domingo, 31 de março de 2013


Preso Ladrões de Carretas de Combustível em Magé-RJ.

Quadrilha organizada carregava dinheiro em espécie para subornar policiais. 
2013-03-30 09.01.36 2013-03-30 09.01.17Dois homens suspeitos de integrar quadrilha especializada em roubar caminhões tanque na Baixada Fluminense, foram presos na manhã deste sábado, 30/03 em Magé, Gilliard Anderson Marques de 31 anos e Gesiel da Silva, 35 anos. 
IMG_9803 IMG_9822
                       Operação "Coelho na Cartola"

A "Operação Coelho na Cartola", comandada por policiais do 34º BPM de Magé, os sargentos Khalil, Sayed, Roberto e Barreto, viveram um dia de perigo e sucesso ao prender dois meliantes que dirigiam uma carreta de combustível, LQA-8188, da Empresa A.M.L. Logística, que trafegava na BR-493, em direção a cidade de Cabo Frio e que acabara de ser roubada na altura do Posto Vagalume, na Estrada do Contorno, que liga Magé a Itaboraí. No momento da abordagem criminosos não tentaram empreender fuga ou esboçaram qualquer reação violenta, eles já contavam com outra modalidade para se livrar dos empecilhos que cruzassem o caminho, dinheiro para subornar policiais, todavia não contavam que encontrariam policiais honestos que horam a farda da corporação. Fingindo aceitar a proposta, sargentos se comunicavam com um dos participantes do crime via telefone e combinou aceitar o suborno dos meliantes, objetivando prender o resto do bando.

IMG_9809 IMG_9817 Perigo Eminente
Na empreitada perigosa, o interlocutor de nome desconhecido, dizia estar monitorando os policiais e que deixaria a quantia de R$ 4.542,00 reais, 12,00 dólares e um cheque em branco, no trevo do Hospital de Saracuruna e em outro ponto, um veículo modelo Focus, e que encontrariam as chaves na ignição. Todo o dinheiro e o veículo, foram apreendidos e levados para a central de flagrante da 66ª delegacia Legal de Magé-Piabetá.    
Ao chegar na delegacia, mais dois representantes de Empresas de Transportes, compareceram no local  na esperança de encontrar seus caminhões roubados na madrugada de sexta-feira para sábado, uma Carreta lotada de combustível, da Transportadora Saraiva, KND-1635, no mesmo trecho da Rodovia BR-493 e outro roubada no município Resende. 
IMG_9825 IMG_9812
Quadrilha só rouba Carretas de Combustível
Segundo relato de um dos supervisores das Transportadoras, Lacir Saraiva, diz que a incidência deste crime cresce significativamente na região, "só neste mês tivemos duas carretas roubada",  no trecho que compreende a base da Shell na REDUC até o município de Magé, estamos diante de uma quadrilha especializada neste segmento. 
As investigações e desdobramentos destas ações criminosas, ficarão a cargo e responsabilidade da delegacia 66ª de Piabetá-Magé, cujo delegado titular, Antônio Silvino, deverá desvendar o caso. 

Comemoração da Páscoa em Teresópolis, atitude de solidariedade com distribuição de Ovos de Páscoa em diversos bairros.

O domingo de Páscoa foi marcado com o sorriso da criançada de Teresópolis. O Presidente da Câmara de Vereadores, Mauricio Lopes, percorreu vários bairros da cidade como: Matadouro, Venda Nova e Imbiu; fazendo a alegria da criançada com a distribuição de OVOS DE PASCOA. A recepção não poderia ter sido diferente a criançada ficou encantada com o presente do coelhinho da páscoa. Os ovos foram distribuídos de casa em casa e nas ruas dos bairros. “Só o fato de realizar a vontade de uma criança e ver o sorriso estampado em seu rosto, não tem preço que pague essa satisfação”, disse Mauricio Lopes, que já vem desenvolvendo um social no 
 social no bairro da Beira-Linha há mais de 10 anos com os jovens através do esporte, música e dança.



sábado, 30 de março de 2013


mulheres Papa alimenta ilusões de um catolicismo ecologista
Mulheres indígenas retirando água de um poço no município de San Cristóbal de las Casas, Chiapas, México. Foto: Mauricio Ramos

 O fato de o novo papa ter escolhido o nome de Francisco, em homenagem ao santo que a Igreja Católica proclamou patrono da ecologia, desperta todo tipo de ilusão em ambientalistas e crentes preocupados pelo consumismo e pela deterioração do planeta. Em 1970, o papa João Paulo II proclamou São Francisco de Assis (1181/1182-1226) padroeiro dos cultivadores da ecologia.
Em sua homilia de entronização como papa Francisco, no dia 29, o argentino Jorge Bergoglio se referiu ao respeito pela natureza que professava o santo de Assis do qual emprestou o nome, e exortou os que ocupam postos de responsabilidade a “proteger a criação” e serem “guardiões do outro (ser humano) e do meio ambiente”.
“É muito bom que um líder mundial tome esse tema como prioridade”, disse à IPS o diretor da Fundação Vida Silvestre da Argentina, Diego Moreno. “Com a força que tem a Igreja, a questão ambiental ser parte do discurso do papa é muito importante porque fará com que mais gente se comprometa”, acrescentou.
Na América Latina e na África “os problemas ambientais estão muito vinculados à pobreza, na qual vivem as populações mais vulneráveis à mudança climática e à degradação do solo”, aapontou Moreno, lembrando, ainda, que há outros assuntos nos quais o papa “pode ser um aliado”. O consumo excessivo, “vizinho do desperdício”, tem um grande impacto nos recursos naturais. Os ambientalistas e o episcopado latino-americano coincidem em suas críticas ao consumismo e na exortação por um estilo de vida mais austero.
A homilia papal está em linha com as recomendações do Documento Conclusivo de Aparecida, adotado em 2007 nesta cidade do interior de São Paulo pela V Conferência Geral do Episcopado latino-americano e do Caribe. Bergoglio, eleito papa no dia 13 deste mês, presidiu o comitê redator desse texto. Nele são criticadas as indústrias extrativistas internacionais e a agroindústria por não respeitarem direitos econômicos, sociais e ambientais das populações locais, e questionadas a introdução de organismos geneticamente modificados (ou “manipulados”, segundo o texto), pois não contribuem para combater a fome nem para um desenvolvimento rural sustentável.
O documento destaca a riqueza da flora e da fauna e a diversidade social da região, reivindica o conhecimento tradicional indígena, “apropriado ilicitamente” pela indústria farmacêutica, e exorta pela preservação da Amazônia como parte de “uma herança gratuita que recebemos para proteger”. O chamado para preservar o meio ambiente “é um aspecto pouco conhecido” do documento de Aparecida, disse à IPS o doutor em ciências físicas, Pablo Canziani, encarregado da Área Ambiental do Departamento de Laicos da Conferência Episcopal Argentina.
As questões ambientais não foram preocupação tradicional do catolicismo até ganharem relevância por seus vínculos com o desenvolvimento humano, reconheceu Canziani, integrante do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática. (IPCC). “Os que mais sofrem a mudança climática, a desertificação ou o desperdício de alimentos são os mais pobres”, afirmou o cientista, que integrou como assessor várias delegações do Vaticano a conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre pobreza, meio ambiente e alimentação.
O certo é que em Aparecida os bispos destacaram que na América Latina e no Caribe a natureza “é frágil e indefesa diante de poderes econômicos e tecnológicos”, e reclamaram que “sobre os recursos naturais não predominem interesses de grupos econômicos que arrasem irracionalmente as fontes de vida”. Quanto a orientações, o texto propõe “educar para um estilo de vida de sobriedade e austeridade solidárias”, ampliar a presença pastoral em populações ameaçadas por atividades depredadoras e buscar “um modelo de desenvolvimento alternativo, baseado em uma ética que inclua a ecologia”.
João Paulo II (1978-2005), além de consagrar São Francisco como padroeiro da ecologia, foi o primeiro pontífice a colocar estes temas na agenda da Igreja Católica, segundo o padre Luis Scozzina, diretor do Centro Franciscano de Estudos e Desenvolvimento Regional. O Centro foi criado, no contexto da Universidade Católica Argentina, “para proporcionar a difusão e a pesquisa sobre questões relativas à problemática ambiental”, conforme explica em seu site.
O cuidado da criação é um dos eixos da espiritualidade franciscana, destacou Scozzina à IPS. O novo papa “é o jesuíta mais franciscano que conhecemos”, porque além de uma inclinação intelectual própria dos jesuítas, tem o estilo de vida austero e próximo dos pobres que caracteriza um franciscano, acrescentou. “Francisco colocará a crise ecológica bem no topo da agenda. E o fez em sua homilia, quando falou do cuidado nas três dimensões, de si mesmo, do outro e da criação. Com o outro se refere aos mais pobres, que são os mais prejudicados pelas consequências da deterioração ambiental”, explicou.
O sacerdote acrescentou que “até os mais oportunistas alertam que caminhamos para uma progressiva destruição e, diante disso, na Igreja propomos uma ética da sobriedade, uma mudança que deve vir do estilo de vida, que supere esta ânsia desenfreada pelo consumo”. Scozzina recordou que em Aparecida foi proposta a necessidade de uma mudança no modelo de produção. “Na América Latina isso merece uma reflexão. Continuaremos com o modelo extrativo dos recursos naturais?”. Esse é o debate que deve ser proposto, afirmou. Envolverde/IPS

(IPS) 

TCE cobra explicações sobre obras na 

Região Serrana

Relatório de auditoria feita em 2012 aponta série de irregularidades em contratos da secretaria estadual

TCE acompanha contratos para reconstrução de cidades como Nova Friburgo, castigada pela chuva em 2011
Foto: Reprodução da TV/12-01-2011
TCE acompanha contratos para reconstrução de cidades como Nova Friburgo, castigada pela chuva em 2011REPRODUÇÃO DA TV/12-01-2011

 Um relatório resultante de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) faz uma série de críticas à atuação da Secretaria estadual de Obras e às prefeituras de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo pelo trabalho de recuperação das cidades da Região Serrana após as chuvas de 2011. O documento lista possíveis irregularidades, e o voto do conselheiro José Gomes Graciosa, do último dia 13 DE MARÇO, pede explicações, que devem ser dadas dentro de um período de 30 dias.

Entre os problemas apontados pelo documento estão a realização de sucessivas dispensas emergenciais para a execução dos projetos — muitas delas inexequíveis no prazo de 180 dias, máximo previsto em lei —, bem como atrasos nas obras de contenção de encostas e constantes reformulações de contratos e projetos. Esse é o quarto relatório sobre o tema e abrange o período de janeiro a setembro de 2012.
Os conselheiros querem ainda que o governo estadual explique se as obras que tiveram dispensa de licitação já foram concluídas, bem como que esclareça outras suspeitas encontradas na análise. Já as prefeituras terão de explicar por que, na ocasião da auditoria, ainda não haviam implantado um sistema integrado de administração financeira e controle, no qual seria possível a qualquer um visualizar as despesas e os gastos da administração pública com as obras. A prefeitura de Teresópolis, por exemplo, já tem um site com essas informações na internet.
Processo pode resultar em punições
Além dos questionamentos já encaminhados ao estado e às prefeituras, o relatório traz um resumo de uma série de criticas ao andamento dos projetos e de suspeitas de irregularidades levantadas durante o período da auditoria.
Um dos problemas que geraram questionamentos ao governo do estado foi a utilização indevida de um pregão para a compra de 694 unidades habitacionais modulares em Teresópolis, Sumidouro, Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto, no valor de R$ 39,5 milhões. Segundo o TCE, o procedimento fere a legislação que trata dessa modalidade de compra.
Outro problema que suscitou um pedido de justificativa é o atraso na construção de unidades habitacionais no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo. O relatório cita uma notícia publicada no Diário Oficial, em 12 de janeiro de 2012, dizendo que 550 casas seriam entregues até o fim daquele ano. Em 30 de setembro do ano passado, porém, segundo o TCE, somente metade das despesas das obras de infraestrutura necessárias para o conjunto habitacional havia sido liquidada, sendo “pouco provável” a entrega na data prometida. Um relatório divulgado este mês pelo estado e pela União aponta que pelo menos a parte de infraestrutura relativa àquelas residências já foi concluída.
A lista aponta ainda, entre outros problemas, a morosidade das obras. O relatório lembra que, em 2011, apesar de o governo do estado ter destinado R$ 243,7 milhões do orçamento da Secretaria de Obras para a reconstrução das cidades, apenas R$ 37,5 milhões teriam sido destinados efetivamente a “ações de reconstrução, de caráter definitivo”.
O deputado estadual Luiz Paulo Correa (PSDB), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa do Rio que acompanhou os trabalhos de reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas em 2011, destaca outra questão apontada no relatório:
— Tem duas questões estratégicas que também são citadas no relatório. Se o estado tem a estrutura de uma Secretaria estadual de Habitação, que tem o know-how específico para construir, porque delega essa responsabilidade para a Secretaria de Obras? E se, desde a fusão do Rio com o estado da Guanabara, é o Departamento de Estradas de Rodagem que constrói pontes, porque dão todos os contratos para a Empresa de Obras Públicas? Esse é um erro grave — aponta o parlamentar.

Credito:NATANAEL DAMASCENO

quinta-feira, 28 de março de 2013


Fiscalização constata irregularidades no serviço de transporte coletivo.

A Secretaria Municipal de Transportes irá  cobrar esclarecimentos com prazo de 24 horas para tomar providências.
Rodoviara_ Rodoviara_Ma
Durante fiscalização de rotina realizada pela Secretaria Municipal de Transportes na Rodoviária de Magé, o secretário Edivar Tavares junto com fiscais, constataram que a empresa responsável pelas linhas municipais deixou de atender o segundo e quinto distritos. Os moradores de Mauá estão sem opção de ônibus para irem e virem ao primeiro distrito. Para Santo Aleixo, a população está utilizando os ônibus da linha intermunicipal, que partem de Magé sentido Petrópolis, e passam pelo local.
Segundo o secretário a equipe constatou na tarde de ontem que o transporte nas linhas não foi oferecido pela empresa Alfa Rodobus, nesta terça-feira (27), “viemos ontem à tarde e à noite e conversando com os fiscais, eles nos informaram que a empresa tirou os ônibus da linha e não informou os motivos e nem havia avisos na rodoviária, voltamos hoje e a informação é a mesma”, explicou o Tavares.

A empresa Alfa Rodobus ganhou a licitação para oferecer o transporte público municipal, mas com a retirada de algumas linhas de ônibus, está descumprindo as cláusulas dos termos de permissão do serviço, deixando os mageenses sem opções de transporte. A Secretaria Municipal de Transportes irá notificar a empresa e cobrar esclarecimentos com prazo de 24 horas para tomar providências após o recebimento.

Prefeito Nestor Vidal e secretários participam de vistorias no Município.

Com essas vistorias podemos identificar o que precisa ser feito em escala de urgência.
O prefeito Nestor Vidal, realizou uma vistoria no 1º e no 6º distritos com o objetivo de visualizar as necessidades de cada lugar para colocar em práticas as obras de saneamento básico, asfalto e limpeza de canais.
xxxxxnnAcompanhado dos secretários municipais de Obras, Robson de Abreu e de Serviços Públicos, João Carlos da Silva, eles visitaram os pontos que em decorrência da chuva, foram mais afetados. “Com essas vistorias podemos identificar as prioridades e a presença do prefeito é extremamente importante, pois ele consegue direcionar diretamente o que precisa ser feito em escala de urgência”, explicou o secretário Robson de Abreu.
O secretário de Obras afirmou ainda que por causa do período de fortes chuvas durante os primeiros meses do ano, todos os trabalhos foram interrompidos. “Tínhamos tudo planejado e pronto para executar, mas em janeiro só tivemos três dias de sol, em fevereiro mais da metade do mês choveu, e agora nesse em março tivemos essa tragédia da enchente, então isso tudo acarretou o atraso das obras”, disse.
Em sua passagem pelo bairro Novo Horizonte, em Piabetá, Nestor afirmou que pretende reorganizar o centro da cidade. “Tenho um projeto de saneamento básico para esse canal e em seguida tampa-lo, mudando todo o trânsito em torno dele, construindo uma ponte para os carros e pedestres”, concluiu.

Guarda Municipal Chora pela dor da Injustiça.

Acompanhe no vídeo abaixo o drama vivido pelo Guarda municipal de Magé, Renato de Souza Valente, o relato do pesadelo que vive para recompor sua vida diante de uma acusação precipitada e injusta do Poder Judiciário do nosso Estado.  
Acusado de assassinato, preso e injustiçado, chora em frente as câmeras a dor de testemunhar na própria pele, o descaso do poder judiciário em determinar a prisão de um nacional sem provas consistentes e assegurar o direito constitucional do contraditório. Sem a presença de justificativas materiais a medida coercitiva de cerceamento da liberdade foi imediata e sumária. Isso é uma VERGONHA! 
 

Aposta de Teresópolis leva prêmio de R$ 31,6 mi da Mega-Sena



Uma aposta feita em Teresópolis (RJ) acertou as seis dezenas do concurso 1.480 da Mega-Sena, e levou o ganhou o prêmio de R$ 31.618.202,79.
Os números sorteados no auditório da Caixa Econômica Federal, na capital paulista, foram: 09 - 14 - 21 - 26 - 36 - 52.
Além do prêmio dado ao bilhete que acertou as seis dezenas, 151 apostas fizeram a quina e vão levar R$ 19.792,67. Outras 11.395 fizeram a quadra e vão levar R$ 374,68.
O próximo sorteio, que será realizado no sábado (30), pode pagar um prêmio de R$ 2,5 milhões.
A Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 2

terça-feira, 26 de março de 2013

ENEM: Gramática no lixo

A falta de critério no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) causa insegurança nos

 jovens que passam pelo teste. Os problemas envolvendo a prova são frequentes. Dessa vez, alunos conquistaram nota máxima em redação apesar de cometerem falhas graves de ortografia, pontuação e concordância verbal e nominal. “Trousse”, “enchergar” e “rasoavel” foram alguns dos erros encontrados. Além disso, um aluno escreveu uma receita de como preparar um macarrão instantâneo no meio da redação, e, ainda assim, ficou com 560 pontos. 

Integrante da Comissão de Educação, o deputado tucano Nilson Pinto (PA) considera preocupante a avaliação. Para ele, é fundamental discutir o tema com especialistas em língua portuguesa. Na quarta, 20, o colegiado aprovou requerimento do deputado Raul Henry (PMDB-PE) pedindo a realização de audiência pública com o objetivo de debater o assunto com especialistas. 

O parlamentar considera ainda mais preocupante o fato responsáveis pela correção alegarem que os alunos mencionados haviam explicitado com clareza o seu pensamento. “Esses professores descartaram totalmente a importância da gramática. Isso significa que corremos sérios riscos de perdermos as referências. Como um aluno vai se preparar para uma prova se não sabe o que vale ou não?”, questionou. “Estão jogando no lixo as regras gramaticais brasileiras”, acrescentou. 

Quando se vê a incidência de erros graves fica na cabeça uma dúvida enorme: será que essas provas estão sendo realmente corrigidas?”, questionou o deputado. 

Por fim, Nilson Pinto defendeu melhor preparação dos alunos para o próximo exame. “A prova não é só de avaliação, mas um vestibular que habilita os alunos a entrar nas universidades. Estão brincando com o futuro de milhões de jovens”, concluiu. 

Foram convidados representantes da Academia Brasileira de Letras; do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Departamento de Linguística da Universidade de Brasília (UnB), entre outros. 


Print
Um fato inusitado chamou a atenção de uma professora que mora em um condomínio no Bairro Cristal, na Zona Sul de Porto Alegre. Depois de sua casa ter sido invadida por um assaltante, ela foi surpreendida por um bilhete manuscrito no qual o suspeito pedia desculpas pelo crime e ainda que Deus a abençoasse. O papel estava em uma embalagem plástica junto com documentos e cartões que haviam sido levados, como mostra a reportagem desta terça-feira (26) do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.

Com diversos erros de ortografia, o bilhete foi deixado no pátio da residência. A professora percebeu que seus pertences haviam sido devolvidos quatro dias após o crime, em 19 de março. Ela ainda teve uma televisão levada. No dia 15 de março, os assaltantes entraram na casa enquanto ela estava no banho, e depois fugiram.

"Disculpa dona Maria que DEUS li abençoe foi pelos meus filhos que tive que robá sei que não é serto mais só DEUS para mijuga que DEUS ilumine seu caminho e que tide em dobro", diz o texto do bilhete.

“Fiquei mais de uma hora sentada com o bilhete na mão e olhando os riscos no documento. A gente que é professora sabe que são de criança pequena. Então aqueles meus documentos estiveram na mão de uma criança. Parei para pensar: será realmente que tem uma pessoa que está num estado de desespero que faz isso porque precisa, porque não tem um trabalho, porque não tem como dar comida ao filho? E se eu tivesse descido com eles aqui dentro, o que teria acontecido?”, reflete a professora, que preferiu não se identificar.

Ela recorda do dia do furto, pouco antes das 6h do dia 15 de março. “Tomei o maior susto, não pude nem trabalhar. Fiquei mal, muito chateada porque a gente trabalha, cuida das coisas, compra muitas vezes à prestação e alguém entra e se acha no direito de pegar”, lamenta.

Logo após o assalto, a mulher bloqueou os cartões e registrou ocorrência na delegacia. O bilhete será entregue à polícia, que vai tentar identificar o suspeito do crime.

Tomógrafo Móvel volta a Magé com previsão de mais de 900 atendimentos



Tomográfo Foto Marcelo Dias 3
O Tomógrafo Móvel do Rio Imagem voltou para a Praça Dr Nilo Peçanha, e começou a realizar exames nesta terça-feira (26). Com previsão de atender mais de 900 pacientes, segundo o coordenador das unidades móveis de Imagem do Estado, Jorge Ataualpa, o caminhão tem previsão para realizar os exames no local até o dia 27 de abril. O local está equipado com elevadores que permitem acesso de portadores de deficiência.

Os exames são pré-agendados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os documentos necessários para marcar a tomografia são identidade, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e o pedido do Exame. O endereço da Secretaria é Rua Pio XII, 53, no 2º piso do prédio da Pran Móveis, no Centro de Magé.

Magé tem novo Secretário na Saúde

IMG_8477 S1510021
Tomou posse na manhã de hoje, o novo Secretário de Saúde de Magé, Marcelo Bagueira, formado em medicina e especialista  em cardiologia pela UFF e com MBA em gestão de Saúde, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O currículo do médico Marcelo Bagueira, é  referência na gestão de saúde, por duas vezes foi Secretário da pasta em Itaboraí, foi Diretor do Hospital Tavares Macêdo, Pronto Socorro de São Gonçalo e por último, ficou por cinco anos como Diretor Geral do Hospital Estadual João Baptista, até ser convidado para comandar a Secretária de Saúde de Magé a pedido do Prefeito Nestor Vidal.
IMG_8478
O Secretário terá um grande desafio pela frente, as condições que se encontrava a saúde pública da Cidade,  não era confortável, o número de casos de Dengue aumentou significativamente, o que gerou uma crise momentânea devido a grande demanda nos atendimentos, inclusive de municípios vizinhos, que procuram nossas unidades,  demandando aumento em até 40% no acolhimento municipal.Além do Secretário de Saúde foram feitas mudanças na direção administrativa da unidade 24 horas de Fragoso, que estará sob o comando do Sr. David Davila da Costa. O 24 horas de Santo Aleixo, estava sem um responsável direto, que contará agora com a enfermeira Fernanda Mattos Gama, que exercia o cargo de enfermeira chefe.
S1510004
Natural de Niterói, e com anos de experiência na área o Secretário de Saúde disse estar preparado para o desafio. “Vamos trabalhar para reestruturar a rede, tornar os hospitais melhores no atendimento com um projeto de humanização. Vamos implantar uma ouvidoria, e nas unidades vamos implementar o sistema de classificação de risco no pré-atendimento. como diz o ditado a vida é feita de desafios, o Prefeito me chamou para assumir esse cargo e eu estou otimista em realizar um bom trabalho para Magé.”
posse
Com o objetivo de mudar o quadro da saúde no município, o governo municipal espera que as mudanças realizadas colaborem para oferecer um atendimento melhor à população, “eu quero que o novo secretário nos ajude a organizar esta secretaria, do básico ao avançado, que as normas sejam cumpridas, desde o uniforme ao atendimento médico. Quero que as nossas unidades acolham as pessoas, para atender bem quem procura o nosso serviço de saúde” disse, Nestor Vidal.
O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Tubarão ressaltou que “A câmara esta de portas abertas, nos estamos com esperança de renovar a saúde de Magé que está precária, tenho certeza que o Prefeito Nestor Vidal, escolheu a pessoa certa, com competência para exercer o cargo que é uma grande missão.”


Câmara aprova isenção de pagamento de Pedágio.

pedaggg ppppeeedd
A Câmara dos Deputados aprovou hoje (26) projeto de lei que concede isenção do pagamento de pedágio a moradores que comprovarem residência ou exercer atividade profissional permanente no município em que esteja instalada a praça de cobrança de tarifa de pedágio. O projeto será agora apreciado pelo Senado Federal.
De autoria do deputado Esperidião Amin (PP-SC), o projeto estabelece que a isenção deverá ser concedida nas rodovias federais, delegadas pela União ao Distrito Federal, aos estados ou aos municípios, que sejam exploradas pela iniciativa privada, mediante concessão. Uma emenda do líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), aprovada pelo plenário, disciplina a forma de se calcular o reequilíbrio econômico-financeiro devido às isenções.
“Um dos problemas mais comuns diz respeito ao ônibus desproporcional que pesa sobre a população dos municípios onde se instalam as praças de cobrança de pedágio. Essa população é penalizada economicamente em seus deslocamentos diários, para trabalhar, estudar ou fazer compras, muitas vezes no âmbito do território do próprio município”, disse Esperidião Amin.
Na justificativa do projeto Amin acrescentou que “a simples decisão de localizar uma praça de cobrança de pedágio em um determinado município pode comprometer seriamente a competitividade das atividades econômicas nele localizadas e, por conseguinte, a competitividade do próprio município”.

segunda-feira, 25 de março de 2013


Dilma chega a Petrópolis para missa em memória das vítimas da chuva

Temporal nos dias 17 e 18 de março deixou 33 mortos na Região Serrana. Mau tempo atrasou chegada da presidente à cidade.

Foto: Reprodução / TV Globo
Dilma Rousseff e Sérgio Cabral na missa em Petrópolis
A presidente Dilma Rousseff e o governador do Rio, Sérgio Cabral, chegaram em  Petrópolis, na Região Serrana, às 18h desta segunda-feira (25), para a missa de sétimo dia das 33 vítimas da tragédia após as chuvas dos dias 17 e 18.

A cerimônia, que estava marcada para as 17h, teve que ser atrasada para que a visibilidade na cidade melhorasse, já que a presidente viajou de helicóptero. O aeronave pousou em Xerém, na Baixada Fluminense. De lá, a comitiva seguiu de carro.
Protesto
Um grupo protestava, por volta das 17h, com cartazes na porta da Catedral Metropolitana, no Centro da cidade, pedindo soluções para que tragédias provocadas pela chuva não voltem a acontecer na cidade. Dilma deve ser reunir com autoridades para definir quais medidas serão tomadas. Na semana passada, de Roma, onde se encontrou com o Papa Francisco, ela cobrou medidas mais drásticas.
"Eu perdi um amigo na chuva, o Fernando, que trabalhava na Defesa Civil. Quando chove todo mundo entra em pânico", falou Tânia Cox, uma das manifestantes.
Manifestantes cobram soluções para evitar mais mortes (Foto: Tássia Thum/G1)
Manifestantes cobram soluções para evitar mais mortes (Foto: Tássia Thum/G1)
Manifestantes cobraram soluções na porta da Catedral de Petrópolis (Foto: Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo)
Manifestantes cobraram soluções (Foto: Tasso
Marcelo/Estadão Conteúdo)

Ainda nesta segunda, às 23h, do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio, Dilma embarca para a África, onde participará da 5ª Cúpula do Brics, grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Estado de emergência
O Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, publicou no Diário Oficial a Portaria de nº 40, decretando o estado de emergência em Petrópolis, Região Serrana, após a chuva de domingo (17) e madrugada de segunda-feira (18), que deixou 33 mortos.
Com a melhora no tempo, técnicos da Defesa Civil puderam sobrevoar áreas atingidas pela tempestade e ter um panorama geral dos estragos. Segundo um levantamento feito pela prefeitura do município, mais de mil pessoas permanecem desalojadas, e pelos menos 15 mil famílias ainda se encontram em áreas consideradas de risco.

 Empresa de gás canalizado apresentará projeto das obras na cidade no dia 4 de abril 
 O Prefeito Arlei recebeu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira, 25, a diretoria da CEG Rio, empresa de gás natural do Rio de Janeiro. Em pauta, as obras de gás canalizado que vêm sendo realizadas pela companhia na cidade desde o final de 2012.

Acompanharam o encontro os vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara Municipal, Luciano de Vargem Grande, Antonio Francisco, Serginho Pimentel, Dr. Carlão, Dr. Habib, José Carlos Fita, Fábio Branco, Dedê da Barra e Da Ponte. A CEG Rio foi representada por seu presidente, Bruno Armbrust, pelo gerente regional, André Otoni, e pela diretora de comunicação, Fernanda Amaral.

Durante a reunião, que serviu para aprimorar o canal de comunicação entre o poder público e a empresa distribuidora de gás, ficou acertado que será realizada uma reunião no dia 4 de abril, às 14h30, na Câmara Municipal. Na oportunidade, a CEG Rio apresentará todas as etapas do planejamento das obras do gás natural canalizado em Teresópolis.

Câmara
No início de março, o presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, pediu a suspensão dos trabalhos da Companhia de Gás em Teresópolis. Segundo Maurício Lopes, após o incidente no dia 27 de fevereiro, quando uma máquina de perfuração atingiu um duto de água e a cidade ficou com o abastecimento interrompido em certas regiões, o número de reclamações contra as obras da CEG aumentou e era necessário interromper os trabalhos até que a empresa comprovasse que está devidamente autorizada para perfurar a cidade. Os vereadores aprovaram e, desde então, as perfurações foram paralisadas.

domingo, 24 de março de 2013

Vereadores visitam Santa Rita e Arrieiros
  
A Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Câmara esteve em Santa Rita e Arrieiros. Os vereadores Dede e Dr. Antônio Francisco percorreram a localidade e constataram vários problemas, entre eles, a falta de recolhimento do lixo, condições precárias da estrada de acesso e dificuldades com o fornecimento de energia. Os vereadores visitaram, também, o Parque Natural Montanhas de Teresópolis. 

“Passamos o dia todo conversando com os moradores e com certeza, através de nosso mandato político, vamos tomar as atitudes necessárias para sanar os problemas”, disse o vereador Dr. Antônio Francisco. Para o vereador Dede, é preciso acompanhar o dia a dia da comunidade para saber como agir. 

A visita foi o resultado de um encontro entre a Associação de Moradores, produtores e amigos da Fazenda Alpina, Arrieiros, Santa Rita e Holliday com os vereadores Luciano Ferreira (presidente da Comissão), Dede e Dr. Antônio Francisco, além do presidente da Casa, Maurício Lopes. 

Outra preocupação dos moradores da região é a falta de entendimento entre desabrigados e governo Estadual em relação ao melhor local para construção das casas populares. “A comunidade está precisando de ajuda. As pessoas não querem sair de seus locais. Lá tem uma área, e já informei aos órgãos públicos, que pode acomodar as casas populares e resolver o problema da comunidade”, sugeriu o presidente da Associação Valdir Paulino Pinheiro da Costa. 

Na reunião no Salão Azul da Câmara, o subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, André De Mello, explicou sobre a verba destinada ao plano de reconstrução das áreas atingidas. “O governo do Estado e o Inea estão com uma verba de R$ 160 milhões para o nosso Município. O trabalho vai começar em Campo Grande, Caleme e depois há um outro projeto para todo o Paquequer e um projeto para obras no Rosário e Meudon.” 


“A gente chegou a um consenso que se não houver união, nada vai ser feito. A gente está pedindo ajuda aos novos vereadores”, pediu a moradora Maria Idalina Leitão da Cunha. “A gente vai fiscalizar e cobrar para que as ações aconteçam. Precisamos organizar o trabalho para agir”, defendeu o presidente da Câmara, Maurício Lopes, durante a reunião na Casa. O presidente da comissão Luciano Ferreira disse que é preciso analisar até mesmo o caso de pessoas que moravam de aluguel e perderam tudo ou parte dos objetos da casa. “Apesar de não ter casa própria, esse morador também passa por dificuldades para reconstruir a vida”, afirmou o vereador Luciano Ferreira que não pôde ir à visita, porque tinha convenção do partido no Rio de Janeiro. 



Prefeito Rogério Cabral foi eleito vice-presidente da AEMERJ

Prefeito Rogério Cabral no 3º Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos, onde foi eleito vice-presidente da região serrana
A nova diretoria da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ) foi eleita dia 14 e 15 de março, em Búzios, pelo 3º Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos – Gestão 2013/2016. O Prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, foi eleito vice-presidente da Região Serrana.
A AEMERJ foi fundada na cidade de Duque de Caxias, no dia 15 de junho de 1999, é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com autonomia administrativa e financeira, de duração indeterminada, regida por Estatuto e pelas leis brasileiras, sendo o órgão de representação máxima dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Alguns dos seus objetivos são a união de esforços em benefício dos Municípios Fluminenses, para beneficiar interesse individual de qualquer Município associado; a representação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro nas lutas por seus direitos e interesses comuns, na ampliação dos espaços democráticos do Estado, na conquista da justiça social e na defesa dos municípios fluminenses promovendo; o desenvolvimento do espírito associativo entre os Municípios fluminenses; entre outros.
O prefeito de Queimados, Max Lemos, foi eleito novo presidente para o pleito 2013/2016. A eleição ocorreu no Hotel Blue Tree, na Armação de Búzios, com a presença de mais de 70 prefeitos.
 Nova Diretoria da AEMERJ:
Presidente de honra: Eduardo da Costa Paes (Rio de Janeiro), presidente, Max Lemos (Queimados), vice-presidente, Rodrigo Neves Barreto (Niterói), secretário-geral, Vinícius Medeiros Farah (Três Rios), vice-presidente da Região Serrana, Pedro Rogério Vieira Cabral (Nova Friburgo), vice-presidente da região do Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande, prefeito José Rechuan Junior (Resende), vice-presidente da Região Sul Fluminense, Anderson Bárcia Zanon (Sapucaia), vice-presidente da região Norte Fluminense, Aluízio dos Santos Junior (Macaé), vice-presidente da Região Noroeste Fluminense, Maria das Graças F. Mota (Bom Jesus de Itabapoana). 
No conselho fiscal foram eleitos: presidente, Luiz Antônio da Silva Neves (Piraí), 1º vice-presidente, Alessandro Alves Calazans (Nilópolis), 2º vice-presidente, Flávio Gomes de Souza (Aperibé). Na suplência ficaram: Marco Aurélio Sá Pinto Salgado (Eng. Paulo de Frontin), José Amaro Martins de Souza (São João da Barra) e Luiz Carlos Fernandes Fratani (São Fidelis).
 

PREFEITURA INICIA LIMPEZA NO MIRANTE DA GRANJA GUARANI


Como prometido pelo secretário municipal de Cultura, Wanderley Perez, foi dada a largada para a recuperação do Quiosque das Lendas ou, se preferirem, o Mirante da Granja Guarani ou ainda o nosso tradicional "Carramanchão". Uma equipe da prefeitura, acompanhada por diretores da AMAGG iniciou a limpeza do patrimônio tombado pelo Inepac, bem como o terreno à sua volta.
Mesmo castigado pelo tempo (e pelo descaso) o Quiosque continua imponente.
Bastou apenas essa faxina inicial para se perceber a beleza do monumento, com as cores fortes nos azulejos de Jorge Colaço em perfeita harmonia com o amarelo não menos forte de um Ipê próximo e o verde intenso da Serra dos Órgãos ao fundo.
Nós, da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani, agradecemos à prefeitura, através da Secretaria de Cultura, bem como a todos os companheiros que compreenderam nossa luta pelo restauro desse magnífíco monumento histórico e cultural para o município, e que tem um valor inestimável para a nossa comunidade.
Vamos acompanhar cada passo seguinte ao necessário processo de restauro do Mirante. Agora, resta a devida escrituração do terreno para que o Estado libere os recursos necessários, da ordem de R$ 500 mil, para a obra.
No momento certo, vamos procurar nossos representantes na Assembléia Legislativa para agilizarem a liberação do dinheiro. Enquanto associação, vamos continuar dando crédito a quem efetiva ajuda nossa comunidade e cobrando em público aqueles que se desviam dos interesses públicos.
Perdemos muito tempo, é verdade, desde o acordo judicial que garantiu a municipalização da área. Mas, nunca é tarde quando se tem boa vontade para trabalhar. E vontade de trabalhar não nos falta. Resta também à comunidade colaborar para que este patrimônio, mesmo nesta etapa embrionária de recuperação não continue sendo depredado. O terreno deverá ser cercado e isso deve ser respeitado por todos.
Em breve teremos de volta nosso Carramanchão. Isso significa visibilidade e divisas para o município, com a volta dos turistas e, se a comunidade for organizada e trabalhar dentro da legalidade, também poderá usufruir dessa circulação de visitantes e recursos no Mirante. Estamos e continuamos atentos! Paralelamente iremos promover ação idêntica para recuperação do Lago Iacy, nosso não menos tradicional "Lago do Saldanha".
Cesar Rodrigues
Jornalista-Colaborador da AMAGG
Fotos:Magal




“Eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa Associação, esta semana foi de muita alegria com asfalto nas principais ruas do bairro a pedido da AMAGG, a entrega de uma mesa nova de Totó e outra de Ping Pong para a Escola Professor Silvio do Amaral, se já não bastasse ainda teve essa belíssima ação da PMT no nosso Caramanchão (Quiosque das Lendas), parabéns a todos os envolvidos! Disse o Diretor de Obras da AMAGG Magal .