pelo alto custo da energia no mercado de curto prazo decorrente da seca no Centro-Sul. (Agência Brasil)

Distrito de Teresópolis, Albuquerque tem vias esburacadas e sem asfalto


Moradores reclamam de abandono, apesar do pagamento regular de impostos
A Estrada Guatemala é uma das vias problemáticas - Hudson Pontes

TERESÓPOLIS — O distrito de Albuquerque, em Teresópolis, fica na estrada que liga o município a Friburgo. Porém, somente aqueles que transitam pelas vias internas da localidade entendem os motivos que levam os moradores a reclamar tanto daquela região. Ruas sem asfalto e esburacadas não são incomuns no local. Mas, apesar das queixas, a situação permanece a mesma há anos, segundo relatos de moradores.
— Todos nós pagamos impostos caríssimos. Mas o retorno esperado nunca chega. Em época de eleições aparecem vários políticos por aqui, cheios de promessas. Mas nenhuma costuma ser cumprida — afirma Lidia Antunes, moradora da Estrada Guatemala, uma das vias que têm causado dor de cabeça entre os moradores.
Mas, além da Guatemala, outras estradas, como a Angola, a Brasil, a Paraguai e a Argentina também são alvo de reclamações constantes. Lidia diz que o cenário nestas vias fica ainda pior quando chove muito na região:
— As ruas se transformam em imensos lamaçais e fica quase impossível transitar. Há pelo menos 12 anos eu tento entrar em contato com a prefeitura, mas não há diálogo possível. E não vemos nada ser feito para melhorar essa situação de precariedade urbana — lamenta a artista plástica.
O GLOBO-Serra entrou em contato com a prefeitura de Teresópolis, para saber sobre possíveis intervenções em Albuquerque. E, através da Secretaria de Serviços Públicos, nos foi informado que as estradas Guatemala e Angola estão incluídas na programação de rotina do órgão para receber serviços de manutenção.
A assessoria de comunicação da prefeitura, questionada sobre se outras estradas seriam contempladas, quais seriam e quando serão realizados os tais serviços de manutenção, nos respondeu que não tem essas informações.



POR 

Fonte: oglobo.

Acesso à internet por celulares mais que dobra entre os jovens brasileiros em 2013


Aluna do Colégio Triângulo, em Bento Ribeiro, usa o celular para acessar a internet: conexão por smartphones mais que dobrou entre os jovens de 9 e 17 anos em 2013 (17-10-2013)
Foto: Paula Giolito / Agência O GloboRIO — Na esteira da tendência da popularização dos smartphones e tablets, as crianças e os adolescentes internautas brasileiros estão acessando mais à rede por meio desses dispositivos móveis. É o que indica a pesquisa TIC Kids 2013, divulgada nesta quarta-feira pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), e que mede o uso e os hábitos digitais de jovens entre 9 e 17 anos em relação às tecnologias de informação e de comunicação.
De acordo com o levantamento, o acesso da internet por smartphones pelos jovens mais que dobrou entre 2012 e 2013, saltando de 21% para 53%. A utilização de tablets para o mesmo fim também registrou um expressivo crescimento, passando de apenas 2% para 16%. Apesar das mudanças, os computadores de mesa continuam a ser as principais plataformas de conexão à rede, com 71% dos internautas jovens fazendo uso delas.
RIO — Na esteira da tendência da popularização dos smartphones e tablets, as crianças e os adolescentes internautas brasileiros estão acessando mais à rede por meio desses dispositivos móveis. É o que indica a pesquisa TIC Kids 2013, divulgada nesta quarta-feira pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), e que mede o uso e os hábitos digitais de jovens entre 9 e 17 anos em relação às tecnologias de informação e de comunicação.
De acordo com o levantamento, o acesso da internet por smartphones pelos jovens mais que dobrou entre 2012 e 2013, saltando de 21% para 53%. A utilização de tablets para o mesmo fim também registrou um expressivo crescimento, passando de apenas 2% para 16%. Apesar das mudanças, os computadores de mesa continuam a ser as principais plataformas de conexão à rede, com 71% dos internautas jovens fazendo uso delas.

