Uma operação conjunta da Auditoria da Justiça Militar, da Corregedoria Interna da PM e a da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do Ministério Público estadual, na tarde desta segunda-feira, no BEP, a unidade prisional da Polícia Militar, em Benfica, na Zona Norte do Rio, encontrou 12 aparelhos de ar-condicionado, computador pessoal, quatro tablets, uma antena de TV por assinatura, celulares, 12 micro-ondas e outros eletrodomésticos escondidos, além de 70 latas de cerveja. A ação visava a apurar denúncias de irregularidades no BEP, onde já foram constatadas outras irregularidades e regalias nos últimos anos.
Na chegada da equipe da CSI ao BEP, por volta das 15h, os presos tentaram impedir a vistoria nas celas, ameaçando fazer um motim e tomar dois policiais como reféns. O Batalhão de Choque teve de ser acionado para garantir a inspeção. Ao todo, 120 policiais participaram da ação — 90 da Corregedoria, 30 da CSI. A maior parte do material apreendido foi encontrada dentro de fundos falsos nas celas ou em lixeiras.
- O intuito da reação dos presos foi retardar a entrada dos agentes. Com certeza, muita coisa foi escondida nesse meio-tempo. Alguns aparelhos de ar-condicionado estavam molhados, devido ao uso até pouco antes - contou o promotor Paulo Roberto Mello Cunha, da Auditoria da Justiça Militar.
Já a Polícia Militar informou, em nota, que "de acordo com o corregedor não houve motim algum. Nada foi retirado das instalações. A operação de revista ainda está em andamento".
Histórico de problemas
No início de dezembro de 2012, um relatório feito pela Vara de Execuções Penais do Rio (VEP) mostrou que os presos daquela unidade dispunham de 109 geladeiras, 52 microondas, 102 televisores, 63 cafeteiras, uma máquina de fazer frango assado, além de panelas elétricas, DVDs, CDs, rádios, aparelhos de som e até máquinas de lavar.
Fonte: O Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário