quinta-feira, 6 de junho de 2013

Secretário estadual de saúde visita hospital em Petrópolis, RJ

Urgência do Hospital Alcides Carneiro está fechada desde janeiro de 2013. De acordo com a prefeitura, Sérgio Côrtes irá fazer um anúncio no local.


Nesta quinta-feira (6), o secretário estadual de saúde, Sérgio Côrtes, vai fazer uma visita ao Hospital Alcides Carneiro, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. A prefeitura não disse o motivo da visita, informou apenas que o secretario fará um anúncio no local. Desde janeiro de 2013, a urgência do hospital está fechada e, em março, a justiça determinou a reabertura imediata do setor, sob pena de multa. Porém, a decisão não foi cumprida.
O Ministério Público pediu a revisão do valor da multa e, também, que o prefeito Rubens Bomtempo fosse multado. A prefeitura recorreu e, no dia 22 de maio, a justiça deu prazo de mais 15 dias para a reabertura da emergência. A notificação chegou ao município no dia 27 de maio, portanto, o prazo para que a prefeitura normalize os atendimentos na urgência do Hospital Alcides Carneiro vence no dia 11 deste mês.


Menina de 9 anos é vítima de estupro em São José do Vale do Rio Preto, RJ


Pai é acusado de cometer o crime a Polícia civil vai abrir inquérito.

Uma menina de 9 anos foi vítima de estupro em São José do Vale do Rio Preto, Região Serrana do Rio. O acusado de cometer o crime é o pai da criança. A descoberta foi feita na noite desta quarta-feira (5) pela mãe da menina que chegou a brigar fisicamente com o marido. Ele conseguiu fugir em seguida. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil (PC) do município e foi registrado na 104ª Delegacia de Polícia, no Centro.

De acordo com o inspetor Otávio Eiras, a mãe da menina declarou que o marido estava alcoolizado quando cometeu o crime e que ao chegar em casa na noite desta quarta, notou a presença de sangue na região íntima filha que estava no banho. Ainda segundo o boletim de ocorrência, ao questionar o que havia acontecido, a menina acabou contando a mãe que foi abusada pelo pai. Ao tirar satisfação com o marido, acabou sendo agredida. Segundo informações, os vizinhos não teriam feito nada por achar que era uma briga de casal.

A mãe da menina acionou a Polícia Militar (PM) que chegou a fazer uma busca no local, mas não encontrou o acusado. A criança de apenas 9 anos de idade foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Teresópolis, Região Serrana do Rio, onde fez o exame de corpo de delito, que comprovou o abuso. A vítima foi encaminhada ao Hospital Fundação Maternidade Santa Teresinha onde, segundo a polícia, teria passado por uma sutura na região íntima. A criança continua no hospital em observação e o caso está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar da cidade.

Segundo informações da polícia, a mãe e a menina são naturais de Linhares, no Espírito Santo, e querem retornar à cidade natal. O casal está junto há 10 anos, mas há um ano e meio mora em São José. Na manhã desta quinta-feira (6), a mãe deve retornar a DP para prestar depoimento. Segundo ela, o marido já tem histórico de agressão. O suspeito ainda não foi encontrado. A PC vai abrir um inquérito e denunciar o acusado por crime de estupro de vulnerável


Colaboradora:Andressa Canejo

Polícia do RJ investiga ferimentos em criança internada em estado grave

Caso ocorreu em Guapimirim, na Baixada Fluminense, no domingo (2).


A Polícia Civil investiga o caso de uma criança, de 2 anos, que foi internada em Guapimirim, na Baixada Fluminense, no domingo (2), com as duas pernas quebradas e marcas de queimaduras de cigarro nas mãos. As informações foram confirmadas pelo Alan Luxardo, da 67ª DP (Guapimirim), que investiga o caso.
O delegado informou também que familiares da vítima, inclusive a mãe, já prestaram depoimento. Segundo a Prefeitura de Guapimirim, Lana Elias da Silva, está internada no Hospital municipal José Rabello Melo. A menina, que respira com ajuda de aparelhos, tem mordidas e queimaduras de cigarro e está com o fêmur e a tíbia quebrada.

LUTA PELA COMUNIDADE E PATRIMÔNIOS PÚBLICOS FAZ AMAGG RECEBER HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL


 AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani recebeu, ontem, um justa homenagem na Câmara Municipal de Teresópolis. A associação recebeu um “Voto de Congratulações” pelo empenho da entidade na defesa dos interesses do bairro, pela promoção de diversos projetos sociais que beneficiam a comunidade carente da Granja e da Pedreira, e também pelas ações em defesa dos patrimônios culturais e turísticos, como o Quiosque das Lendas (Mirante da Granja) e o Lago Iacy.
Estiveram presentes na homenagem do Legislativo o presidente da AMAGG, Armindo Coelho e os diretores Leonardo Calazans, Magal e Ivan e Fernando, este último também ex-presidente da associação.   A homenagem a entidade partiu do vereador Fabinho Filé.
“O líder comunitário é o indivíduo que conhece a comunidade e identifica problemas procurando dar encaminhamentos para resolvê-los: O líder é, acima de tudo, a pessoa que dedica parte do seu tempo sem remuneração em diversas atividades, visando o bem estar social. Portanto é justo que seja reconhecido e homenageado”, discursou o Vereador Fabinho Filé.
O vereador Da Ponte e o Presidente da Câmara, Mauricio Lopes, também destacaram a atuação da AMAGG, no sentido de buscar as melhorias para a comunidade do bairro da Granja Guarani, principalmente com relação aos Patrimônios Históricos Tombados.
Falando pela associação, o diretor de Comunicação da AMAGG, Leonardo Calazans, destacou que, além do árduo trabalho voluntário da diretoria, a associação somente tem obtido êxito em suas iniciativas devido a importante participação de colaboradores da entidade, muitos deles moradores de outros bairros e, também dos próprios integrantes da comunidade que não medem esforços para ver a Granja Guarani e a Pedreira com melhores condições de vida. Além disso, Leonardo recordou o apoio incondicional dos comerciantes do bairro e de outras localidades de Teresópolis, além de vários empresários e profissionais liberais que dão apoio material e logístico às ações sociais desenvolvidas pela associação.
“Não vejo como algo individual. Dedico a toda Diretoria que se destaca por relevantes serviços prestados à nossa comunidade. Ao Magal, Armindo, Fernando, Ivan que estão aqui presentes e todos os Diretores da AMAGG. Esta Homenagem me faz sentir como se estivesse representando todos os moradores da minha comunidade pela luta com nosso Quiosque das Lendas, Lago Iacy  e Projeto Social Lutando Pelo Bem, pois Teresópolis tem tudo para ser uma Campos do Jordão no Estado do Rio de Janeiro, só depende de nós. A nossa entidade representa cerca de 5 mil pessoas, uma comunidade que merece ser valorizada”, ressaltou o diretor Leonardo Calazans.
Além de agradecer a homenagem, a direção da AMAGG ressaltou a parceria com o Poder Público de Teresópolis (Prefeitura e Câmara Municipal) que tem dado excelentes resultados, como o início da revitalização do Mirante e as obras de reurbanização do Lago. Essa parceria, no entender da AMAGG, somente resulta em ações positivas a partir do momento em que a entidade mostra credibilidade ao pleitear suas reivindicações.
O momento também foi de apresentação de novas reivindicações. A direção da AMAGG solicitou da Câmara apoio ao empenho da entidade na busca de patrocínios para os projetos culturais e esportivos desenvolvidos na Granja, como Lutando pelo Bem (Jiu-Jitsu), escolinha de futebol do União Futebol Clube e as aulas teatrais ainda desenvolvidos com muito pouca estrutura.
Ao final, a associação pediu apoio dos parlamentares nas negociações já iniciadas com a prefeitura visando a doação de uma área pública existente no bairro para que a AMAGG possa construir sua sede própria. O local hoje é tomado por uma pequena praça pública que não vem cumprindo sua função social. Com a sede, a associação pretende desenvolver novos programas sociais e profissionalizantes para a comunidade carente do bairro, além de dotar a Granja Guarani de um local adequado para velórios, outra antiga reivindicação dos moradores.  
Cesar Rodrigues
Jornalista-Colaborador da AMAGG