Buscar soluções para a saúde de Nova Friburgo, através de um diagnóstico feito por profissionais treinados do governo do Estado do Rio. Inicialmente, esse é o objetivo do prefeito Rogério Cabral, da vice-prefeita Grace Arruda e da equipe Operação S.O.S. Saúde, do governo do estado.
Daqui a uma semana, na próxima terça-feira, dia 26, como afirmou o prefeito Rogério Cabral, às 11h, a equipe da Secretaria de Governo do Estado, da Operação S.O.S. Saúde e da Prefeitura de Nova Friburgo lançarão, oficialmente, a parceria para a execução dessa operação no município, em toda a rede municipal de saúde. “Em seguida ao lançamento, todos se dirigirão para o Hospital Municipal Raul Sertã, o primeiro local de nossa rede a receber a visita”, afirmou em seu gabinete, terça-feira, 19, ao lado da coordenadora da Operação S.O.S, Dra. Eliana Guerra.
Dra. Eliana disse que o objetivo dessa operação, dessa parceria, é iniciar o diagnóstico de todo a rede de saúde do município de Nova Friburgo para se criar um plano de correção e tornar o sistema de saúde mais resolutivo e humanizado. “Vamos monitorar e avaliar com base em sete indicadores, a partir de um questionário com 185 controles, desde a infraestrutura e medicamentos até o RH. Esse relatório será passado ao secretário de saúde e ao prefeito, que poderão tomar as decisões do que precisa ser melhorado e investido no setor para atingir as metas apontadas”, declarou Dra. Eliana.
A Operação S.O.S. Saúde tem o objetivo de monitorar e mostrar as deficiências da rede estadual de saúde. Para isso, formou 20 agentes que atuarão nas cidades do estado. As equipes da operação realizarão levantamentos dos serviços na cidade e entregarão relatório com os principais problemas à administração. Para a coordenadora do programa, Dra. Eliana Guerra, o Estado precisa ajudar os municípios na organização do serviço de saúde, envolvendo não só os profissionais da área, mas, principalmente, a população.
A Operação S.O.S Saúde foi criada em 2009 pela Secretaria de Governo. Para participar do programa, os prefeitos das cidades entram em contato com a Secretaria de Governo ou de Saúde. Nova Friburgo foi um dos cinco municípios que já estão conversando com o Governo do Estado para serem beneficiados.
Fonte: Ascom/Nova Friburgo
Nenhum comentário:
Postar um comentário