Fonte: O globo

Mulher capota o carro na serra de Petrópolis

Uma motorista, que não teve a identidade e idade reveladas, ficou ferida na manhã desta terça-feira (5) após bater de frente em um ônibus em Araras, bairro de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O acidente aconteceu por volta das 9h na Rua Bernardo Coutinho. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros de Itaipava e levada para o Hospital Santa Teresa. O estado de saúde da vítima ainda não foi informado.

Fonte: G1

sábado, 2 de agosto de 2014

Tour do Rio maior nesta versão 2014 que começa dia 26

Até o ano passado eram cinco etapas. Este ano serão seis. O Tour do Rio está chegando, ainda maior do que antigamente. Dia 25 de agosto começa a quinta edição do evento, com encerramento no dia 31. Serão 110 km a mais de percurso, graças à nova etapa, entre Angra dos Reis e Volta Redonda. O percurso, até 2013, a caravana fazia nos carros e caminhões das equipes, apenas como deslocamento para a cidade da próxima largada. Agora é na base do pedal. Ao todo serão 937,3 km por mais de 20 cidades fluminenses.
A largada não muda: será, como manda a tradição, na Barra da Tijuca (Praça do Ó). A chegada, no domingo 31, vai acontecer na Quinta da Boa Vista, na Zoa Norte carioca, assim como nos anos anteriores.
Confira as etapas do Tour 2014:
1 –  26 de Agosto - RIO DE JANEIRO / ANGRA DOS REIS - 162,8km

Largada: 11h

2 – 27 de Agosto - ANGRA DOS REIS / VOLTA REDONDA - 110 km

Largada: 11h

3 – 28 de Agosto - VOLTA REDONDA - TRÊS RIOS - 167,2km

Largada: 11h

4 – 29 de Agosto - TRÊS RIOS - TERESÓPOLIS - 120,3km

Largada: 12h

5 – 30 de Agosto - TERESÓPOLIS / RIO DAS OSTRAS - 196,3 km

Largada: 7h

6 – 31 de Agosto - RIO DAS OSTRAS / RIO DE JANEIRO - 180,7km

Largada: 7h

ANTT diz que caos na BR-101 foi causado por problemas em rodovia que liga Magé a Manilha BR 493

Rodovia do abandono BR 493,Magé-Manilha, é mais uma demostração de desrespeito com a nossa cidade.


Br 493

A saga continua

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou nesta quarta-feira, através de nota, que o nó no trânsito no Trevo de Manilha, em Itaboraí, na tarde e noite de sexta-feira foi causado “por problemas ocorridos na BR-493”, a rodovia federal que liga Magé a Manilha e que é uma extensão do Arco Metropolitano do Rio. O caos deixou milhares de motoristas presos em engarrafamentos que se estenderam pelas rodovias BR-101 (Niterói-Manilha), BR-493 (Magé-Manilha) e RJ-104 (São Gonçalo-Manilha). Os veículos ficaram retidos em média cinco horas para cruzar o Trevo de Manilha, para onde convergem os carros procedentes das três rodovias.
Os motoristas ficaram revoltados com a falta de plano de contingência na hora do caos. Como não foram informados do problema, ficaram retidos por horas nas rodovias, onde não havia nenhum policiamento. Os ônibus e veículos que saíram do Rio às 16h só chegaram à Região dos Lagos no fim da noite. Muitos veículos enguiçaram por causa de superaquecimento.
– Está impossível ir para a Região dos Lagos por causa do Trevo de Manilha. Houve um desleixo total na sexta-feira. Saí do Rio às 17h30m e às 21h10m ainda não tinha cruzado o Trevo de Manilha por causa da confusão no trânsito em um único local. Não havia policiamento. Se houve um plano de contingência e um alerta na saída da ponte e milhares de pessoas teríamos procurado outro acesso. Havia carros enguiçados, sem socorro e sem ninguém orientando o trânsito – criticou o presidente da Cedae, Wagner Victer, que mora em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.
Ainda segundo a nota da ANTT, que é responsável pela fiscalização das rodovias federais concedidas, como a Ponte Rio-Niterói (CCR) e BR-101 (Autopista Fluminense), os problemas ocorridos na BR-493 refletiram na BR-101. A ANTT não explica quais foram os problemas na rodovia sobre a responsabilidade do Denit e garante que a Autopista Fluminense “acionou imediatamente seu plano de contingência com o objetivo de melhorar a fluidez e garantir a segurança dos usuários”.
A ANTT acrescenta que “para que os usuários da BR-101 fossem informados sobre o ocorrido na BR-493 seria necessário um monitoramento da referida rodovia pelo órgão responsável” (Denit). Ainda segundo a nota, a ANTT já autorizou a elaboração de estudos específicos na BR-101 para ampliar a fluidez do tráfego na rodovia.
O secretário de Desenvolvimento de Cabo Frio, Valdemir Mendes, prevê como será o verão no principal acesso à Região dos Lagos:
– É preciso que a União e o governo do estado atentem para a gravidade do problema no Trevo de Manilha. As pessoas estão deixando de viajar para a principal região turística do estado por causa de problemas nas rodovias, mas especificamente na BR-101. Não existe plano de contingência, policiamento, nada. Os usuários, famílias, ficam retidos na escuridão em meio a áreas perigosas. Virou uma triste rotina – lamentou o secretário de Desenvolvimento de Cabo Frio, Valdemir Mendes.

A novela continua

 O Arco Rodoviário do Rio, por exemplo, que no PAC 1 tinha previsão de conclusão em 2010, ainda no governo Lula, só deverá ser entregue em 2016, com a construção do trecho de Manilha a Santa Guilhermina. O Trem de Alta Velocidade (TAV), que figura nos balanços do PAC desde o governo Lula, não saiu do papel e agora tem previsão de contratação do projeto básico só para o fim deste ano. Como o ano é eleitoral, é necessário que promessas  sejam refeitas, em mais uma tentativa de ludibriar o cidadão. No final do ano passado o  governo anunciou  o  início das obras de duplicação da BR 493,  para primeira quinzena de janeiro de 2014, agora para 2016. Acorda Brasil! Sem voz em Brasília, Magé ficará sempre fora do mapa como unidade federativa da União.  Sem Saneamento Básico, Infraestrutura, Transporte precário e rodovia com  pedágios de alto custo cercando a cidade, é o verdadeiro retrato do massacre e falência do município. Relembrando que este é ano eleitoral, seu voto é a arma contra os absurdos que imperam contra Magé, sua omissão na urnas em outubro, o último capítulo da saga dos 449 de história de derrotas.


Antonio Alexandre: Magé Online

Macaé vai ceder dois VLTs ao estado que circularão entre Saracuruna, Magé e Guapimirim

Parabéns ao grupo que esteve conosco nessa luta! Guapimirim e nossa região só vão ganhar com o VLT”, comemorou o prefeito de Guapimirim, Marcos Aurélio Dias.

ScreenShot011
Os velhos trens do ramal Sacuruna-Vila Inhomirim — Magé-Guapimirim vão ser substituídos, até 2016, pelos modernos veículos leves sobre trilhos, os VLTs, sendo que pelo menos dois deles devem entrar em operação ainda neste ano. Foi o que informou, nesta semana, o governo estadual, ao anunciar que, em parceria com a SuperVia, está negociando com a Prefeitura de Macaé a cessão de uso de duas composições com dois carros cada, para operar até o fim deste ano no trecho Saracuruna-Magé.
De acordo com a Secretaria de Transportes, em outubro será licitada a compra de outras sete composições, com previsão de entrega para 2016. Das sete, três são de dois carros e vão atender de Saracuruna a Guapimirim e quatro, de três carros cada uma, vão operar de Saracuruna a Vila Inhomirim, trecho com maior demanda de passageiros.
Segundo o governo estadual, os VLTs para Vila Inhomirim, Magé e Guapimirim estão incluídos na segunda fase do Programa Estadual de Transportes (PET), que tem o objetivo de melhorar a mobilidade na Região Metropolitana. Ao todo serão investidos US$ 36,97 milhões na compra das composições, o que será feito com financiamento já liberado pelo Banco Mundial.
Um levantamento da Secretaria Estadual de Transportes revela que o ramal de Vila Inhomirim tem uma demanda de 1.560 passageiros por hora e, com o VLT, a meta é beneficiar 10,6 mil usuários no mesmo período. Ainda segundo o estudo, o ramal de Guapimirim, que atende hoje 1.047 passageiros por hora, passará a receber sete mil pessoas. “Estamos fazendo a licitação para aquisição desses novos VLTs, que darão aos ramais a performance que o passageiro merece, com agilidade, segurança e comodidade. Até 2007, estes ramais eram conhecidos como linhas ‘fantasmas’, por estarem abandonadas, com estações absolutamente degradadas e trens sem condições de uso. Atualmente, os trechos contam com estações modernizadas, com sinalização e acessibilidade, além de trens mais novos e horários ampliados”, explicou a secretária de Transportes, Tatiana Carius.
A implantação do VLT começou a ser projetada para a região em 2010. Em setembro de 2013, o prefeito de Guapimirim, Marcos Aurélio Dias, e o prefeito de Magé, Nestor Vidal, se reuniram com o então secretário estadual de Transportes, que anunciou para março deste ano a chegada das duas primeiras composições. Essas virão agora de Macaé para atender Magé e Guapimirim. A proposta do governo do estado é por 16 composições em circulação, sendo nove entre Saracuruna, Vila Inhomirim, Magé e Guapimirim. Outras cinco deverão fazer a ligação com Itaboraí e São Gonçalo.
“É uma notícia que nos deixa com uma tremenda felicidade! Foram várias reuniões, encontros e debates. Estive em Macaé, junto com representantes do movimento, a fim de negociar sobre esse projeto. Conseguimos. Parabéns ao grupo que esteve conosco nessa luta! Guapimirim e nossa região só vão ganhar com o VLT”, comemorou o prefeito de Guapimirim, Marcos Aurélio Dias.

Piabetá e Fragoso Podem Ser Alvos da Disputa de Facções.

Esperamos que o 34º BPM-Magé esteja atento a movimentação do trafico de drogas em Duque de Caxias, essa por sua vez é nossa cidade vizinha, um pulo para que marginais possam chegar até aqui e implantar seu sistema de opressão e violência aos moradores de Piabetá e FragosoSabe porque damos o alerta? Como a policia militar não tem data ainda para sair das comunidades de Parada Angelica, Santa Lucia e Imbariê. Os marginais, estão tentando a todo custo se instalar em outras comunidades, tentaram inclusive em Nova Campinas, moradores de Taquara e Barro Branco relataram ao "Notícias de Magé" que ouviram troca de tiros e ficaram muito assustados.

Em Taquara por exemplo, teve até "toque de recolher", lugar que apesar da proximidade com a comunidade de Santa Lucia, sempre viveu sem a opressão desses grupos armados, agora se vê obrigado a acatar "Toque de Recolher". Um morador de uma dessas comunidades revelou através de contato por e-mail com o "Notícias de Magé" um alerta gravíssimo! No e-mail curto e grosso a pessoa alertou para o que poderia ser um plano alternativo da facção invasora das comunidades de Duque de Caxias. Que estaria disposta a se instalar em locais próximos dessas comunidades, para quando forem desocupadas por forças policiais voltarem a elas.

O alerta preocupa, justamente por Piabetá e Fragoso estar no caminho dessas comunidades que sofreram com atos de terror e violência extrema. Corpos que segundo moradores estão no interior dessas comunidades escondidos sem poderem ser resgatados, moradores expulsos na primeira investida dos criminosos, "toque de recolher" e clima de medo, poderiam a vir se repetir em nosso próprio quintal. Acredito no entanto que o 34º BPM, já esta por dentro desse perigo iminente, pois bravamente esta ajudando a reforçar o policiamento nestas comunidades do município vizinho. 
 
 
 
Fonte:noticiasdemage

Segundo Moradores Ipiranga-Magé com "Toque de Recolher"

