Além das marchinhas de carnaval, Casa de Cultura apresentou ainda forró, sertanejo, coco e samba.
Em clima bastante descontraído, teve de tudo no 2º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis – temporada 2013, realizado no último domingo, 3 de fevereiro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento teve como temas desta edição homenagens a Iemanjá e ao carnaval, sem esquecer a música do homem do campo.
Não faltaram alegria e animação para divertir a plateia da Casa de Cultura, que ficou lotada para a realização do projeto. “É motivo de grande orgulho ver a Casa de Cultura lotada para a realização de mais um Cultura de Raiz. É a confirmação de que o evento agrada tanto o público como os participantes, artistas resgatados e valorizados pelo projeto, que se mostram cada vez mais dedicados a promover apresentações de melhor qualidade, garantindo a presença de grande público”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Na abertura do programa, o engenheiro agrônomo Beto Selig falou sobre o retorno da regularidade das apresentações do projeto. “É uma grande satisfação estar de volta ao Cultura de Raiz, comandando novamente este projeto de tanta importância para a cultura popular de Teresópolis”, comentou, apresentando, em seguida, ao lado de Andréa Sant’Anna e Maria Eduarda, a primeira atração musical do dia, uma homenagem à rainha do mar, Iemanjá.
Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 40 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca.
Destaques
Entre as muitas apresentações, destaque para Roninho, que agradou o público com 'Madalena' e 'Pinga ni mim', e para a dupla Jorge Viajante e Mario do Violão, que fizeram um resgate do sertanejo com várias modas de viola. Sem falar nos sanfoneiros Zé Lopes, Amado Rodrigues, Fernando Caramujo e 'Seu' Timbira, que animaram o público com muito forró, e nos repentes de Wanda Pinheiro e Zé Rodrigues.
Destaque ainda para Alexandre Firme que, em sua segunda participação no programa, encantou a todos com 'Bijuteria' e 'Meu Primeiro Amor', sendo aplaudido de pé. O estreante Felipe Rodrigues emocionou a plateia cantando sucessos da música sertaneja, como 'Alô'. Natural de João Pessoa, Felipe está há dois anos em Teresópolis e busca a consolidação na carreira artística. “Soube do Cultura de Raiz por meio de um amigo e adorei participar. Excelente projeto. Pretendo me apresentar mais vezes”, comentou o jovem de 19 anos, que já está em estúdio gravando composições próprias.
O momento do choro também despertou grande interesse, com dois sucessos de Pixinguinha interpretados por Geremias Cruz, Gustavo Agostini e Miguel Garcia. O ponto alto da festa foi a homenagem ao carnaval, lembrada por Vera Boccard, cantando marchinhas e 'Não deixe o samba morrer', e pelos músicos do Bloco Dona Therezinha. Liderado por Xando Pernambuco e PC de SI, o grupo agitou o público na Casa de Cultura por mais de meia hora sem interrupções, encerrando o evento em grande estilo e no mais alto astral.
A plateia dançou sem parar, ao som de marchinhas consagradas, como 'Mamãe eu quero', 'A jardineira', 'Abre Alas', 'Cordão do Bola Preta' e 'Cidade Maravilhosa', além do hino do Bloco Dona Therezinha, sucesso no carnaval em Teresópolis. “Maravilhoso. O Cultura de raiz é sempre um bom programa. Mas desta vez foi ainda melhor”, comentou a aposentada Ruth Moreira.
Atrativos extras agradam público
Além do clima animado no teatro da Casa de Cultura, outros atrativos também chamaram a atenção do público. Na entrada da casa, dois banners com um descritivo do projeto e fotos dos artistas participantes deram as boas-vindas. “Ótima iniciativa. Ficou muito bonito e ainda dá uma ideia do projeto para quem ainda não conhece”, comentou a comerciária Luciana Gomes.
Já na área de circulação, quatro paineis – integrantes da mostra Memórias do Carnaval - foram expostos, contando a história da origem do carnaval até os dias de hoje. Na Sala de Dança, diversos estandes com venda de artesanato também chamaram a atenção e despertaram o interesse do público. Entre as peças, brincos, colares, pulseiras, porta-retratos, caixas, pratos decorativos, saboneteiras, produtos agroecológicos, panos de prato, caminhos de mesa etc. Os trabalhos expostos tiveram assinatura de Leir Guarilha (bijuteria), Bianca Mattos e Iara Hesse (artesanato em pintura e biscuit), Ana Litardo (produtos da Feira Agroecológica), Graciana Pimenta / Arte Malagueta (trabalhos em papel machê) e Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido).
Relação de participantes
Participaram do 2º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2013 os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Andréa Sant’Anna, Arnaldo Almeida, Wagner Tadeu, Ayrton Rebello, Zé Lopes, PC de SI, Adão Curió da Viola, Paulo Medeiros, Roninho, Genaro da Zabumba, Daniel Vieira, Tião do Triângulo, Amado Rodrigues, Edson Firmino, Wanda Pinheiro, Jacaré, Zé Luiz, Edson e Moacir Rosa, ‘Seu’ Timbira, Jorge Viajante, Mario do Violão, Manoel Resende, Zé Rodrigues, Alexandre Firme, Felipe Rodrigues, Fernando Caramujo, Marcos André, Vera Boccard, Geremias Cruz, Gustavo Agostini, Miguel Garcia, Xando Pernambuco, Lucas Borelli e Rogerinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário