Conar absolve 'caveiras' da Nova Schin
Consumidores consideraram campanha
desrespeitosa à vida e dotada de apelo
infantil; órgão não acatou as críticas
Na reunião realizada na última semana, o Conselho Nacional de Autorregulamentação
Publicitária (Conar) absolveu anunciantes em dois processos abertos a partir de
denúncias de consumidores. O primeiro deles envolvia o comercial “Caveirinhas”, criada
pela Leo Burnett Tailor Made para a Nova Schin. Nele, amigos se divertem tanto na praia
que decidem ficar ali para sempre – até se tornarem caveiras (assista abaixo).
Dois consumidores recorreram ao Conar alegando haver “desrespeito à vida”, além de
argumentar que a propaganda adotava linguagem (o uso de caveiras) que poderia ser
atrativa para crianças – algo proibido para comunicação de cerveja. Depois de aberto o
processo, mais dois consumidores se juntaram ao coro de indignados. O Conar
considerou as duas alegações improcedentes e arquivou o caso por unanimidade de
votos.
Gerou incômodo semelhante um comercial do Fiat Palio Adventure, também criado pela
Leo Burnett Tailor Made (via Agência Fiat). Numa das cenas de apresentação do veículo,
ele trafegava por uma praia. Consumidores alegaram, ao denunciá-la ao Conar, que
“veículos automotores não podem circular em faixa de areia, algo que pode deteriorar o
meio ambiente”. Em sua defesa, Fiat e Leo Burnett lembraram das brechas na legislação
que autorizam, sim, o tráfego em faixas de areia – e argumentaram que, em momento
algum, tiveram por objetivo estimular a degradação ambiental. Queriam apenas exibir o
veículo. O Conar acatou os argumentos e, por maioria de votos, arquivou o caso.
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