Moradores de Mauá e bairro Ipiranga estão reportando a redação do site "Notícias de Magé" que bandos fortemente armados, estariam circulando no bairro Ipiranga e promovendo frequentes arrastões na praia de Mauá, inclusive vindo um de Ipiranga e outro do bairro São Francisco na cidade de Magé.  Leia o que uma moradora nos disse: "Aqui em Mauá tbm está perigoso demais, dizem que os bandidos estão aqui e que no Ipiranga já tem "toque de recolher". Aonde vamos parar com tanta violência e guerra" . Explicou a moradora assustada com a onda de violência crescente na região.
Outro morador da praia de Mauá citou em sua mensagem o referido "Toque de Recolher", o leitor disse: "Companheiro. Corre a notícia, aqui em Praia de Mauá, que um grupo de bandidos, fortemente armados, está chegando no bairro Ypiranga. Teremos até toque de recolher. Se vocês tiverem como apurar isso, e até pedir socorro pro povo daqui, já que o policiamento do local é nulo, seremos muito agradecidos. Forte abraço e bom trabalho". Finalizou em sua mensagem perceptivelmente preocupado com a situação. Mauá também foi citado em um dos comentários da publicação Piabetá e Fragoso Podem Ser Alvos da Disputa de Facções.

Em comentários da publicação acima citada, moradores confirmam a presença de grupos estranhos rondando Fragoso e sub-bairros de Piabetá. Na publicação o site "Notícias de Magé", assim como fez na cobertura da guerra entre facções rivais de Parada Angelica, Santa Lucia e Imbariê também em primeira mão noticiou que Piabetá e Fragoso poderiam ser alvos da "guerra" do trafico de drogas, por conta da ocupação policial nessas comunidades de Caxias, que segundo a PM segue por tempo indeterminado. Fica dado o alerta para nossas autoridades, aqui o espaço fica aberto a você morador, estamos a disposição para qualquer informação que achem importante repassar a nossa redação. 

Imagem Acima Ilustrativa: 34º BPM-Magé

Professores adotam o funk para motivar alunos antes do vestibular

Paródias de hits recentes e antigos do funk fazem sucesso na sala de aula. Professores do Rio de Janeiro contam como o ritmo foi parar na educação.

Os alunos do professor Silvio Predis, de 37 anos, não usam só o caderno e caneta para memorizar o conteúdo das suas aulas de química no Rio de Janeiro. As mãos batucando na carteira ao ritmo de funk com letras adaptadas também ajudam a reter a matéria. Predis, que dá aulas no cursinho Miguel Couto e no Colégio Santo Agostinho, afirma que começou a compor paródias de funk para motivar os estudantes a não desistirem da preparação para o vestibular (assista acima).
"Existe um desgaste emocional que acontece ao longo da preparação para o vestibular. A música vem em um momento para quebrar esse estresse. Numa hora dessa você consegue arrancar um sorriso que não conseguiria [de outra forma], de um aluno que pode estar bastante angustiado. Ela faz o aluno receber a química de peito mais aberto", explicou Predis.
O professor de química levou o funk para a sala de aula há mais de dez anos e ganhou fama no Rio de Janeiro, em outros estados e até fora do país por causa disso. Segundo ele, os alunos começaram a gravar as "aulas-show" e, nos últimos anos, elas foram parar nas redes sociais. Em janeiro, ele foi convidado para dar uma aula em uma escola em Alagoas.
Silvio Predis, professor de química do Rio de Janeiro, ficou famoso por suas aulas com paródias de funk (Foto: Arquivo pessoal/Silvio Predis)Silvio Predis, professor de química do Rio, ficou famoso por suas aulas com paródias de funk
(Foto: Arquivo pessoal/Silvio Predis)
 
Vira e mexe Predis volta a "viralizar" na web com suas aulas. No dia 30 de junho, um usuário do Facebook publicou um de seus vídeos, reclamando, na descrição, que seus professores nunca deram aula desse tipo na sua escola. Em menos de um mês, foram mais de 12 mil compartilhamentos. No YouTube, porém, dezenas de vídeos com as aulas de Predis já renderem mais de 1,5 milhão de visualizações. Em um deles, Silvio canta a música sobre equilíbrio químico e até usa figurino para ajudar a animar os alunos.
O vídeo foi publicado por Paola Pugian, de 21 anos, em 2011. "A minha intenção era divulgar para os amigos de turma poderem estudar. Eu sentava na frente e conseguia filmar direitinho as aulas", explicou ela ao G1. Hoje, Paola estuda farmácia na Universidade Federal Fluminense (UFF), e diz que já pensava em seguir a carreira, mas as aulas de química do professor Silvio "ajudaram um pouco mais" para que ela optasse pela profissão. "Adorava as aulas dele. As músicas eram somente uma parte das aulas. Excelente professor", disse ela.
Vem, vem, vem, vem, vem, vem
Na oxidação o anodo é negativo
Onde ocorre a corrosão
Eletrodo corrído
Concentrando a solução
Os elétrons vão partindo
Pro catodo boladão
E o nox vai subindo
Um beijão no coração"
'Funk da pilha'
(paródia de música de MC Niterói)
Inspiração no trânsito
Predis conta que não tem formação em música e não sabe tocar instrumentos. A ideia de usar o funk apareceu por acaso.
"Como você fica dando aula o dia inteiro, quando sai de uma aula o conteúdo fica martelando na cabeça. Liguei um som, com aquilo na cabeça girando, aí fui bolando e saiu o começo da música. Cheguei em casa, terminei a música e saiu."
Além do ritmo, ele diz que a batida do funk é fácil de aprender e que isso ajuda na interação dos alunos. Depois da primeira apresentação, ele diz que os alunos gostaram tanto que ele acabou compondo paródias para mais de dez músicas.
Mas Predis explica que memorizar uma música não significa aprender a matéria, e que as paródias são apenas uma pequena parte da sua metodologia de ensino. "As músicas sempre acontecem como fechamento de um grande tema. A música é um fechamento, uma bonificação para aquele que prestou bastante atenção, participou."
'Beijinho no ombro' dos concorrentes na Uerj
O funk também entrou na tradicional paródia pré-prova que os professores do Curso e Colégio De A a Z, também no Rio, elaboram especialmente para seus alunos. No ano passado, quem inspirou uma das montagens foi a cantora Anitta. Neste ano, o 'Beijinho no ombro' de Valesca se transformou no 'Azinho na Uerj' em uma superprodução do cursinho publicada no início de junho no canal do colégio no YouTube (assista ao vídeo acima), na véspera do primeiro exame de qualificação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
"O que a gente faz que é uma coisa nossa, uma tradição, é fazer esses vídeos mais motivacionais", explicou Fellipe Rossi, professor de matemática e vice-diretor acadêmico do colégio. Ele também se vestiu de Valesca e protagonizou o vídeo, que foi gravado no Castelo de Itaipava, mesmo local da gravação do vídeo original que rapidamente viralizou na web. "Na véspera das principais provas aqui no Rio a gente sempre faz esses vídeos. É para os alunos que estão mais cansados, mais nervosos, conseguirem dar uma relaxada."
  •  
A gente é capaz de tudo para tentar fazer os alunos se prepararem melhor, relaxarem, porque eles são capazes de coisas que nem imaginam"
Fellipe Rossi,
professor do Colégio De A a Z
Segundo Fellipe, o trabalho é coletivo: a produtora de vídeos do colégio se ocupa da filmagem e edição, e os professores dividem as tarefas de elaboração das letras e do figurino.
Antes de publicarem o vídeo na web, os professores também passam o resultado final na sala de aula. "Quando termina de passar, a reação dos alunos é inexplicável. Uns choram, uns riem, uns choram de rir", diz o professor de matemática.
O funk no vídeo não explica nenhum conteúdo que cai nas questões do vestibular, mas estimula os jovens vestibulandos a acreditarem que o esforço na preparação antes das provas vai valer a pena no final. "Eles percebem como a gente se esforçou, se superou para fazer isso tudo. E a mensagem é exatamente essa: a gente é capaz de tudo para tentar fazer os alunos se prepararem melhor, relaxarem, porque eles são capazes de coisas que nem imaginam."

Fonte: g1

 

Deputado natural de Teresópolis prova que não é ficha suja e pode concorrer

 Em sessão extraordinária realizada no início da tarde de hoje, sexta-feira, 01 de agosto de 2014, o TRE-RJ deferiu a candidatura do Deputado Estadual Nilton Salomão à reeleição em 2014, que havia sido indeferida em sessão anterior no início da semana. O número do processo de deferimento é: 92219.2014.6.19.0000.
         Com isso, se desfaz um mal-entendido interpretativo quanto a processo de direito de resposta do qual Salomão foi autor em 2001 e, como o jornal do qual ele exigiu tal direito em juízo recorreu da decisão, o nome do deputado passou a constar como apelado no processo. Na época, de acordo com a Lei de Imprensa, esse recurso era enquadrado na esfera criminal. Destaque-se que o processo transitou em julgado em 2003 e, desde então, Salomão foi candidato em 2006, 2008, 2010 e 2012. E que a Justiça sempre há de prevalecer, como acontece agora.

