Turb testa novos ônibus articulados
A Viação Turb Transportes Urbanos S/A
começou a testar o novo ônibus articulado. O veículo da Mercedes Benz ficará na
empresa por cerca de 30 dias, em fase de testes, realizando o trajeto da Linha
700 (Terminal Itaipava x Centro). Durante este período, a Turb vai preparar um
relatório que será entregue à Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans),
especificando os principais problemas do sistema viário encontrados no trajeto
realizado pela linha.
Segundo o diretor da
Turb, Jean Moraes, a intenção é colocar o veículo em operação, mas é preciso,
primeiro, que haja ajustes e remodelação no sistema viário. “Estamos estudando
junto com a CPTrans a possibilidade de melhorar a mobilidade urbana para
implantar este ônibus articulado no sistema de transporte da cidade. O
importante é que o veículo passou por testes críticos do trajeto feito pela
linha 700. Sabendo disso, é preciso agora elaborar melhorias nesses trechos
para que o veículo possa, futuramente, entrar em circulação”, disse.
Ainda de acordo com
Jean, a escolha pela Linha 700 foi operacional, uma vez que o veículo é mais
longo e não conseguiria realizar trajetos em alguns bairros.Além disso, a linha
atende cerca de 200 mil pessoas mensalmente.
Os testes com o
ônibus articulado começaram na sexta-feira, dia 26, e todo o trajeto foi
filmado pela empresa. O estacionamento irregular, a grande quantidade de quebra
molas, a falta de espaço em algumas baias de embarque e desembarque e os
acessos aos Terminais de Corrêas e Itaipava foram os principais problemas apontados
pela Turb. “Na Rua Alberto de Oliveira, encontramos dificuldades devido à
grande quantidade de carros estacionados irregularmente. Esse problema é comum
em toda a cidade e já enfrentamos dificuldades em outras linhas com o carro
convencional. O veículo articulado precisa de espaço”, destacou Jean.
Os quebra-molas ao
longo da Avenida Barão do Rio Branco e Estrada União e Indústria também
dificultam o trajeto do coletivo. Em alguns trechos, por exemplo, existem duas
lombadas em menos de 50 metros. Por ser maior e ter a parte traseira mais
sensível, o motorista precisa passar pelo quebra-mola em velocidade muito
baixa, podendo gerar retenções. Os acessos aos terminais, principalmente em
Itaipava, também precisariam de melhorias. Além disso, as entradas e saídas
desses locais precisam estar desobstruídas.
Na manhã de ontem,
por exemplo, o ônibus teve dificuldades para fazer a volta em frente ao
Terminal de Itaipava, devido a um caminhão que estava estacionado em local
irregular. “Esse é o maior problema que enfrentamos”, frisou o motorista Itamar
Silveira Castilho. Ele atua na profissão há 19 anos e aprovou o novo veículo.
“O ônibus é leve e não é cansativo para dirigir. Se esses problemas no trajeto
foram equacionados vai fluir muito bem”, ressaltou.
O ônibus articulado
mede 18 metros (sete a mais que o comum) e tem capacidade para acomodar 200
passageiros. O motor é 0500, tem câmbio automático e é movido a biodiesel.Além
disso, o motorista precisa ter carteira E, com aptidão para guiar caminhão bitrem
ou biarticulado.
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