Moradores dos distritos terão 18 ônibus novos, maiores e adaptados
“Atualmente, os ônibus têm capacidade para transportar nove mil passageiros por dia nas cerca de 300 viagens entre Centro e Itaipava. Como os novos carros são maiores, conseguimos aumentar este número em 4.500. Ou seja, a linha agora suporta até 13.500 pessoas por dia”, disse o diretor da empresa Turb, Jean Moraes, lembrando que os veículos ainda precisam ser emplacados para poder ir para as ruas. “Esperamos que as vistorias e o emplacamento sejam rápidos, mas estimamos que em torno de 15 dias os ônibus já possam estar em serviço”, disse.
De acordo com o Setranspetro, em horário de “pico” as linhas têm as saídas realizadas de cinco em cinco minutos e este tempo não vai mudar. “Não temos como colocar mais ônibus porque eles vão ficar todos presos juntos em retenções e engarrafamentos. Uma das mudanças que optamos foi pelos veículos maiores, porque assim teremos a capacidade de transportar mais pessoas e de uma forma mais confortável. Com esta iniciativa, a empresa pretende realizar viagens mais rápidas e confortáveis para seus usuários e também oferecer melhores condições de trabalho para os rodoviários”, explicou Jean.
O valor do investimento não foi revelado, mas estima-se que gire em torno de R$ 5 milhões, já que em valor de mercado um ônibus novo custa cerca de R$ 350 mil. Todos os veículos são zero quilômetro, adaptados para atender às pessoas com deficiência. Atualmente, a frota da empresa Turb conta com 111 veículos em Petrópolis, com capacidade para até 83 pessoas. Os novos ônibus têm capacidade para 15 passageiros a mais, 98, e contam com três portas. “Os carros contam com uma porta a mais, isto pode dar maior agilidade nos terminais no momento de entrada e saída de pessoas. Vamos continuar avaliando com os passageiros após a entrada dos novos ônibus, junto com a CPTrans, para continuar melhorando o atendimento e serviço prestado”, disse Jean.
Ariane Nascimento