quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Horta na escola’ faz a festa da colheita agrícola em Magé

Promover hábitos de alimentação saudáveis é uma das diretrizes do projeto.

09
Os alunos da Escola Municipal Getúlio Vargas, em Cachoeirinha, fizeram a festa  para a colheita do projeto Horta Escolar. A unidade ensino, localizada no distrito agrícola de Magé, é a terceira a receber o projeto e promove oficinas que resgatam a tradição e vocação local para a agricultura. Com a participação dos pais e professores, eles apresentaram músicas, poemas e interpretaram contos inspirados nos alimentos.
Ferramenta de incentivo e valorização do produtor rural, o projeto é fruto da parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Agricultura Sustentável. A professora da oficina, Vanessa Paiva, declarou que “a ação vem valorizar o trabalho do agricultor e a criança se sente mais motivada por acompanhar o processo do plantio, cuidados e vê o resultado. Além de promover os hábitos de alimentação saudável”.

Os alunos das duas unidades – as instalações também abrigam a creche municipal Lar de Mãezinha – participaram do plantio da horta e das mudas de árvores ornamentais e frutíferas, nas oficinas realizadas em conjunto com o aprendizado em sala de aula. Segundo a diretora, Zely Araújo, são 282 estudantes da creche ao 9º ano do Ensino Fundamental envolvidos no projeto.
“Sempre tivemos horta aqui, mas quando chega o final do ano o sol acaba queimando o que plantamos. Agora nós contamos com o apoio do Leandro [Gomes, técnico agrícola do Departamento de Nutrição Escolar, responsável pelo Projeto Horta Escolar] que nos ensinou como cuidar corretamente, a compostagem e montamos o minhocário para a produção do adubo orgânico”, explicou a diretora que está na E. M. Getúlio Vargas há 34 anos.
654
A uva foi a solução para manter a horta, a parreira será responsável para dar sombra e com o acompanhamento e instruções corretas a unidade escolar manterá o projeto. Com a ajuda da Diretoria de Paisagismo do município foram plantados dois pés de aipim e dois de palmito pupunha, que fazem parte da plantação que tem couve, pimenta, cenoura, repolho, almeirão, alecrim, berinjela, medicinais como capim limão e erva cidreira, romã, acerola, pimentão, tomate, alface, chuchu e hortelã-pimenta. Para colorir os jardins roseiras de cores variadas, 40 thumbérgias, quatro crótons e dois ipês amarelos.
Na festa da colheita, a secretária de Governo Sônia Sthoffel prestigiou a apresentação dos alunos e elogiou a iniciativa. “Fico muito feliz com tudo isso e temos mesmo que investir nas crianças que são o futuro de Magé. Vemos os professores e a diretora, que quando se todos se empenham é possível construir a cidade que sonhamos e assim alcançamos nossos objetivos”, ressaltou a secretária parabenizando o trabalho desenvolvido na unidade de ensino. Ela também foi presenteada com um buquê de tomates e os alunos levaram para casa o que colheram.
00
Alunos se tornam multiplicadores
Promover hábitos de alimentação saudáveis é uma das diretrizes do projeto. Além de levar os produtos para consumir em casa, a intenção é passar o que aprendem na escola para os pais e responsáveis.
“Você tem um pedaço de terra em casa, faça uma horta, é uma prática que ajuda a melhorar a qualidade de vida de sua família. Estamos num distrito agrícola e temos que aproveitar que nossa terra é fértil. Vamos plantar, respeitar a natureza e preservar o meio ambiente”, finalizou o diretor de Paisagismo , Manoel Roberto Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário