quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013




Praça das Colônias continua abandonada


A Praça das Colônias, situada no complexo do Corredor Cultural, entre o Teatro Municipal e a Capela de Santo Antônio, no Suspiro, que já começava a se tornar um tradicional recanto cultural e turístico em Nova Friburgo, foi afetada na tragédia de janeiro de 2011. De lá para cá pouca coisa mudou e o espaço segue abandonado. Lama pelo chão, o restaurante desabado, tapumes e o anfiteatro semidestruídos, plantas sem cuidados e a barreira nos fundos causando má impressão, com a possibilidade de novos escorregamentos, além do portão frontal trancado. Ou seja: riscada do mapa.
No início deste ano o presidente da Associação das Colônias Friburguenses (Ascofri), Vicente Alfaya, pleiteou a reconstrução da Praça das Colônias e, inclusive, se colocou à disposição para ajudar. Em entrevista a este jornal, Alfaya considerou a Praça das Colônias um local cultural e turístico importante de Nova Friburgo, já visitado por todos os cônsules e um embaixador da Espanha, entre outras autoridades estrangeiras, que ali hastearam a bandeira de seus países. Segundo o presidente da Ascofri, as autoridades espanholas têm a Praça das Colônias como de grande criatividade, por reunir num único espaço povos de diferentes etnias.
No entanto, atingida por uma queda de barreira na parte de trás, a Praça das Colônias teve o seu restaurante afetado, onde as comidas típicas eram preparadas pelos próprios integrantes das colônias. Os espaços destinados às colônias não foi afetado, mas precisa ter a cobertura substituída. O local, que tanto encantou friburguenses e turistas, nacionais e estrangeiros, autoridades e representantes de povos de várias partes do mundo, hoje está fechado, verdadeiramente abandonado. Até quando?
As colônias radicadas em Nova Friburgo e que têm sua sede na Praça são dez: Alemanha, Áustria, Consciência Negra, Espanha, Hungria, Itália, Japão, Líbano, Portugal e Suíça. 

O restaurante desabou durante a tragédia de 2011


O anfiteatro, danificado e com lama

Nenhum comentário:

Postar um comentário