Técnicos da Emater realizam capacitação para agricultores de Magé
A produção de flores e a arte floral surgem como nova alternativa de geração de renda e trabalho para as mulheres rurais de Magé, na Região Metropolitana. Tradicional na produção de olerícolas, o município descobre mais uma vocação na floricultura tropical e no cultivo de plantas ornamentais.
Agricultores familiares já participaram de curso de capacitação em tecnologia de produção de flores tropicais, ministrado por técnicos da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e coordenado pelo programa Florescer, da Secretaria de Agricultura.
Com apoio da prefeitura municipal e da Associação de Pequenos Produtores de Cachoeira Grande, o treinamento apresentou desde o panorama do setor, com abordagem das oportunidades nos mercados nacional e internacional, às técnicas de cultivo, incluindo manejo, controle de pragas e doenças, pós-colheita e classificação.
- O curso faz parte das ações dos programas Florescer e Rio Rural no município, desenvolvidas desde o início de 2013. Um diagnóstico de campo apontou a viabilidade da atividade na região, com condições de clima e solo favoráveis - disse Nazaré Dias, coordenadora do Florescer.
Para Maria de Lourdes Figueiredo, produtora de hortaliças e feijão, a capacitação abriu novos horizontes.
- Conheci o quanto este setor pode ser lucrativo. Recebi incentivos para ampliar a área plantada - afirmou Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário