Imóvel está na abertura do folhetim das 19h da TV Globo e vem recebendo melhorias desde que foi adquirido por grupo imobiliário da cidade há um ano
Na novela das 19h da Rede Globo, “Guerra dos sexos”, os primos Charlô e Otávio (interpretados por Irene Ravache e Tony Ramos) moram num castelo em São Paulo, onde vivem em pé de guerra. O imóvel, retratado na animação da abertura do folhetim, tem um papel chave na trama. Para muitos telespectadores, revelamos um de seus mistérios: a construção não fica na Terra da Garoa, mas, sim, no Km 56 da BR-040, em Petrópolis.
— Muitas cenas externas da novela foram gravadas aqui, antes que ela entrasse no ar. Hoje, as filmagens acontecem esporadicamente, já que a maior parte da novela se passa no interior de um imóvel, que, na verdade, é um cenário do Projac — conta Andréa Ninhaus, gerente comercial do chamado Castelo de Itaipava.
Segundo ela, as gravações no imóvel se tornaram uma atração: nos dias em que ocorrem, dezenas de pessoas costumam se reunir às margens da rodovia para ver atores em cena.
Servir de cenário para produções da TV e do cinema é uma das funções do castelo. O imóvel, frequentemente, vira palco de festas de aniversário e casamento, sedia eventos corporativos e recebe grupos de visitação. Promover uma comemoração no local é uma possibilidade aberta a todos, mas tem um custo. Um dia de aluguel do imóvel custa, no mínimo, R$ 10 mil.
— Muitas mulheres têm o desejo de se casar num castelo, como uma princesa de conto de fadas. Para algumas, esse sonho pode se tornar realidade em Itaipava, um lugar de fácil acesso, ao lado do Rio e próximo de São Paulo — diz Andréa.
Para a preparação das noivas, o imóvel dispõe de um quarto com cama, sofá, mesa para refeições, antessala, espelho e um banheiro completo com dois chuveiros e banheira de hidromassagem.
Andréa conta que, há aproximadamente um ano, a construção foi adquirida pelo grupo imobiliário Lagos de Itaipava. Desde então, o castelo vem passando por uma reforma completa no seu interior e na área externa, incluindo os jardins. Árvores que impediam a visão do imóvel pela rodovia começaram a ser retiradas. Hoje, quem passa pela BR-040 se depara com a imponência do imóvel — o que, segundo Andréa, fez crescer bastante a procura pelo espaço.
Mais informações sobre o castelo podem ser conferidas no site do castelo.
Lúcio Costa projetou o imóvel nos anos 20
O Castelo de Itaipava é antigo, mas não tão velho como muitas pessoas imaginam. Apesar de ter uma arquitetura que remete às construções medievais, o imóvel começou a ser erguido em 1920 pelo Barão J. Smith de Vasconcellos. Ele convidou Lúcio Costa, autor do projeto, para uma viagem à Europa, a fim de lhe mostrar os castelos de seus antepassados portugueses e ingleses. Ao retornar, Costa e seu amigo Fernando Valentim desenharam a planta, que ganhou um toque normando.
— O imóvel é reconhecido como o único castelo das Américas em estilo medieval com toque normando clássico — conta Andéa Ninhaus.
A construção foi feita por 20 famílias trazidas da Europa, que utilizaram apenas material daquele continente. A obra durou cinco anos. São 42 cômodos: 19 quartos, sete banheiros, salões, bibliotecas, sala de música, hall, duas torres, diversos terraços, dependências para hóspedes, ala dos serviçais e galerias.
O hall com escadarias e teto de jacarandá é todo trabalhado. Há vitrais com as armas da família e um vasto jardim. Personalidades como Getulio Vargas e Amaral Peixoto frequentavam o castelo, que abrigou, além de muitas festas, importantes reuniões políticas.
Castelo terá festa de réveillon para 550 pessoas
Uma das novidades do castelo para este fim de ano é uma festa de réveillon para 550 pessoas. Os interessados em participar devem adquirir um ingresso, com preço a partir de R$ 450, que dá direito a bufê, bebidas e uma ceia de café da manhã.
As atrações são um show com o grupo de pop rock Seu Bando e uma pista com três DJs.
Os ingressos estão sendo vendidos pelo site . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2222-0900.
Nenhum comentário:
Postar um comentário