Prefeitura demole 20 casas interditadas em área de risco no Rosário
“Essas casas foram identificadas através de ação prévia e os moradores retiraram os materiais que poderiam ser reaproveitados. Estamos trabalhando primeiramente na faixa mais próxima da base da serra, onde as pessoas estão mais sujeitas a serem atingidas caso venha a rolar algum material”, explicou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva.
Segundo o Coronel Roberto Silva, em alguns casos, que serão analisados por equipe técnica, os detritos da demolição não serão removidos. A idéia é que o material funcione como barreira, impedindo que as casas próximas sejam atingidas em caso de deslizamentos de terra durante chuva forte. Além disso, impedirá que o local seja ocupado novamente.
Outra ação é a conscientização dos moradores a respeito do descarte correto do lixo na comunidade. “O lixo não traz só problema de saúde pública. Sacos de lixo, entulho, móveis e eletrodomésticos jogados em qualquer lugar podem ser carregados numa enxurrada e entupir galerias. O lixo é um problema que tem a mesma dimensão dos deslizamentos de terra e rolamentos de pedras aqui no Rosário”.
Toda a ação foi acompanhada por Valdecir Paim Alves, presidente da Associação de Moradores do Rosário e coordenador do Núcleo Comunitário de Defesa Civil instalado na comunidade. “É uma ação boa. As casas serão demolidas, mas só as de quem tem aluguel social”.
Fotos – crédito para Jeferson Hermida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário