quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Subcomandante do 30º BPM Teresópolis visita a Câmara


O presidente da Câmara, Maurício Lopes (PSL), entre o subcomandante tenente coronel Assumpção (à direita) e o sargento Luís.O presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Maurício Lopes (PSL), recebeu, na tarde desta quinta-feira, a visita do subcomandante tenente coronel Assumpção e do sargento Luís Toledo, ambos do 30º BPM (Teresópolis), para conversar sobre segurança pública na cidade. 

Governo alemão destina R$ 9,2 milhões para melhorar produção agrícola


altAs chuvas de 2011 devastaram a produção de hortaliças de João Nilton Nogueira Gallo.
Mas, através do programa Rio Rural, o agricultor de Teresópolis conseguiu se recuperar e ir além. Produz 300 caixas de verduras por semana e ainda desenvolve pesquisas voltadas para perpetuação da agricultura sustentável. João é um dos cerca de 90 mil produtores do estado apoiados pelo programa que serão beneficiados por um plano de cooperação da Secretaria de Agricultura com o governo alemão. 
O Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha investirá cerca de R$ 9,2 milhões para executar o projeto Integração de Eco-tecnologias e Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio de Janeiro (Intecral). Desenvolvida pela secretaria em parceria com seis universidades brasileiras e alemãs, a iniciativa prevê um conjunto de soluções para melhorar a produtividade dos agricultores e fortalecer comunidades que vivem nas microbacias hidrográficas das regiões Serrana, Metropolitana, Norte e Noroeste do estado. 
De acordo com a coordenadora do Rio Rural, Helga Hissa, o recurso possibilitará a adaptação de tecnologias de colheita mecanizada de cana-de-açúcar para o pequeno produtor, combate à degradação de solos, implantação de sistema de tratamento de esgoto em vilas rurais, de monitoramento de água e de parâmetros meteorológicos. 
- Precisamos de ferramentas para minimizar riscos de desastres. Ao desenvolver práticas sustentáveis, eles vão gerar renda em um ambiente mais equilibrado e seguro - explicou Helga. 
Os alemães vão adaptar algumas de suas tecnologias ao relevo fluminense, como protótipo de colheitadeira para cana-

de-açúcar. Também vão desenvolver um meio para melhorar o planejamento de saneamento nas áreas rurais, que contam com casas distantes umas das outras. Uma terceira frente de ação será criar um sistema de comunicação de informação e assistência a distância.


- O plano vai ampliar a cobertura da internet e inclusão digital dos produtores. Isso melhora a eficiência do cultivo uma vez que terão mais informações de cultura de alimentos, de mercado e de riscos meteorológicos - afirmou Helga.

Comitiva começa hoje a validar os projetos. 

João Nilton recebeu com entusiasmo a notícia da parceria com o governo alemão e a possibilidade de receber mais incentivos. O produtor criou uma estufa de mudas de baixo custo, um minhocário e trabalha em pesquisas de produção de fertilizantes e adubos naturais. 
- O Rio Rural me ajudou a voltar à atividade e a desenvolver técnicas de plantio e conservação do solo para produzir mais em uma área menor. Recebi equipamentos e hoje faço parte de rede de pesquisa que reúne universidades. Esta ajuda aos pequenos produtores da agricultura familiar é muito importante, e o novo programa vai somar ainda mais - disse o agricultor. 
De hoje a 21 de setembro, o Rio Rural receberá uma comitiva de instituições alemãs envolvidas na validação das estratégias do projeto. No período, pesquisadores estrangeiros e brasileiros vão selecionar as áreas de intervenção e definir um plano de ação. O Intecral começará a ser executado em 2014 e terá a duração de três anos.

Foto: Clarice Castro 

Fogo destrói veículo no Bairro Beira-Linha


- Fiat Uno seria o mesmo atingido por incêndio no mês passado

Fiat Uno pegou fogo na Beira-Linha
e há a possibilidade de ter sido uma ação criminosa
Um automóvel Fiat Uno pegou fogo na noite desta segunda-feira na Rua Beira Rio e assustou moradores da localidade. Curiosamente, esta não seria a primeira vez que O veículo pegou fogo, pois de acordo com informações colhidas no local, este seria o mesmo Uno que teve um princípio de incêndio no dia 8 de agosto. Desta vez, ele foi totalmente destruído pelas chamas, pois não foi possível controlar as chamas, já que o proprietário não apareceu no local a tempo e os bombeiros só chegaram depois que a destruição já havia ocorrido.

Não há pistas de quem seria o responsável caso seja confirmado que houve uma ação criminosa. Essa possibilidade foi levantada porque uma lixeira próxima também estava pegando fogo, reforçando a idéia de vandalismo.
O incidente ocorreu por volta das 8 horas da noite, próximo ao posto de saúde da Beira Linha. Os moradores da localidade chegaram a acionar os bombeiros, mas eles não chegaram a tempo de evitar que o incêndio consumisse todo o veículo.
Enquanto a reportagem acompanhou a ocorrência, o dono do carro não foi ao local. De acordo com informações colhidas no local, os bombeiros demoraram a chegar porque estavam em outra ocorrência no interior no mesmo horário.


Princípio de incêndio há um mês

O carro destruído seria o mesmo que no dia 8 de agosto pegou fogo durante a madrugada na Avenida Feliciano Sodré e foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros para cuidar da situação. O dono do veículo saía da lanchonete onde trabalha com o veículo e poucos metros depois, na saída do estacionamento, percebeu um princípio de incêndio. Ele parou imediatamente o Fiat Uno, e pediu ajuda para combater as chamas que tomavam conta do motor do veículo.

De acordo com informações colhidas no local, naquele dia o veículo estava o parado todo o tempo e por isso não haveria uma relação direta com superaquecimento por uso constante. A recaiu sobre um problema na parte elétrica do Uno.
A ação rápida dos funcionários da lanchonete e de pessoas que passavam no local para conter o fogo fez com que o problema estivesse praticamente controlado quando os agentes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local.
Após o susto, o veículo ficou com a frente muito danificada, pois as chamas ficaram intensas por vários minutos. A lataria da dianteira do Uno e os pneus da frente ficaram carbonizados.


Cuidados de prevenção contra incêndios

Neste ano, nossa reportagem mostrou que outros quatro veículos que foram danificados por incêndios que começaram de forma inexplicável. Uma Brasília, uma Kombi, um Santana Quantum e um Fiat Tempra foram afetados por chamas que surgiram inesperadamente, pegando motoristas de surpresa. Em dois casos, os carros estavam estacionados e seus ocupantes estavam do lado de fora. Ninguém ficou ferido nas ocorrências, que provocaram grandes prejuízos aos donos dos automóveis. O profissional Ricardo Carvalho, da Auto Mecânica Autotec, explica que vários fatores podem provocar esses incidentes e que a manutenção periódica aliada à contratação de profissionais experientes pode evitar que isso aconteça.

Casos de incêndios envolvendo veículos podem ser evitados se forem tomados alguns cuidados, principalmente no que diz respeito à manutenção do automóvel. De acordo com o mecânico Ricardo Carvalho, gerente da Autotec, a maioria destes casos acontece por vazamentos ou problemas no sistema elétrico. “O que acontece, na maioria das vezes, são vazamentos de combustíveis no motor, vapores e problemas no sistema elétrico do carro, da ignição e velas, onde ocorre o centelhamento. Isso fica muito próximo às mangueiras de combustíveis que trabalham sobre pressão, principalmente aqueles que utilizam injeção eletrônica. Então qualquer fissura ou ressecamento em uma mangueira de combustíveis pode gerar um vazamento que em contato com a centelha, provoca o fogo”, detalha o profissional. Segundo ele, todas as mangueiras devem estar em bom estado, assim como a parte elétrica precisa estar com fios e cabos isolados. “Com o tempo, essas borrachas e isolantes perdem a vida útil e ressecam e podem provocar vazamentos e faíscas”, alerta.
De acordo com Carvalho, donos de carros precisam ser seletivos na hora de contratarem profissionais, principalmente para instalações de acessórios não originais. “Algumas pessoas gostam de colocar acessórios, como faróis de milha ou sistema de som. É importante que a pessoa procure um profissional competente desta área, que tenha um treinamento para fazer o serviço no automóvel. Há casos que chegam aqui com fios de ligação destes faróis que passam por baixo do carro e que saem direto da bateria ou da caixa de fusíveis. Qualquer esbarrão por baixo pode provocar curto-circuito e gerar problemas. Então, qualquer acessório deve ser instalado por um eletricista de autos, uma pessoa que tenha realmente uma especialização. Ele vai instalar proteções que desarmam em caso de problemas”, recomenda.




Fonte:netdiario.

Ministério propõe que ANP licite novo gasoduto no RJ

Localização é entre municípios de Itaboraí e Guapimirim.
gas
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deverá promover processo licitatório para escolha da empresa que vai construir e explorar, por 30 anos, um gasoduto entre os municípios de Itaboraí e Guapimirim, no Estado do Rio de Janeiro.
A construção do gasoduto em regime de concessão precedido de licitação foi proposta pelo ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, em portaria publicada no “Diário Oficial da União” (DOU) .
O gasoduto pretendido vai ter cerca de 11 quilômetros de extensão, começando na unidade de processamento de gás natural localizada no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e terminando em interconexão com o Gasoduto de Transporte Cabiúnas, em Guapimirim .
gas1
A previsão do início de operação é em janeiro de 2016. O requerimento é da Petrobras.
A estimativa é de que passem pelo futuro duto 17 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Fonte: G1