TRE NOTÍCIAS (SITE)
01/08/2014 - 15:31

Deputado prova que não é ficha-suja e pode concorrer
O deputado estadual Nilton Wilson Salomão (PT) teve a candidatura liberada na sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro desta sexta-feira (1º). Candidato à reeleição, ele foi barrado na segunda-feira (28) por não esclarecer uma condenação colegiada em 2ª instância, sendo enquadrado na Lei da Ficha Limpa. No julgamento do recurso do deputado, o relator do processo, desembargador Abel Gomes disse que a certidão juntada "sanava a obscuridade" e comprovava que o processo foi por "direito de resposta". A candidatura dele foi aprovada por unanimidade.

Bebê com menos de um quilo se submete a cirurgia cardíaca

Menina que nasceu em 7 de julho é uma das menores a passar por cirurgia.Cirurgia para corrigir defeito congênito foi feita em Michigan, nos EUA.

 

Da Associated Press
Foto de 30 de julho mostra Alexandra Mae Van Kirk, que se submeteu a cirurgia no coração pesando apenas 990 gramas  (Foto: AP Photo/The Grand Rapids Press, Chris Clark) 
Foto de 30 de julho mostra Alexandra Mae Van Kirk, que se submeteu a cirurgia no coração pesando apenas 990 gramas (Foto: AP Photo/The Grand Rapids Press, Chris Clark)
 
Um bebê pesando apenas 990 gramas passou por uma cirurgia cardíaca para desobstruir uma artéria bloqueada devido a um defeito congênito. Chamada de "Garota Poderosa" por seus pais, a pequena Alexandra Mae Van Kirk é um dos menores bebês a ser submetido a esse procedimento, segundo seus médicos.
A cirurgia foi feita no DeVos Children's Hospital, na cidade de Grand Rapids, no estado do Michigan, nos Estados Unidos. Uma semana depois do procedimento, Alexandra mostra sinais de que seu coração está funcionando como deveria, e ela já está crescendo.
"Ela está fantástica", disse seu pai, Matt Van Kirk ao veículo "The Grand Rapids Press", em uma reportagem publicada nesta sexta-feira (1º).
O médico Joseph Vettukattil, que fez a valvoplastia pulmonar com balão no DeVos Children's Hospital, já fez mais de 300 procedimentos como esse ao longo de 20 anos. Mas o menor paciente que atendeu, até então, pesava 1,8 kg.
"Foi muito complicado", disse Vettakattil, que acrescentou que ele ouviu falar de apenas um ou dois outros casos de bebês menores de Alexandra que se submeteram ao procedimento.
Quando Heidi Van Kirk estava na 22ª semana de gravidez, um ultrassom mostrou que Alexandra era pequena demais para aquele estágio da gestação. Em exames de acompanhamento com especialistas, foi constatado que o bebê passou a ter seu crescimento ainda mais atrasado.
"Eles deram a ela uma chance de 35% de ela nascer viva", disse Heidi. Alexandra nasceu em 7 de julho, com um poderoso choro. "Acho que todo mundo na sala de cirurgia ficou eufórico", disse o pai, Matt Van Kirk.
Alexandra pesava 990 gramas. A equipe neonatal a diagnosticou com estenose pulmonar grave.
Se Alexandra for como a maioria dos bebês que se submetem ao procedimento, ela não precisará de nenhum outro tratamento, de acordo com Vettukattil. "Ela está curada. No que diz respeito ao coração, ela deve estar bem para o resto da vida", disse.
Aualmente na unidade de terapia intensiva neonatal, Alexandra permanece ativa, movimentando suas pernas e puxando fios. "Sempre nos referimos a ela como nossa Garota Poderosa", disse a mãe Heidi."
Heidi e Matthew Van Kirk seguram a filha Alexandra Mae  (Foto: AP Photo/The Grand Rapids Press, Chris Clark)Heidi e Matthew Van Kirk seguram a filha Alexandra Mae (Foto: AP Photo/The Grand Rapids Press, Chris Clark)

Fonte: g1