Ipem começa aferição de taxímetros: problemas
O primeiro dia de trabalho do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) para aferição de taxímetros na cidade terminou antes da conclusão dos serviços. Todos os veículos com placas finalizadas em 0 e 1 deveriam ter passado pela equipe, mas pelo menos 30 ficaram de fora da inspeção. Eles devem ser atendidos nesta terça-feira, junto com os táxis com placa finalizadas em 2 e 3.
De acordo com a Associação de Taxistas do município, 535 carros deverão passar pelo procedimento até o fim da semana “Esperamos que o Ipem aumente o número de funcionários nos próximos dias. Só assim será possível concluir o trabalho dentro do calendário previsto”, alertou o vice-presidente da Associação de Taxistas de Petrópolis, Evandro José de Oliveira.
A nova tarifa foi estabelecida por decreto municipal e começou a valer dia primeiro de janeiro. O aumento da bandeirada (tarifa oficial) foi de 12% passando para R$ 4. Desde então, os taxistas estão usando uma tabela para a cobrança da corrida. “No momento em que fazem a aferição dos taxímetros, os taxistas são obrigados a entregar a tabela”, explicou, lembrando que o selo que confirma a vistoria fica visível no vidro do carro.
A aferição está sendo realizada no Parque Cremerie, situado à Estrada da Independência, no bairro Independência. No dia da verificação, os taxistas devem apresentar o último certificado Ipem-RJ (2012); Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV 2012 ou 2013); Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 37,50, devidamente quitada; e Certificado de Segurança Veicular, para veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV), dentro da validade e com foto do veículo. De acordo como Ipem, o atendimento no município só poderá ser realizado aos permissionários que efetuaram a verificação do exercício de 2012. Os demais deverão comparecer à regional do Ipem de Duque de Caxias, localizada na Rua Ceará, Vila Operária, Xerém, de segunda a sexta-feira, de nove às 12h ou de 13h às 17h. Já o pedido de prorrogação do prazo poderá ser solicitado durante a execução da mudança de tarifa no local de atendimento, mas o mesmo não autoriza o permissionário a angariar passageiro sem a verificação do taxímetro.
Confira abaixo o calendário da mudança de tarifa:
Dia 20/05 – placas finalizadas em 0 e 1
Dia 21/05 – placas finalizadas em 2 e 3
Dia 22/05 – placas finalizadas em 4 e 5
Dia 23/05 – placas finalizadas em 6 e 7
Dia 24/05 – placas finalizadas em 8 e 9.
Nenhum comentário:
Postar um comentário