terça-feira, 15 de julho de 2014

Câmara Municipal de Teresópolis realiza Sessão Solene



A Câmara Municipal de Teresópolis marcou o aniversário de 123 anos de emancipação político-administrativa do Município, com muita emoção na Sessão Solene, no dia 05 de julho.
Uma noite de festa no Teatro Higino, cujo palco foi o cenário para a entrega das homenagens a quem ajudou a alavancar o Município e a sociedade. Vereadores, autoridades, amigos e familiares acompanharam a Sessão dedicada à entrega do Título Honorário de Cidadão Teresopolitano e Medalha George March.
Muitos da área de saúde, advocacia, segurança, do meio empresarial, líderes religiosos e comunitários. Quem brilhou no Teatro Higino foram as 29 pessoas condecoradas com o Título Honorário de Cidadão Teresopolitano e os 13 teresopolitanos que receberam a Medalha George March.  
“Todos os agraciados são pessoas que em suas respectivas áreas de atuação e na trajetória de suas vidas, ganharam o reconhecimento e o respeito dos pares, dos amigos e daqueles que, de alguma forma, tiveram relação com o objeto de sua ação e de seus serviços. São pessoas que não se ocuparam apenas em crescer profissionalmente, mas objetivaram também o desenvolvimento da cidade”, ressaltou o presidente da Câmara, Maurício Lopes (PSL).
O público se emocionou em vários momentos. Em um deles, o senhor Américo Freitas da Silva, 98 anos, após receber a Medalha do vereador Fabinho Filé (PMDB), recusou ajuda para descer as escadas do palco e foi aplaudido pelo público.
O vereador Dr. Carlão (PMDB), em discurso representando todos os vereadores, evidenciou o mérito das homenagens. “Em verdade a honra não está no fato de receber a honraria, mas sim, na luta que realizam para merecê-la.”
O prefeito Arlei Rosa também deu ênfase ao trabalho de cada um em prol de Teresópolis e parabenizou a todos que receberam as homenagens.
Outro momento emocionante foi na entrega da Medalha George March ao professor Lisardo, quando o mestre de cerimônia Eloy Decarlo se comoveu ao ler o seu histórico de trabalho dedicado à terceira idade, principalmente ao grupo de senhoras em pós-operatório de cirurgia de câncer de mama.


Teresópolis oferece aulas de ginástica para a Melhor Idade



Exercícios têm como principal objetivo melhorar a qualidade de vida, através do fortalecimento das articulações (Foto: Jeferson Hermida)
Exercícios têm como principal objetivo melhorar a qualidade de vida, através do fortalecimento das articulações (Foto: Jeferson Hermida)
Nem o frio do inverno teresopolitano afasta o pessoal da melhor idade das aulas de ginástica e alongamento. Na ultima sexta-feira, 11, cerca de 30 alunos compareceram às atividades, coordenadas pelo professor Luiz Lisardo, no Ginásio Pedrão, na Várzea. Promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, os exercícios têm como principal objetivo melhorar a qualidade de vida, através do fortalecimento das articulações.
De acordo com o professor Luiz Lisardo, com a melhor idade é necessário adaptar alguns exercícios para que os alunos se sintam bem ao praticar. “Quem pratica qualquer atividade física deve se sentir bem enquanto realiza o exercício. Mesmo na primeira, segunda ou terceira idade o exercício deve trazer uma sensação boa para quem pratica. Se a pessoa sentir dor ou desconforto, o exercício deve ser parado na mesmo hora. Por isso, para os meus alunos tenho que mudar muita coisa, mas é gratificante. Eles são ótimos e já estão acostumados. Às vezes, pessoas mais novas que vêm fazer nosso exercício da terceira idade não aguentam”, brincou Lisardo.
Aos 83 anos, dona Maria Inácia é sempre a primeira a chegar às aulas. Mesmo morando em Vargem Grande, no 3º Distrito, ela não deixa de participar. “Eu tinha muito câimbra e não tenho mais. Sentia dormência nas mãos e nos pés e agora já não sinto. Eu gosto muito de vir pra cá, gosto muito do professor, que é uma ótima pessoa e muito atencioso com todos nós. Por isso a gente faz o sacrifício e vem”, disse dona Maria Inácia.
Para seu José Lopes é importante se manter sempre em atividade, mesmo aos 83 anos de idade. “A gente tem que estar sempre fazendo algum tipo de exercício. Fazer alguma coisa para melhorar o astral. Eu frequento por isso”, completou.
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer também oferece hidroginástica e dança sênior para a Melhor Idade. Os interessados podem se inscrever nas atividades na sede da Secretaria, no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Várzea), basta apresentar atestado médico, tipo sanguíneo e cópias da certidão de nascimento ou da carteira de identidade e do comprovante de residência, além de duas fotos 3×4.


Por Heliny Quintanilha