Justa homenagem ao craque mito do futebol brasileiro.
Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha (Magé, 28 de outubro de 1933 — Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1983) foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. É considerado por alguns o maior jogador de futebol de todos os tempos e o mais célebre ponta-direita da história do futebol.
Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante, Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho.
“Magé linda Magé”, entoado no hino da cidade, menciona a diversidade de riquezas que se espalham pela cidade, dentre elas a fama de ser pai de um Anjo. E dai que seja de pernas tortas? Magé fez justiça ao homenagear o herói do futebol, que tantas alegrias deu ao povo com a realização do museu que resguardará a lembrança de um dos maiores ídolos desta imensa nação.
A iniciativa se deu ao esforço da secretaria de Esportes, Turismo, lazer e Terceira idade da Prefeitura Municipal de Magé, tendo a frente da pasta o vereador Miguelzinho da Climamp, que pela sua própria análise, foi possível pela união de vários mageenses, que acreditou em um sonho que não passava de boas intenções e que hoje é realidade.
No coração da pracinha de Pau Grande, a modesta instalação, abriga vários pertences e lembranças de um passado ainda muito vivo nos corações de milhares de brasileiros e estrangeiros espalhados pelo mundo.
Parabéns a todos os colaboradores desta maravilhosa homenagem, que valoriza a memória de um cidadão mageense que em seu curriculum registrou como maior façanha, fazer a população de seu país mais alegre e mais feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário