sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Magé permanece em Estágio de Atenção nesta sexta-feira (28)

São 10 pluviômetros automáticos instalados pela cidade, que enviam dados em tempo real para a Defesa Civil.

magé
Nesta sexta-feira (28) a cidade de Magé permanece em Estágio de Atenção, segundo o último boletim do clima da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
De acordo com os dados do Centro de Monitoramento do órgão municipal, a previsão para amanhã é de 4mm de chuva com possibilidade de ocorrência de 84%, terá sol com pancadas de chuva, muitas nuvens à tarde, e à noite, tempo firme. A temperatura máxima será de 26°C e mínima de 21ºC.
O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil passou do Estágio de Vigilância para o Estágio de Atenção na manhã de hoje, com o aumento do volume de chuva para Magé que passou de 20 para 40 milímetros, nível considerado moderado a forte, na escala do radar da Estação Meteorológica do Sumaré.
São 10 pluviômetros automáticos instalados pela cidade, que enviam dados em tempo real para a Defesa Civil. Nas últimas 24h o primeiro e sexto distritos foram as regiões da cidade que apresentaram os maiores índices pluviométricos. Em Magé choveu 94 milímetros nesse período, enquanto no distrito de Vila Inhomirim o volume registrado foi de 51 milímetros, no mesmo intervalo. Durante o dia as ocorrências registradas pela Defesa Civil foram de pequenos deslizamentos e alagamento em pontos isolados.
“A Rua Alexandre Repani em Magé foi um local onde registramos alagamento e algumas localidades tiveram pequenos escorregamentos de terra provocados pelo solo encharcado. Mas nenhum é significativo e oferece risco. Todo nosso efetivo está de plantão e nossas viaturas estão circulando todos os distritos”, avisa Gilber Câmara, coordenador de Proteção e Defesa Civil de Magé.
Assim que foi identificado o acúmulo de chuva para a cidade, a Compdec iniciou o protocolo de prevenção. Os moradores das áreas de risco foram informados, via SMS, sobre a situação. Agentes que estavam de folga estão atuando nas ruas e na base montada no Centro de Monitoramento da Defesa Civil de Magé, que fica em Fragoso, no sexto distrito.
“As comunidades das áreas de risco onde ficam as sirenes, devem estar alertas que no caso da sirene tocar, e podem se dirigir ao ponto de apoio mais próximo”, alerta o coordenador, que também ressalta que toda a população deve ficar atenta e em especial os moradores das áreas de risco.
Qualquer dúvida ou ocorrência o cidadão pode ligar para 199 ou para a Central de Monitoramento da Defesa Civil de Magé 2739-4512.

Pai é preso em Teresópolis, RJ, por abusar sexualmente da filha

O pai de uma menina de 12 anos foi preso no final da noite desta terça-feira (25) após ter abusado sexualmente da própria filha no bairro São Pedro, em Teresópolis, Região Serrana do Rio. Segundo informações da Polícia Civil, o caso chegou até a delegacia após a menina contar no colégio que o pai a obrigava a ter relações sexuais. O homem de 35 anos foi preso na Rua Filieuterpe.
De acordo com Heberth Tavares Cardoso, delegado titular da 110ª DP, O conselho Tutelar tomou conhecimento do caso e a menina passou por exames de corpo de delito no Instituto Médico legal (IML) da cidade, onde foi confirmada a violência sexual.
"Ele é pai biológico da menina e a família vivia um inferno. A filha era violentada e obrigada a ter relações sexuais quando a mãe saía para trabalhar. Ele estava desempregado e era usuário de drogas", afirmou o delegado. O suspeito continua preso na 110ª DP e será transferido para o Complexo Penitenciário de Bangu.

Calouros de faculdade arrecadam brinquedos em Teresópolis

Produtos podem ser doados até 5 de dezembro em diversos pontos.Iniciativa é de alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Calouros de Teresópolis arrecadam briqnuedos (Foto: Divulgação/Unifeso) Os calouros dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) em Teresópolis, Região Serrana do Rio, estão promovendo a campanha “Natal Solidário”, que vai arrecadar, até 5 de dezembro, brinquedos para serem doados a instituições de caridade do município. A iniciativa faz parte do projeto 'Calouro Solidário', com a participação do Banco de Talentos, criado em 2003. Com o lema “Transforme brinquedos em sorrisos”, a campanha tem como objetivo despertar no estudante o seu compromisso com o exercício da cidadania e sensibilizar para a questão da responsabilidade social.

A atividade faz parte da integração dos estudantes novos, e está inserido nas Atividades Complementares dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis. Qualquer pessoa pode participar da iniciativa doando quantos brinquedos quiserem. Em Teresópolis, os produtos podem ser entregues na Academia RV, Altezza Jóias, Ana Presentes, Clube Comary, Ortopedia São José e na própria Unifeso. Também há pontos de arrecadação no município de São José do Vale do Rio Preto, na Academia Black River, Carffur Materiais de Construção, Colégio Cinecista, Mercado Couto e Sunflower.

O projeto 'Calouro Solidário' acontece em todo início de ano letivo quando os estudantes que acabaram de ingressar na instituição são recepcionados com o tradicional trote. A ideia é evitar a violência e incentivar a integração saudável entre calouros e veteranos. Ao final do ano, eles retornam com a campanha do 'Natal Solidário' para arrecadar brinquedos. As atividades de cunho social são desenvolvidas durante todo o ano letivo.

Em 2006, o projeto recebeu diploma da Fundação Educar Dpaschoal, por ter realizado ações socialmente responsáveis, contribuindo para o fortalecimento da consciência e da cidadania em todo o Brasil. Várias instituições e comunidades de Teresópolis já foram beneficiadas com essas atividades.

 

Rio transborda em Petrópolis, RJ, e Inea emite alerta máximo

Em 30 minutos de chuva, o Rio Quitandinha deixou lojistas ilhados.

rio_quitandinha

O Rio Quitandinha transbordou  em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Em apenas 30 minutos de chuva, o trecho na altura da Rua Coronel Veiga, no Centro da cidade, ficou completamente tomado pelas águas, impedindo o trânsito no local e ilhando os lojistas.
Os veículos que passavam pelo local no momento do transbordamento tiveram que buscar alternativas, como o posto de gasolina que fica a um nível mais alto que o do rio. Não há informações sobre outros pontos com alagamento.
A defesa Civil do município informou, que oito sirenes de alerta foram acionadas às 15h44 por conta das fortes chuvas. O alerta foi dado nas localidades do Independência, Taquara, Siméria, Duques, Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo e Amazonas. “Os moradores de áreas de risco dessas regiões devem sair de casa imediatamente e procurar um local seguro, como casas de amigos ou parentes que não fiquem em áreas de risco ou pontos de apoio”, ressalta a nota da DC.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já informou estado de alerta máximo e o índice pluviométrico atingiu 46 milímetros (mm) em um intervalo de uma hora no bairro Quintandinha.
bingen
O vendedor de uma das concessionárias da Rua Coronel Veiga, Jair Fragoso, de 36 anos, reclama dos constantes episódios de transbordamento do rio. “Hoje, mais uma vez, bastou meia hora de chuva para que o rio enchesse”, lamentou o comerciante que reigistrou a situação no local.
No bairro Bingen, o rio também tranbordou na tarde deste sábado deixando muitos carros em meio ao alagamento. Os outros rios da cidade estão em estado de atenção, segundo o Inea.
Fonte: G1

Cerca da metade dos idosos no mundo não recebe aposentadoria

Maioria não tem renda garantida e são obrigadas a seguir trabalhando.OIT estudou 178 países para a elaboração do documento.

GNews - Aposentadoria (Foto: globonews)Cerca de metade das pessoas na idade de se aposentar no mundo não recebe nenhum tipo de pensão, e esta é deficitária no caso de 52% que a recebem, alerta um documento da Organização Mundial do Trabalho (OIT) publicado nesta terça-feira (30).
A maioria das pessoas idosas não tem renda garantida e são obrigadas a seguir trabalhando, com frequência em condições precárias, com baixos salários, segundo a OIT, que estudou 178 países para a elaboração deste documento.
No total, 45 países alcançaram uma taxa de cobertura de 90% e mais de 20 países em desenvolvimento conquistaram regimes de aposentadoria universais ou quase.
"Vários países em desenvolvimento ampliaram muito seus regimes de aposentadoria", lembra Isabel Ortiz, diretora do Departamento de Proteção Social da OIT, para quem é uma tendência muito positiva.
"Mas a garantia de que receberão aposentadorias suficientes é tão importante quanto a ampliação da cobertura. Os homens e mulheres idosos têm o direito de se aposentar com dignidade, sem cair na pobreza. É um problema que afeta a todos", adverte.
Na Europa, o corte das ajudas sociais no âmbito das políticas de austeridade orçamentária "contribuiu para aumentar a pobreza e a exclusão social", afirma o documento.
Na União Europeia, atualmente 123 milhões de pessoas são afetadas por estes cortes, 24% da população.
"Os avanços registrados pelo modelo social europeu (...) foram minados pelas reformas de ajuste a curto prazo", denuncia o documento.
Por sua vez, ressalta os avanços realizados na China, onde a cobertura de aposentadoria passou de 25% da população a mais de 70% entre 2000 e 2012.
A parte do gasto público consagrado à aposentadoria representa de 0% a 2% do PIB nos países de baixa renda, enquanto chega a 11% nos países da Europa Ocidental.

 

Termina nesta sexta prazo para pagamento da 1ª parcela do 13º

A segunda parcela deve ser depositada até o dia 19 de dezembro.A primeira parte representa metade do salário que o funcionário ganha.

Compras de Natal (Foto: Reprodução/TV Globo)
Consumidor não deve gastar todo o 13º
em compras de Natal (Foto: Reprodução/TV Globo)
Termina nesta sexta-feira (28) o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários o adiantamento da primeira parcela do 13º salário. A segunda parcela, por sua vez, precisa ser depositada na conta dos trabalhadores até o dia 19 de dezembro, prevê a legislação. Aqueles que pediram o adiantamento do 13º nas férias, contudo, não recebem a primeira parcela agora (pois já receberam), apenas a segunda. A primeira parte representa metade do salário que o funcionário ganha.
O pagamento do 13º salário é feito com base no salário de dezembro, exceto no caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou percentagens – nesse caso, o 13º deve perfazer a média anual de salários. Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. No caso de ser apenas em uma única vez, o pagamento deve ter sido feito até esta sexta.
O Imposto de Renda e o desconto do INSS incidem sobre o 13º salário. Os descontos ocorrem sobre o valor integral do 13º salário na segunda parcela. O FGTS é devido tanto na primeira como na segunda parcela.
 O pagamento do 13° salário deve injetar R$ 158 bilhões na economia, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O número de pessoas com direito ao benefício soma 84,7 milhões, dos quais 61,4% são empregados formais (52 milhões de pessoas) e 38,6% (32,7 milhões) são aposentados ou pensionistas da Previdência Social.
Quem tem direito
Têm direito ao 13º salário todos os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, urbano ou rural, avulso e doméstico, além dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Os trabalhadores que possuem menos de um ano na empresa também têm direito ao 13º salário. Nesse caso, o pagamento será proporcional aos meses em que tenham trabalhado por mais de 15 dias. Por exemplo, um empregado que trabalhou por seis meses e 15 dias deverá receber 7/12 de seu salário a título de 13º.
Caso o empregador não respeite o prazo do pagamento, será autuado no momento em que houver fiscalização, o que gerará uma multa.
As horas extras e o adicional noturno geram reflexos no 13º salário e devem incidir na base de cálculo dessas verbas. Gorjetas e comissões também devem entrar na base de cálculo do 13º salário, assim como adicionais de insalubridade e de periculosidade. Já as diárias de viagem só influem na base de cálculo do 13º se excederem 50% do salário recebido pelo empregado.
As faltas não justificadas pelo empregado, ocorridas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de cada ano, serão consideradas para desconto. Caso sejam superiores a 15 dias dentro do mesmo mês, o empregado perderá o direito a 1/12 do 13º salário.
O empregado afastado por motivo de auxílio-doença recebe o 13º salário proporcional da empresa até os primeiros 15 dias de afastamento. Já a partir do 16º dia, a responsabilidade do pagamento fica a cargo do INSS. Funcionárias em licença-maternidade também recebem 13º salário. Dessa forma, o empregador efetuará o pagamento integral e/ou proporcional (quando admitidas no decorrer do ano) do 13º salário.
O trabalhador temporário tem direito ao 13º salário proporcional aos meses trabalhados.
Já o estagiário, como não é regido pela CLT e nem é considerado empregado, a lei que regula esse tipo de trabalho - 11.788/08 - não obriga o pagamento de 13º salário.
O empregado despedido com justa causa não tem direito ao 13º salário proporcional. Se a rescisão do contrato for sem justa causa, o 13º deve ser pago de maneira proporcional, na base de 1/12 por mês, considerando-se como mês integral aquele que ultrapassar 15 dias de trabalho.
Domésticos
Com a regulamentação da legislação trabalhista para funcionários domésticos, eles também devem receber o 13º. Na segunda parcela, no pagamento dos outros 50% do salário, são acrescidas as médias das horas extras trabalhadas. Supondo-se que o empregado realizou 200 horas extras de janeiro a novembro, divide-se 200 por 11 (meses) e chega-se à média de 18,18 horas por mês. Então calcula-se o valor da hora extra trabalhada, que se refere ao salário do empregado dividido por 220 horas, que é a jornada mensal prevista na lei. Como a lei prevê que é preciso pagar um adicional de 50% sobre o valor da hora extra trabalhada, é necessário multiplicar esse valor por 1,5.
Cautela nos gastos
De acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do Portal Meu Bolso Feliz, 80% dos consumidores pretendem gastar parte ou todo o seu 13º salário em compras de Natal. Somente 46% entre os que não vão gastá-lo com as festas planejam poupá-lo ou investi-lo e 21% usarão o dinheiro para quitar dívidas e organizar finanças. "Este dinheiro que está 'sobrando' e que, frente às tentadoras promoções de Natal, acaba sendo usado para compras, poderia ser poupado e aplicado, virando um recurso para situações de emergência financeira ou mesmo para realizar um sonho a longo prazo", diz o educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli.
Para Vignoli, o ideal é que as compras de Natal caibam no orçamento de dezembro sem mexer no salário extra. Se não for possível, ele recomenda não gastar além de 20% do 13º.
De acordo com ele, aproveitar o 13º de forma inteligente não significa necessariamente abandonar as compras de Natal. "É possível gastar parte do valor em presentes e comemorações. O consumidor só precisa lembrar que, se possui dívidas, o melhor é quitá-las, garantindo uma maior tranquilidade financeira no ano que chega." Vignoli lembra que há IPVA, IPTU e material escolar a serem pagos no começo do ano e que podem ser quitados com a ajuda do 13º. “Então, antes de correr para o shopping, reserve a quantia necessária para cobrir essas despesas sazonais.”
G1

Formalizada Emenda Parlamentar para a construção do Centro de Referência para a Melhor Idade em Teresópolis

O presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Maurício Lopes (PSL), acompanhou o deputado federal Marcelo Matos (PDT) na formalização do pedido de Emenda Parlamentar no valor de R$ 1 milhão para a construção do Centro de Referência para a Melhor Idade em Teresópolis.
Em visita a vários Ministérios, em Brasília, o presidente Maurício Lopes e os vereadores Dr. Antônio Francisco (PP) e Luciano Ferreira (PSL), trabalham para conseguir mais verbas para a cidade.

Emenda Parlamentar foi resultado de reunião em Teresópolis

Com a intenção de realizar trabalhos com o apoio do mandato do deputado federal Marcelo Matos, o presidente, Maurício Lopes, viabilizou o encontro entre Matos e o prefeito Arlei Rosa, no dia 10 de novembro. Matos conquistou mais de dois mil votos na cidade.
O presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social Dr. Antônio Francisco (PP) e o vereador Dr. Carlão (PMDB) também participaram da reunião.
A primeira ação definida na reunião foi colocar em pauta a Emenda Parlamentar destinada à Secretaria Municipal de Saúde para a construção de um Centro de Referência para o Idoso, com atendimento de atenção à saúde e espaços destinados à assistência social, oficinas, lazer e apoio familiar.