Córrego do Príncipe recebe alargamento de pontes e construção de galerias e barragens
Ao longo da Estrada José Gomes da Costa Júnior já foram construídas galerias, com paredes de concreto e degraus que diminuem a velocidade da água. Escavadeiras hidráulicas auxiliam homens do Inea no alargamento das margens do rio, bem como na construção das galerias. No Campo Grande, serão construídas barragens que visam conter o grande volume de água no período de verão, evitando assim novos desastres.
As galerias na altura da Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida, na Posse, já foram finalizadas. O bairro também está recebendo a reconstrução de pontes de acesso, destruídas pela força das águas. Em Campo Grande, uma nova ponte, executada dentro das mais modernas técnicas de construção, já foi finalizada para facilitar o acesso dos moradores da comunidade de Iconha.
Ao longo das margens do Córrego do Príncipe já está sendo feito o trabalho de reurbanização. Mudas de árvores, flores e gramado estão sendo colocados para compor o parque fluvial que fará parte da nova paisagem do local.
As obras nos bairros da Posse e Campo Grande fazem parte do “Projeto Rios da Serra: Teresópolis. Obras de Controle de Cheias nos rios Príncipe e Imbuí”. O objetivo é amenizar impactos ocorridos pelas chuvas em janeiro de 2011, incluindo a construção de um parque fluvial às margens dos rios Príncipe e Imbuí. O parque vai proporcionar a preservação ambiental do local, assim como das margens do rio, pois investe no reflorestamento e na recuperação da faixa marginal; facilita o escoamento das águas pluviais; e também contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, proporcionando uma opção de lazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário