O secretário Gustavo Tutuca, participou nesta terça-feira (30/7) da inauguração do centro cirúrgico do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no centro do Rio de Janeiro. O serviço começa a funcionar nesta quinta-feira (1/8), mas as primeiras consultas ambulatoriais são realizadas desde o dia 24 de junho.
A unidade, que atenderá exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é o primeiro centro voltado para o tratamento de doenças do cérebro do Brasil. A instituição contará com tecnologia de ponta e os melhores cirurgiões do país.
O governador Sérgio Cabral, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, participaram da cerimônia.
O novo hospital, que contou com investimento de cerca de R$ 80 milhões do Governo do Estado, concentrará o tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico, como tumores e doenças vasculares e degenerativas. Contando com quatro centros cirúrgicos e mais de 200 leitos – para internação, UTI e estabilização – a unidade de saúde realizará de oito a dez cirurgias por dia, garantindo assim uma das maiores produções do país neste tipo de procedimento. O complexo que compreende o instituto e o Hospital Estadual Anchieta, no Caju, conta com 44 leitos de UTI e outros 56 de retaguarda (enfermaria) nesta primeira fase. Serão construídos ainda outros 100 novos leitos na segunda fase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário