quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Polícia apreende carga de remédios roubados dentro de padaria
Os medicamentos foram encontrados após os policiais receberem uma denúncia anônima de que uma padaria estaria sendo utilizada como depósito para receptação de carga de material hospitalar roubado.
Na padaria, além do material apreendido, foram detidos dois suspeitos. Os presos e os remédios foram encaminhados à Delegacia de Roubo e Furtos de Carga.
Vereadores exigem fim da biometria nos ônibus municipais
A Câmara Municipal notificou nesta quarta-feira, 23.01, a Viação Dedo de Deus exigindo o fim da utilização do sistema de biometria para reconhecimento e autorização dos usuários com direito a gratuidade nos ônibus em Teresópolis. Após ter se comprometido a adotar medidas sugeridas pelos vereadores durante uma reunião no Salão Azul, no último dia 15, a empresa não aceitou a solicitação para suspender o uso da biometria digital nos horários de maior movimento.
De acordo com ofício entregue à Câmara no final da tarde desta quarta-feira, a empresa alega não poder atender este pedido, “pois são nesses horários, que o sistema é mais exigido, que deverá ser observado, para que determinados ajustes sejam realizados caso necessário.”
A resposta fez com que os vereadores notificassem a viação Dedo de Deus com base na Lei Federal de Concessões e das Permissões, cuja determinação garante que o serviço público seja prestado de forma adequada, satisfazendo, sobretudo, as condições de regularidade e cortesia na sua prestação e no Estatuto do Idoso que prevê o impedimento de conduta vexatória e constrangedora aos idosos. Os vereadores destacam, também, que esse sistema de reconhecimento afronta os Princípios Constitucionais do Interesse Público e Dignidade da Pessoa Humana.
“Estamos atendendo ao apelo da população que está sofrendo grande constrangimento com a implantação deste sistema”, disse o vereador Dr. Antônio Francisco. “Os ônibus ficam muito tempo parados nos pontos e todos os usuários estão sendo prejudicados”, reclama o vereador Luciano de Vargem Grande. A gratuidade é garantida aos idosos maiores de 60 anos de idade e aos portadores de necessidades especiais.
A empresa tem prazo máximo de três dias para cumprir a notificação. “A Casa não está inerte”, garante o presidente da Câmara, Maurício Lopes. Caso não seja cumprida a exigência, a Câmara Municipal de Teresópolis vai entrar com medida judicial.
Assessoria de Comunicação
Karina Martins
Teresópolis: Secretario de Administração, Carlos Tucunduva, esclarece a questão da compra dos passes de ônibus para os funcionários municipais. "Não houve desperdício", disse.
Secretario de Administração, Carlos Cunha Tucunduva |
Segundo Carlos Tucunduva, Secretario de Administração do município, a questão da data de compra dos passes de ônibus é fácil de explicar, e não houve qualquer desperdício. "Na verdade, não houve uma compra de vales, mas foi realizada uma provisão, ou seja, a prefeitura deixa em reserva um número de vales dos quais os funcionários irão fazer uso durante o ano todo com o cartão. A possibilidade de pagar antes não existe, porque quando o funcionário passa o cartão o preço debitado é sempre o atualizado - e não o anterior - ou seja, se não se acompanhar o aumento a provisão do cartão acabará antes do tempo, e o funcionário não conseguirá utilizar o cartão durante o mês inteiro. Não é possível comprar vales ao preço de janeiro e utilizar em novembro, por exemplo. Se comprar em janeiro, o preço só vale para janeiro. Se houve aumento em fevereiro, o valor a ser debitado será o de fevereiro", explicou Tucunduva.
A explicação foi necessária, já que algumas pessoas estavam questionando o fato dessa provisão ter sido feita 1 dia depois do aumento, o que, na verdade, não faria nenhuma diferença já que o preço da passagem é sempre debitado no valor atual e não no valor anterior. Se tivesse sido feita antes, os funcionários teriam apenas um dia para usar o cartão a preço antigo. Não houve, portanto, nenhum desembolso imediato em valor integral como foi divulgado em alguns grupos. Não houve também qualquer desperdício de dinheiro público. O município paga esses passes mês a mês e não em cota única.
Fonte: Ronaldo Miguez
Secretaria de Educação prepara Jornada Pedagógica 2013
Com o tema “Cores, Formas Letras e Movimentos: Brasilidade em 200”, a Secretaria Municipal de Educação vai promover de 28 a 30 de janeiro a Jornada Pedagógica 2013. O objetivo é fazer um balanço do ano de 2012 e apresentar as diretrizes para 2013, bem como abordar temas sobre metodologias de trabalhos e organização administrativa, entre outros. Serão oferecidas palestras e oficinas temáticas para os educadores da Rede Municipal de Ensino na Escola Municipal Professora Neidy Angélica de Souza Coutinho, em Vargem Grande.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o principal objetivo da Jornada Pedagógica é oferecer aos educadores subsídios que permitam organizar o novo ano letivo, com base em um planejamento que atenda as necessidades da escola, da comunidade e dos próprios educadores.
“Nossos profissionais são o maior patrimônio da Educação Municipal e devem ser tratados como tal, sendo valorizados e estimulados cada vez mais. Entendemos que o exercício da docência não pode se resumir à aplicação de modelos previamente estabelecidos, ele deve dar conta da complexidade que se manifesta na prática concreta do trabalho desenvolvido pelos professores”, avalia o Secretário de Educação.
Com extensa programação, que acontecerá nos três dias entre 8h30 e 17h30, a Jornada Pedagógica vai contar com apresentações, oficinas pedagógicas e palestras diversas. Entres estas, as mais esperadas são a do Professor Marcos André Torres dos Santos. Psicólogo, pedagogo, psicanalista clínico e pós- graduado em Tecnologia Educacional, ele abordará o tema “As demandas da escola de hoje e as transformações da Educação para um futuro melhor”. Outra palestrante é a Professora Dilcelina da Silva Faria. Mestra em Pedagogia, ela abordará “Os Desafios e Possibilidades na Gestão Escolar”.
“A Secretaria de Educação preparou esse encontro com muito carinho e atenção. É um momento que pretende refletir o que foi válido e colocá-lo na perspectiva das mudanças necessárias. Pretendemos iniciar nosso ano letivo articulando ainda melhor as questões pedagógicas e administrativas, para que esses dois aspectos da Educação caminhem mais próximos, garantindo o sucesso e a permanência dos alunos na escola”, destaca Carla Rabello, Diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Educação.
PROGRAMAÇÃO:
Segunda-feira, 28 de Janeiro
8h30 - Credenciamento
9h - Apresentação Cultural
9h30 - Boas Vindas - Secretário de Educação Leonardo Vasconcellos
10h. - Organização SME 2013 – Professora Carmen Lucia Mouteira Rodrigues Guarilha
10h30 - Apresentação do Projeto Anual – Professora Carla Rabello Ferreira
12h - Almoço
13h - Oficinas
15h30 - Café Temático
16h - Apresentação das Oficinas
Terça-feira, 29 de Janeiro
8h30 – Abertura
9h - Apresentação Cultural
9h30 - (1º Segmento): Metodologia de Projetos e Trabalhos – Professoras Carla de Cunto Carvalho e Daniele Portela Antunes
(2º Segmento): Adolescer... Processo Natural de Desenvolvimento Humano - Conflitos e Soluções – Professora Erika Neves
(Educação Infantil): Apresentação da Proposta Pedagógica de Educação Infantil – Professoras Luana da Conceição de Oliveira e Ana Paula Nery Gomes de Mattos Fundão
11h30 - Almoço
13h - (1º Segmento): Apresentação da Proposta Pedagógica - Professoras Mª Cristina Esteves, Edma Correa Fernandes e Gisela Guedes Duarte Silva
(2º Segmento e Educação Infantil): Metodologia de Projetos e Trabalhos – Professoras Carla de Cunto Carvalho e.Daniele Portela Antunes
Quarta-feira, 30 de Janeiro:
8h30 - Abertura
9h - Apresentação Cultural
9h30 - Palestra da Mestre em Pedagogia, Professora Dilcelina da Silva Faria - “Desafios e Possibilidades na Gestão Escolar”
12h - Almoço
13h - Palestra com o Psicólogo, Pedagogo e Técnico Educacional, Professor Marcos André Torres - “As demandas da escola de hoje e as transformações da educação para um futuro melhor”.
Texto e Foto – crédito Marcelo Ferreira
Prefeito e vice dão exemplo para incentivar doações ao Hemocentro
Prefeito Rogério Cabral: exemplo para incentivar doações (Foto: Daniel Marcus)
O prefeito Rogério Cabral e a sua vice, Grace Arruda, foram ao Hospital Municipal Raul Sertã, na quarta-feira, 23 de janeiro, doar sangue para o Hemocentro de Nova Friburgo, sensibilizados pela necessidade de aumentar os estoques nesse período que antecede o Carnaval. Outros funcionários da Prefeitura que acompanhavam o prefeito também fizeram doações, além de um grupo com seis militares do Sanatório Naval de Nova Friburgo que se encontravam no Banco de Sangue. De acordo com o biólogo da unidade, Dione Menegussi, houve uma melhora considerável na média diária. Semana passada, as doações estavam abaixo da metade que é considerada de segurança, mas a partir de segunda-feira, 21 de janeiro, os números subiram, passando de 15 doações diárias para 25.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Dagoberto José da Silva, disse que a iniciativa do prefeito é muito importante para estimular outras pessoas, principalmente durante esse período que antecede o carnaval, além de ajudar a divulgar a dimensão que o hemocentro tem para outros municípios, já que ele é referência para 13 cidades vizinhas. “Fazer a doação é muito importante. O hemocentro é um banco de excelência. Pacientes da nossa região com doenças hematológicas são encaminhados para cá e conseguimos resolver toda a demanda”.
Durante as doações, o caso de Carolina Monteiro serviu para demonstrar a importância do hemocentro para as cidades vizinhas. Ela, que é do município do Carmo, veio ao HMRS trazendo outras pessoas para fazerem doações de sangue para a sua cunhada, Andressa Oliveira, que sofreu um acidente. Não satisfeita, ela ainda mobilizou outras pessoas de Nova Friburgo para ajudarem.
Como o caso de Gustavo Alcântara Couto Teixeira, morador da Chácara do Paraíso. Segundo disse, essa foi a primeira vez que ele doou sangue: “ foi tranquilo e incentivo outras pessoas a doarem”.
(Com informações da Secom da PMNF)
Aviso de mãe salva família de desabamento em Petrópolis, RJ
Bebê e criança de sete anos estavam na casa minutos antes do acidente.
Aviso foi um alerta, já que estava chovendo muito na cidade.
Família saiu de casa minutos antes do desabamento. (Foto: Reprodução/Inter TV)
Uma família do bairro Quitandinha, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, por pouco escapou da morte. A casa onde eles moravam desabou na tarde desta segunda-feira (21), minutos depois da mãe da mulher que estava na casa, avisar para todos saírem.
O aviso foi um alerta, já que estava chovendo muito na cidade. Dentro da casa que ficou completamente destruída estavam um bebê de 11 meses, uma criança de sete anos e os pais delas. Eles moram no mesmo terreno onde a mulher que fez o aviso mora. Todo o local foi interditado já que outras casas também correm risco de desabar. A Defesa Civil ainda não divulgou um laudo dizendo qual teria sido o motivo. Toda a família foi para casa de parentes.
Homem mata mulher usando motosserra em Trajano de Moraes, RJ
O crime teria acontecido após após um discussão entre o casal.Mãe da vítima ainda tentou impedir a morte da filha.
Um homem de 38 anos matou a mulher após uma discussão. Segundo a Polícia Militar, que investiga o caso, a arma do crime foi uma motosserra, em Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio de Janeiro, na tarde desta terça (22).
A morte aconteceu no 2º distrito do município, na Fazenda do Grupo, zona rural. A mãe da vítima ainda tentou impedir o crime, mas não conseguiu impedir o assassino, que fugiu.
Joice Cristina Gomes Ferreira, de 29 anos, morreu no local. O suspeito é José da Conceição Felipe, conhecido como Zé Bezerra, que era marido da vítima. De acordo com informações da polícia, ele foi fugiu em direção a RJ-172 e está foragido.
A polícia continua ouvindo testemunhas e procurando o suspeito. O enterro 16h30 de Joice aconteceu nesta quarta (23) no cemitério de Macuco, também na Região Serrana.
Assinar:
Postagens (Atom)