Dia 29/11/12-TERESÓPOLIS ficará em ATENÇÃO com o simulado da DEFESA CIVÍL que será realizado em 19 comunidades
Haverá treinamento também na escola municipal de Cruzeiro
Teresópolis, 28 de novembro de 2012 – Às 12h desta quinta-feira, 29, a Defesa Civil Municipal realizará um exercício simulado de desocupação das áreas consideradas de risco em 19 comunidades do município, na cidade e no interior. Trata-se de um treinamento prático, quando os moradores que residem em locais sujeitos a deslizamentos de terra e de alagamentos serão orientados sobre como proceder quando a chuva atingir níveis críticos. Durante o exercício, eles deverão se dirigir aos pontos de apoio indicados pela Defesa Civil.
Pela manhã, também será realizado um treinamento na Escola Municipal Maria Mendes, na localidade de Cruzeiro, no 2º Distrito, que recebeu uma sirene. O equipamento deverá ser acionado quando a chuva na região atingir níveis críticos, podendo resultar no transbordamento do rio localizado perto do prédio escolar.
Essa ação atende ao planejamento de evacuação específico determinado pelo TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual, visto que a escola se encontra em área de risco de alagamento.
Atingida por inundação durante a tragédia de janeiro de 2011, a escola chegou a ser desativada, mas foi totalmente recuperada na gestão do Prefeito Arlei, e reaberta em abril de 2012. A Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, se encontra na mesma situação e também teve uma sirene instalada.
Foto do bairro Coréia – crédito para Marco Esteves/Arquivo
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
INEA-Boletim Hidrometeorológico Região Serrana - (Petrópolis,Teresópolis e Nova Friburgo) dia 28.nov.2012
Alerta de Cheias - INEA
Nota-se que nas últimas 24 horas na cidade de Teresópolis RJ na estação do Comari choveu6,8 mm, enquanto outras áreas seis vezes mais, como o Caleme e Posse;respectivamente:56,2 mm e 49 mm.
Sistema de Alerta de Cheias
Instituto Estadual do Ambiente
Tel: (21) 25807406 / (21) 72082219
Facebook: Alerta INEA
Twitter: @alertadecheias
Fonte:INEA
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Temporal em Teresópolis, nesta tarde de 27/11/12, assustam moradores da Posse e relembram a tragédia de 12/01/11
Teresópolis,27 de novembro de 2012
Um forte temporal,caído na tarde de 27/11,voltou a assustar moradores de Teresópolis RJ e mostrar a vulnerabilidade de várias áreas de nossa cidade. As chuvas constantes que já caem na região serrana e traz recordações desagradáveis não saem da mente de moradores. Nos últimos anos, o trauma da proximidade do verão e das chuvas fortes deixam muitos sem dormir.
O solo já está muito encharcado e qualquer chuva além do normal pode trazer consequencias desastrosas para diversas áreas.
Além disso, muitos se sentem esquecidos e desacreditados voltando para as áreas de risco. As mudanças climáticas são visíveis no mundo todo e qualquer lugar pode ser alvo de uma nova catástrofe.
A intensidade das chuvas são tão visíveis que áreas com mata fechada foram arrancadas inteiras com as trombas dáguas caídas em 12/01/11 e agora já vulneráveis mostram pedras soltas e, quando chove muito,cachoeiras descem nesses locais mostrando um espetáculo.
Áreas estam sendo recuperadas pelo INEA(Instituto Estadual do Ambiente) com o apoio do Governo Estadual,enquanto outras ainda continuam abandonadas. Certos bairros parecem "fantasmas". Casas para moradores que perderam tudo ainda não foram construídas em Teresópolis e na região serrana.
Vídeo exclusivo:
Moradores da Cascata do Imbuí ,em Teresópolis,ficam sem passarela depois de chuva forte das últimas semanas
Teresópolis,27 de novembro de 2012.
Moradores do bairro Cascata do Imbuí,em Teresópolis RJ,reinvidicam a construção de uma nova passarela no Rio Príncipe,atrás do conhecido "Tira Gosto". Essa passarela foi carregada com as fortes chuvas das últimas semanas e a Defesa Civíl interditou o local.As pessoas que necessitam passar por alí tem que dar uma enorme volta e retornar até a entrada do mesmo bairro.
Prefeito de Teresópolis,Arlei Rosa, participa de passeata “Veta Dilma” no Rio
Prefeito Arlei participa de passeata “Veta Dilma” no Rio-Comitiva de Teresópolis marcou presença na Cinelândia na tarde desta segunda
Teresópolis, 27 de novembro de 2012 - Mais de 200 mil pessoas participaram da passeata “Veta, Dilma. Contra a injustiça. Em defesa do Rio” nesta segunda-feira, 26, no centro do Rio de Janeiro. Uma comitiva de Teresópolis, comandada pelo Prefeito Arlei, secretários municipais e assessores, além de dois ônibus e vários veículos, marcou presença no movimento, encabeçado pelo Governo do Estado e que pede à presidente da República que não sancione o projeto de lei que muda a distribuição dos royalties do petróleo.
A manifestação, que reuniu políticos, artistas de renome nacional e a população, é contra o projeto de lei 2.565, que prevê a redistribuição dos royalties do petróleo. A estimativa é que se for sancionada, a lei fará com que o Estado do Rio perca, já em 2013, R$ 3,4 bilhões em receita com royalties e participações especiais na exploração de petróleo. Até 2020, calcula-se que a perda acumulada chegue a R$ 77 bilhões.
Arlei esteve presente ao lado do Governador Sérgio Cabral, do vice Luiz Fernando Pezão, do Prefeito do Rio, Eduardo Paes, além do presidente do PMDB-RJ, Jorge Picciani, deputados, senadores e prefeitos de outras cidades do interior. O presidente do PMDB Teresópolis e Secretário Municipal de Governo José Carlos Cunha, também esteve na passeata.
“Participamos deste movimento, em nome de todos os teresopolitanos, em apoio ao Estado do Rio de Janeiro, que não pode perder a receita dos royalties. O povo de nosso estado não merece este sofrimento e a paralisação de tantas obras e projetos que estão em andamento. Temos certeza que a Presidente Dilma, com toda sua sensibilidade, irá vetar este projeto de lei”, afirmou Arlei.
Manifesto em defesa do Rio
Ao lado do Governador Sérgio Cabral e de outros políticos, a cantora Alcione cantou o Hino Nacional, no palco montado em frente à Câmara de Vereadores, na Cinelândia. A cantora Fernanda Abreu subiu ao palco para ler o Manifesto em Defesa do Rio. O texto pede para a presidente Dilma vetar o projeto. O documento afirma que “o projeto que redistribui os royalties viola o pacto federativo e cria uma guerra sem vencedores”.
O manifesto destacou que o “Rio atualmente vive um momento singular de desenvolvimento econômico após décadas de estagnação (...). Sem os recursos dos royalties, projetos importantes ficarão comprometidos”.
Manifestantes com o rosto pintado de azul e branco, as cores da bandeira do Rio de Janeiro, lotaram a Avenida Rio Branco. Muitos dos participantes vieram de cidades da Baixada Fluminense e do interior do estado, principalmente de Campos dos Goytacazes, Macaé e Quissamã, cidades que recebem grande parcela dos royalties.
Fotos – crédito para Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário