A área repassada para a municipalidade, onde ficará um complexo turístico que, além do mirante contará com uma pequena estrutura física e de paisagismo, possui, no total 1.800 metros quadrados. Para o restauro desse importante monumento turístico e cultural, o Inepac já reservou uma verba da ordem de R$ 500 mil.
A recuperação do Quiosque das Lendas, bem como do Lago Iacy, é uma antiga reivindicação da AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani. Na avaliação da direção da entidade, “essa decisão judicial dá um ponto final à uma luta sem tréguas da AMAGG que enxerga no mirante um dos principais pontos turísticos do município e, com ela, ganha não só o bairro da Granja Guarani, mas todo o município de Teresópolis”.
O Quiosque das Lendas é uma estrutura em estilo neo colonial, decorado com azulejos pintados pelo artista português Jorge Colaço. A estrutura foi erguida na Granja Guarani a mando da Família Guinle, a loteadora do bairro, e sua inauguração ocorreu em novembro de 1929.
Do Mirante da Granja Guarani, o visitante tem uma espetacular vista de boa parte da Serra dos Órgãos. Do local, também é possível avistar um parte do bairro do Alto e ainda parte da Granja Comary, onde está situada a sede de treinamentos da CBF – Confederação Brasileira de Futebol.
Processo No 0006041-82.2006.8.19.0061
Nenhum comentário:
Postar um comentário