Mostra ficará em cartaz até dia 13 de agosto, na Casa da Memória.Público verá registros das passagens da Seleção Brasileira pela cidade.
Em época de Copa no Brasil, nada como rever as passagens da Seleção Brasileira pela cidade sede do grupo na Região Serrana do Rio. Está aberta ao público a exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’ que ficará em cartaz até 13 de agosto, no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso. Realizada pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a mostra faz uma viagem no tempo e mostra, através de imagens, documentos e objetos, as diversas passagens da Seleção Brasileira por Teresópolis.
“Teresópolis será a casa da Seleção Brasileira e o centro mundial das atenções. É nessa hora precisamos mostrar ao mundo nossa boa hospitalidade. Como contribuição dentro deste processo, a Secretaria de Cultura montou uma exposição especial, oferecendo aos teresopolitanos, e principalmente aos milhares de jornalistas e visitantes, um atrativo a mais durante a passagem por nossa cidade. São informações, objetos e curiosidades que mostram a importância de Teresópolis na preparação da nossa seleção ao longo das Copas. Vale a pena conferir, conhecer um pouco da extensa história da seleção na cidade e já entrar no clima da Copa do Mundo”, convida o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.
A exposição ocupa boa parte do primeiro andar da Casa da Memória, com painéis ilustrados, fotografias originais, documentos e objetos, narrando a trajetória da Seleção Brasileira em Teresópolis. A mostra conta desde a criação da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), passando pela transformação em CBF, as primeiras vindas da seleção a Teresópolis, a construção do Centro de Treinamento Heleno Nunes, na Granja Comary, e as delegações que passaram pela cidade desde então.
Em uma das salas, um vídeo especial está em exibição, onde podem ser vistos grandes momentos de atuação da Seleção Brasileira ao longo das Copas. Curiosidades a respeito da Seleção, das Copas do Mundo e do futebol em geral também serão abordadas na exposição, além de recortes de jornal, exemplares da Revista Placar de diversas épocas, álbuns de figurinhas e, é claro, a camisa da Seleção Brasileira.
A mostra é resultado de pesquisa da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, com orientação da chefe do Patrimônio, Regina Rebello, e supervisão do coordenador de exposições e designer gráfico, Ricardo Guarilha.
Exposição integra programação da Semana de Museus
Além de contribuir para a recepção dos muitos convidados que o município receberá neste período, a exposição representa também a participação de Teresópolis na 12ª Semana de Museus, que vai até domingo (18) com o tema ‘Museus: as coleções criam conexões’. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, este ano o evento reúne 4.268 atividades, promovidas em 1.337 museus e outras instituições culturais participantes.
Serviço:
Exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’
Local: Casa da Memória Arthur Dalmasso na Praça Balthasar da Silveira nº 91, Centro
Visitação: até 13 de agosto, de segunda a sábado, das 13h às 17h
Ingresso: Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário