sábado, 5 de janeiro de 2013


Produtores gourmets criam polo cervejeiro em

 Nova Friburgo
Circuito que reúne fabricantes de rótulos artesanais da cidade deve sair do papel em abril deste ano

Tradicionalmente conhecida pela indústria têxtil, Nova Friburgo está prestes a ganhar um novo rótulo: o de produtora de cervejas gourmets e artesanais. Segundo o presidente do Convention & Visitors Bureau e sócio do restaurante Trilhas do Araçari, Flávio Stern, a ideia é criar um polo cervejeiro reunindo os pequenos produtores e oferecer ao público novas razões para visitar a cidade: degustações, cursos de fabricação personalizada de cerveja e visitas às fábricas.
O projeto foi batizado de Circuito Bier Gourmet, e a expectativa é que os fabricantes estejam organizados e prontos para receber visitantes na segunda quinzena de abril.
— Em 1970, já havia um fabricante de cerveja artesanal em Mury. Há mais ou menos 10 anos, notamos uma mudança de perfil, uma reeducação no modo de beber. As pessoas deixaram de consumir em quantidade, optando pela qualidade. Em Friburgo, temos quatro fabricantes muito tradicionais: o Ranz Bier, o Braün & Braün, o Barão e o Rock Valley, cada um produzindo cerca de três mil litros por mês — conta.
O Trilhas do Araçari começou a vender cervejas artesanais há um ano e tem até um rótulo especial: Sabores da Horta, com 7% de teor alcoólico, feito com coentro, gengibre e alecrim. Colonizada por suíços e alemães, Friburgo tem ainda diversos restaurantes onde se pode degustar pratos típicos acompanhados de cervejas geladas.
Jorge Bräuninger, proprietário do Braün & Braün e um dos primeiros na região a projetar um lugar especializado em cervejas, está animado com a iniciativa. Seu restaurante, com loja e delicatessen, tem 210 opções na carta, incluindo o rótulo próprio da casa, nos estilos pilsen e premium.


Fonte:globo.com/serra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário