A Policlínica Municipal de Santo Aleixo, nova unidade da rede municipal de saúde de Magé, inaugurada nesta quarta-feira, 15, foi adquirida pela prefeitura e reformada com o objetivo de funcionar como uma estrutura de retaguarda, oferecendo suporte para internação dos pacientes dos hospitais da cidade.
Segundo o secretário de Saúde, Sidney Cerqueira Couto, os pacientes vão encontrar o atendimento de clínica médica e pediátrico de emergência. A policlínica também conta com centro cirúrgico para realizar procedimentos de baixa e média complexidade, ou seja, cirurgias mais simples e previamente agendadas pela rede de saúde, tais como intervenções ortopédicas e ginecológicas.
Na área de internação, são oferecidos 50 leitos em oito enfermarias. Para garantir autossuficiência, a unidade conta com farmácia própria, eletrocardiograma, raio-X e laboratório equipado com aparelhos para análise bioquímica, microscópica, entre outros exames com laudos informatizados. Tudo para atender exclusivamente a demanda interna. Com isso, há aumento na agilidade do serviço: um hemograma tem resultado emitido no intervalo de 30 a 40 minutos, e análise de taxa hormonal, que em laboratórios comuns duram cerca de duas semanas, podem ter o resultado emitido em três dias.
A unidade também conta com uma entrada independente para ambulâncias e será assistida pela central da rede municipal de saúde. Para complementar a estrutura, a policlínica tem lavanderia e refeitório próprios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário